/
/
Americanos Mudando para Portugal e Espanha

28 de Março, 2023

Americanos Mudando para Portugal e Espanha

Cada vez mais americanos estão mudando para Portugal e Espanha em busca de casas acessíveis e do clima tranquilo e charmoso da Europa.
More and more Americans are moving to Portugal and Spain in search of affordable housing and the quiet
Leitura: 7 min

Cada vez mais americanos estão mudando para Portugal e Espanha em busca de casas acessíveis e do ambiente tranquilo e charmoso Europeu. O assunto ganhou destaque recentemente no The New York Times. Segundo o jornal, os cidadãos americanos, incapazes de pagar os tipos de casas que desejam em cidades domésticas como São Francisco e Nova York, estão se mudando para o sul da Europa em números significativos.

O clima ameno, a gastronomia deliciosa, a segurança e o baixo custo de vida são alguns dos principais atrativos para os americanos, tornando a região ainda mais acessível com o dólar forte. Além disso, muitos estão animados em trocar o estilo de vida dependente do carro por uma vida mais barata e vibrante em cidades europeias, como Lisboa ou Barcelona.

Números de americanos em Portugal e Espanha disparou

Em 2022, uma pesquisa realizada pelo Google revelou que Portugal foi o país europeu mais procurado em 2022 por americanos interessados em mudar-se para o estrangeiro, superando a Espanha, que caiu para a segunda colocação. Vale a pena notar que Portugal é cerca de cinco vezes menor em tamanho em comparação com a Espanha, o que torna ainda mais impressionante a conquista. Segundo o Google, a busca por uma segunda cidadania na Europa aumentou por causa de “Grandes eventos ocorridos nos Estados Unidos nos últimos três anos, incluindo a pandemia, grandes decisões políticas, violência armada, aumento dos custos de moradia e a capacidade de trabalhar remotamente”.

No ano passado, quase 10.000 cidadãos americanos viviam em Portugal, um aumento impressionante de 239% em relação a 2017, de acordo com dados fornecidos pelo governo português.

Em 2019, o número de americanos que frequentaram a Carlucci American International School of Lisbon aumentou 60%, noticiou o The New York Times. Os americanos representam atualmente um quarto de corpo estudantil da escola, acima dos 16% de uma década atrás.

Na Espanha, existiam em 2022, 51 mil residentes provenientes dos Estados Unidos, mais do que em 2021, quando eram 48 mil. Além disso, as vendas de casas para os americanos neste país aumentaram 88% do primeiro semestre de 2019 para o primeiro semestre de 2022. Os americanos estavam entre os mais dispostos a gastar por metro quadrado.

Quer viver na Europa?

Concretizar seu objectivo de morar na europa ou ter cidadania europeia, pode ser mais simples do que você pensa. Oferecemos suporte personalizado para tornar o processo de imigração mais acessível e descomplicado.

Por que os Americanos estão escolhendo Portugal?

Segundo o jornal, os americanos que estão criando raízes em Portugal estão abraçando uma vida onde “o clima é agradável, os almoços são longos e eles podem se virar com aplicativos de tradução e um punhado de frases”. Listamos aqui algumas das motivações mais citadas pelos americanos que residem em Portugal:

Bom clima

Em Portugal há bastante sol. A média é de 300 dias de sol por ano, um dos valores mais altos da Europa! Portugal tem um clima temperado e as estações são bem divididas. Os verões são quentes e secos e os invernos frios e úmidos.

Cuidados de saúde gratuitos

Em Portugal, os cuidados de saúde são de alta qualidade e uma fração do custo nos EUA. E se você se tornar um residente permanente, poderá aceder ao sistema nacional de saúde, de caráter universal e praticamente gratuito.

Saiba tudo sobre saúde em Portugal

Segurança

Em 2022, Portugal foi considerado o 6º país mais pacifico do mundo, segundo ranking do Global Peace Index, que afere os níveis de paz mundial. Além de ser um país muito pacífico, a sua criminalidade geral também é baixa.

Educação de qualidade e a baixo custo

Muitas famílias americanas vêm a Portugal também pensando na educação dos filhos e na liberdade que terão na Europa. A adaptação das crianças acontece naturalmente. Em Portugal, há grande oferta de escolas públicas gratuitas até o 12ª ano. Para quem preferir apostar no ensino privado também há muitas opções de escolas bilíngues, que facilitam a tradução. E as universidades são muito mais baratas que nos Estados Unidos.

Reduzido custo de vida

Viver em Portugal chega a custar um terço de viver em cidades dos Estados Unidos, em especial, na Califórnia. Desse modo, ter salários no padrão americano e despesas no padrão português é um excelente negócio.

Leia nosso artigo sobre custo de vida: Portugal x EUA

Alimentação segura

Portugal tem padrões sanitários e de bem-estar animal muito rigorosos. Alimentos são devidamente rotulados, muitos pesticidas são proibidos pela União Europeia, o que permite uma alimentação muito mais saudável. Em algumas regiões, como a Madeira, os produtos cultivados localmente (como bananas e abacates) são abundantes e de baixo custo.

Lazer e qualidade de vida

Neste pequeno tesouro ibérico há todo tipo de esportes náuticos, os melhores campos de golf do mundo, natureza, qualidade de vida, vinhos e uma gastronomia inigualável. É um país que valoriza a família, com muitos parques públicos, que preserva seu patrimônio, com muitas atividades culturais voltadas para suas comunidades e que respeita as diferenças.

Portugueses falam inglês

Os americanos dizem que, quando tropeçam no português, os locais mudam rapidamente para o inglês, já que o idioma é tão prevalente nas cidades europeias. Portugal é o nono país onde melhor se fala inglês no mundo, de acordo com o relatório EF English Proficiency Index (EF EPI).

Facilidade nos processos

Sabemos que o processo de mudança pode ser trabalhoso e com muita papelada envolvida. Apesar disso, Portugal apresenta algumas vantagens face a outros países em relação aos seus programas de imigração. O Estatuto do Residente Não-Habitual prevê benefícios fiscais por um período de 10 anos a pessoas singulares que não tenham sido tributadas como residentes fiscais portugueses nos cinco anos anteriores. O Golden Visa Portugal possui valores de investimento baixos, comparativamente com programas de outros países, além de permitir reagrupamento familiar e a possibilidade de trabalhar no país. As suas taxas consulares também estão entre as mais baixas da Europa.

Portugueses são hospitaleiros e respeitam as diferenças

Os portugueses são muito acolhedores e recebem bem todos os visitantes. O aumento do turismo está aí para comprovar. É verdade que a fama do país foi também resultado da explosão de artigos internacionais sobre suas cidades, e inúmeros prêmios de turismo recebidos nos últimos anos. Mas se os turistas não fossem recebidos tão calorosamente como são, independentemente da quantidade de prémios que Portugal arrecadasse, os resultados nunca seriam estes.

Portugal é um país que respeita as diferenças, e até apareceu no 1.º lugar de uma lista de 65 países amigáveis para imigrantes, de acordo com um estudo da Inter Nations, divulgado em 2018 na revista Forbes. O estudo mostra que 94% dos habitantes têm atitude amigável em relação aos expatriados, e que quase metade dos expatriados consideram ficar para sempre no país. Não é incrível? Não é a tôa que Portugal seja o melhor país para expatriados no ranking do Expat Insider 2022.

Legislação favorável à imigração

Portugal possui uma legislação nacional favorável à imigração, permitindo a regularização com relativa facilidade de estrangeiros. Acolhe como nacionais aqueles que residem no país há mais de cinco anos, um dos prazos mais rápidos da União Europeia. Possui diferentes vistos para quem decide entrar legalmente no país, seja para trabalhar local ou remotamente, estudar, viver como aposentado ou investir.

Por que escolher a Espanha?

Cabe ressaltar que a Espanha reúne qualidades bastante semelhantes com as de Portugal: bom clima, gastronomia, segurança, boas escolas, bom sistema de saúde público, baixo custo de vida, riqueza cultural e muita animação, afinal os espanhóis são famosos por gostarem de uma boa festa! Embora os espanhóis não falem tão bem o inglês, muitos americanos estão mais habituados com a língua espanhola, que é mais difundida nos Estados Unidos que o português. Além disso, a Espanha foi considerada como o 5º melhor destino do planeta para viver durante a aposentadoria, segundo pesquisa do Expat Insider 2022.

Portugal e Espanha dispõe de vistos para nômades e aposentados

Portugal e Espanha introduziram recentemente vistos de nômade digital que permitem que trabalhadores remotos vivam no país por um longo período de tempo.

Para os aposentados e pensionistas, existe também a alternativa de obter um visto voltado para portadores de rendas passivas, como o Visto D7 português e o Visto Não-Lucrativo espanhol.

A atratividade de Portugal e Espanha é fácil de explicar: o rendimento médio nos Estados Unidos é bem mais elevado que nestes países europeus, fazendo com que sejam excelentes destinos para os expatriados americanos viverem como aposentados, mantendo um elevado padrão de vida.

Golden Visa Portugal e Espanha

No ano passado, os americanos compraram mais vistos gold portugueses do que qualquer outra nacionalidade no mundo, superando os chineses. Foi uma reversão dramática para os americanos que, apenas quatro anos antes, não estavam entre os cinco principais compradores do visto.

Neste momento, o programa de Golden Visa português está prestes a ser descontinuado, o que vem levando muitos investidores a anteciparem a decisão de investir no país. Na Espanha, o programa segue sem alterações para quem deseja investir 500 mil euros em um imóvel.

Conheça o Golden Visa Portugal de 280 Mil Euros

Se pensa em morar na Europa recomendamos buscar a orientação de um especialista. Na Atlantic Bridge ajudamos os nossos clientes a desfrutar da qualidade de vida em Portugal e Espanha através do visto que melhor se adequa ao seu perfil.

Preencha o formulário e inicie agora a sua jornada! >

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Autor:

Atlantic Bridge

Você pode gostar também:
How are laws made or changed in Portugal? We explain here how the legislative process works in relation to the future of the Golden Visa program in the country.

Fim do Golden Visa: Entenda Como Leis São Alteradas em Portugal

Como são feitas ou alteradas as leis em Portugal? Explicamos aqui como funciona o processo legislativo aplicado ao futuro do programa Golden Visa no país.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 4 min

2 de Maio, 2023

Living in Spain or Portugal? Both the Portuguese and the Hispanic countries have advantages and disadvantages. They also have things in common: incredible landscapes and wonderful cuisine! See here the comparison between them!

Morar na Espanha ou Portugal? Saiba qual é melhor para viver

Morar na Espanha ou Portugal? Tanto o país luso quanto o país hispânico possui vantagens e desvantagens. Eles também têm coisas em comum: paisagens incríveis e gastronomia maravilhosa! Veja aqui a comparação entre eles!

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 11 min

9 de Maio, 2023

Learn how the residence permit for CPLP members works

Autorização de Residência Automática CPLP: Veja Como Funciona

Saiba como funciona a autorização de residência para membros da CPLP, para quem está destinada, quanto custa e como solicitar.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 4 min

14 de Março, 2023

Lisbon was ranked as the 5th greenest capital in Europe

Lisboa é a 5ª Capital Mais Verde da Europa

Lisboa foi classificada como a 5ª capital mais verde da Europa, segundo pesquisa encomendada pela empresa Drinking Straw.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: < 1 min

14 de Setembro, 2022

Como Residir Legalmente em Portugal: Nacionalidade Portuguesa ou Visto de Residência? Quais as Diferenças?

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 7 min

1 de Fevereiro, 2019

Mercado imobiliário português em 2019: entenda a valorização no país

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 5 min

16 de Abril, 2019