/
/
/
As Fascinantes Feiras Medievais de Portugal

22 de Abril, 2024

As Fascinantes Feiras Medievais de Portugal

As Feiras Medievais de Portugal são comuns no verão, principalmente nos meses de julho e agosto. Conheça o calendário 2024 e prepare-se para voltar no tempo!
Feiras Medievais Portugal
Leitura: 10 min

Que tal ser transportado para outra época? Assim como acontece em outros países da Europa, Portugal também possui um vasto calendário de eventos que relembram as antigas feiras e mercados da Idade Média. Eles começaram a se espalhar pelo país na década de 90 (Coimbra foi a pioneira). Em 2024, pelo menos 45 feiras medievais serão realizadas pelo país até o final do ano. Além de movimentar o turismo e a economia local, com geração de empregos e renda, esses eventos costumam mobilizar as comunidades, que muitas vezes incorporam o espírito da festa, decoram suas casas e se vestem à caráter para criar um ambiente de época. Isso sem falar no quão divertidas elas podem ser para o público geral!

Mais comuns no verão, as Feiras Medievais em Portugal acontecem principalmente nos meses de julho e agosto. Algumas já são bastante conhecidas, como as de Silves, Óbidos, Santa Maria da Feira, Viana do Castelo e Sintra.

Quer viver na Europa?

Concretizar seu objectivo de morar na europa ou ter cidadania europeia, pode ser mais simples do que você pensa. Oferecemos suporte personalizado para tornar o processo de imigração mais acessível e descomplicado.

Como São as Feiras Medievais de Portugal?

Torneio Medieval de ÓbidosTorneio Medieval em Óbidos


O Cenário Medieval

Muitos eventos do gênero costumam acontecer em cidades que ainda conservam a arquitetura medieval. Portugal possui vários castelos espalhados pelo país. Em Óbidos, por exemplo, existe uma vila cercada por muralhas, com a arquitetura do século 13 preservada, o que confere, por si só, um cenário perfeito para a festa.

Decoração

As ruas e as varandas das casas são ornamentadas com bandeiras, bandeirolas e flâmulas contendo os tradicionais brasões de famílias portuguesas. Tapetes vermelhos decoram zonas nobres, enquanto que a palha cobre o chão dos ambientes mais simples. Cadeiras são substituídas por bancos de palha.

Completando o cenário, há feiras que espalham tochas, fogueiras e troféus de caça pela rua. Isso sem falar nos instrumentos de tortura comuns na Idade Média e “corpos” de malfeitores executados em praça pública.

A atmosfera também pode incluir cheiros: churrasco, bebida e fogueiras.

Tenda de produtos artesanais
Tenda de produtos artesanais

Ambientes Típicos

Pelos burgos (núcleos populacionais que surgiram nas cercanias dos castelos), montam-se barracas, afiam-se as armas, preparam-se os homens para a batalha. São montados acampamentos das hostes militares que defendem a Vila, pois “o inimigo espreita a qualquer momento”.

Demonstram-se, ao vivo, antigos ofícios como o Ourives, Carpinteiros, Oleiros, Ferreiros, Sapateiros, Peleiros, entre outros. Também podem aparecer espaços que recriam as antigas tabernas e bordéis. Isso sem falar nos mercados, presentes em todos os eventos.

Produtos Oferecidos em uma Feira Medieval

Nas barracas espalhadas pelas ruas há uma variedade de produtos artesanais: bijouterias, calçados, cintos, esculturas, armas de caça, brinquedos, especiarias, frutas, incensos, sabão artesanal, entre outros artigos. Também é possível se deparar com tendas de cartomantes e boticários.

Recriação em Santa Maria da Feira

Recriação de Eventos Históricos e Personagens de Época

Bobos, princesas, cavaleiros, mendigos, prostitutas e reis caminham pelas ruas. Há cortejo acompanhado de música típica e dançarinos. Malabaristas e encantadores de serpentes mostram suas principais habilidades. Nos palcos, espetáculos relembram batalhas históricas que definiram o destino de Portugal. Devidamente caracterizados, atores e figurantes estão por todo lado. Muitos nem são atores profissionais, senão os próprios moradores, que fazem questão de participar. As próprias câmaras municipais fazem o convite e estimulam essa participação que, em alguns casos, pode ser remunerada.

Recriação de uma justa medieval em Castro Marim

Jogos, Brincadeiras e Esportes Medievais

Em alguns desses eventos também é possível contemplar – e participar – de jogos e brincadeiras de época. Espadas e cavalinhos de madeira, pernas de pau e atividades com bolas e cordas, que por vezes ficam disponíveis para quem quiser experimentar.

Banquete medieval na Feira Afonsina, em Guimarães.
Banquete medieval na Feira Afonsina, em Guimarães.

Gastronomia e Ceias

Que tal sentar num banquete com senhores de terra ou comensais, enquanto assiste a uma justa de cavaleiros? O brinde pode ser com uma sangria, hidromel ou cerveja artesanal. Para comer há de tudo um pouco: assado de porco, migas, grelhados, além de crepes e doces variados. A maioria das feiras medievais transforma restaurantes e bares em tavernas com ares de época. Trocam os talheres de vidro e plástico por louças de barro e talheres de madeira. E não decepcionam nos sabores!

Veja também: Top 7 do Patrimônio Português

As Melhores Feiras Medievais de Portugal em 2024 que te Levarão de Volta ao Passado

Como já dissemos, são dezenas de eventos que acontecem de norte a sul do país. Alguns maiores, que duram por dias e já carregam um histórico de sucesso; outros mais simples e menos tradicionais. Reunimos abaixo alguns que recomendamos. Clique nos links abaixo para aceder a maiores informações:

Mercado Medieval de Óbidos: São 11 dias de recriação histórica, de 18 a 28 de julho, dentro das muralhas do castelo. O mercado medieval de Óbidos acontece desde 2002. Este ano tem como tema a escandalosa disputa entre as rainhas D. Matilde II e D. Beatriz, ambas casadas com D. Afonso III. Uma experiência na Idade Média entre torneios e banquetes reais, repúdios, casamentos e festejos. A não perder!

Feira Afonsina de Guimarães: Previsto para ocorrer de 21 a 24 de junho, o evento deste ano retratará “Os Alicerces do Reino”, levando seus visitantes a era dos primeiros reis de Portugal. Uma das novidades deste ano é a chegada da Feira Afonsina à Zona de Couros, envolvendo assim a nova zona classificada pela UNESCO, como Património Mundial da Humanidade.

Viagem Medieval de Santa Maria da Feira: A Feira de Santa Maria é uma verdadeira viagem medieval, sendo considerada um dos principais eventos de reconstituição histórica da Europa. A fundação e consolidação do reino de Portugal durante a Primeira Dinastia – da Borgonha ou Afonsina – é o mote para a recriação de episódios históricos que vão marcar a 25ª edição do evento, entre os dias 31 de julho e 11 de agosto de 2024.

Feira Medieval de Silves: Uma das mais longas feiras de Portugal, também com 11 dias de programação, vai acontecer de 9 a 17 de agosto de agosto. Ainda não foram divulgadas maiores informações acerca desta edição, mas é possível acompanhar novidades através da conta de facebook do evento.

Dias Medievais em Castro Marim: Sua 25ª edição, acontece de 21 a 25 de agosto de 2024, tendo por palco principal o gótico Castelo de Castro Marim (Vila Nova de Cerveira). O evento conta com grandes espetáculos, como os torneios medievais a cavalo, além da exposição de Instrumentos de Tortura e Punição. Veja aqui como foi a edição passada do evento:

Calendário Completo de Feiras e Festas Medievais Portugal 2024

Maio

1 a 5 – Feira Medieval de Benfica – Mata de Benfica, Benfica, Lisboa
3 a 5 – Feira Medieval de São Pedro da Cadeira – São Pedro da Cadeira, Torres Vedras
9 a 12 – Santarém Medieval – Cortes e Lendas – Santarém
9 a 12 – Feira Medieval da Portela – Portela, Loures
10 a 12 – Feira Medieval Ibérica de Avis – Avis
10 a 12 – Pernes Medieval – Pernes, Santarém
11 – Torneio Arco Histórico Santarém – Santarém
16 a 19 – Feira Medieval de Odivelas – Odivelas
16 a 19 – Feira Medieval de Corroios – Corroios, Seixal
17 a 19 – Marialva Medieval – Marialva, Mêda
17 a 19 – Festival Histórico Setecentista de V. R. Santo António – Vila Real de Santo António
17 a 19 – Recriação da Batalha do Mirandum – Miranda do Corvo
18 e 19 – Mercado Quinhentista de Moure de Madalena – Moure de Madalena, Campo, Viseu
18 – Dias Templários de Moncorvo – Torre de Moncorvo
18 e 19 – Mercado Medieval de Vila de Rei – Vila de Rei
18 e 19 – Feira Medieval de Penela – Penela
19 – Torneio Arco Histórico de Leiria – Leiria22 a 26 – Braga Romana – Braga
24 a 26 – Termo de Payalvo – Tomar
25 e 26 – Feira Renascentista de Terras de Algodres – Fornos de Algodres
25 – Malafaia Romana de Várzea de Arouca – Várzea de Arouca, Arouca
29 a 2 – Feira de Época de Torres Novas – Torres Novas
31 a 2 – Mercado Oitecentista de Arruda dos Vinhos – Arruda dos Vinhos
31 a 2 – Feira Medieval de S. Paio de Figueiredo – S. Paio de Figueiredo, Figueiredo, Guimarães
31 a 2 – Feira Renascentista de Vila Viçosa – Vila Viçosa
31 a 2 – Feira Medieval de Pinhel – Pinhel
31 a 2 – Torneio e Feira Medieval de Ansiães – Carrazeda de Ansiães

Junho

7 a 9 – Feira Medieval de Aldeia Galega – Aldeia Galega da Merceana, Alenquer
7 a 9 – Feira Quinhentista de Aldeia Galega – Aldeia Galega, Alenquer
7 a 10 – Feira Medieval de Lamego – Lamego
7 a 9 – Mercado Quinhentista Machico – Machico
7 a 10 – Mercado Histórico Lousada – Lousada
7 a 10 – Alhos Vedros Medieval – Alhos Vedros, Moita
8 a 10 – Feira Medieval de Lobelhe do Mato – Lobelhe do Mato, Mangualde
9 – Torneio Arco Histórico de Castro Marim – Castro Marim
14 a 16 Feira Medieval de Belver – Belver, Gavião
14 a 16 Feira Medieval de Montemor-o-Novo – Montemor-o-Velho
14 a 16 Moalde Medieval de São Mamede Infesta – São Mamede Infesta, Matosinhos
15 Mercado Medieval de Azambuja – Azambuja
21 a 24 Feira Afonsina de Guimarães – Guimarães
22 e 23 Dias Templários de Mafra – Mafra
28 a 30 Feira Medieval do Beato – Beato, Lisboa
28 a 30 Bodas Reais em Trancoso – Trancoso

Julho

5 a 7 Feira Medieval de Pero Pinheiro – Pero Pinheiro
5 a 7 Mercado Medieval de Cambra – Vouzela – Cambra, Vouzela
5 a 7 Feira Medieval de Penedono – Penedono
7 Torneio Arco Histórico Montemor-o-Velho – Montemor-o-Velho
10 a 14 Festa Templária de Tomar – Tomar
11 a 14 Festival Pirata de Leça da Palmeira – Leça Da Palmeira, Matosinhos
11 a 14 Feira Quinhentista da Ribeira Grande – Ribeira Grande
13 e 14 Feira Quinhentista da Vila de Erra – Erra, Coruche
18 a 21 Leiria Medieval – Leiria
18 a 21 Galaicofolia de Esposende – Esposende
18 a 28 Mercado Medieval de Óbidos – Óbidos
19 a 21 Arouca História de um Mosteiro – Arouca
19 e 20 Recriação da Batalha do Vimeiro – Vimeiro, Lourinhã
19 a 21 Feira Medieval de Coimbra – Coimbra
19 a 21 Jornadas Medievais de Canelas do Douro – Canelas do Douro, Vila Nova de Gaia
21 Torneio Arco Histórico Torres Novas – Torres Novas
26 a 28 Feira Medieval da Encoberta – Encoberta, Pindo, Penalva do Castelo
31 a 11 Viagem Medieval em Terras de Santa Maria da Feira – Santa Maria da Feira

Agosto

2 a 4 Mysteria Mercado Encantado – Vila do Carvalho, Covilhã
9 a 11 Vilela Medieval – Vilela, Paredes
9 a 11 Feira Medieval de Belmonte – Belmonte
9 a 17 Feira Medieval de Silves – Silves
10 a 15 Aljubarrota Medieval – Aljubarrota, Alcobaça
21 a 25 Dias Medievais de Castro Marim – Castro Marim
24 Dias Templários de Vinhais – Vinhais
30 e 31 Recriação do Cerco de Almeida – Almeida
30 a 1 Mercado Medieval de Cordinhã – Cordinhã, Cantanhede

Setembro

7 Festival Dança e Música Histórica de Levada – Levada, Tomar
10 a 15 Hospitalários no Caminho de Santiago – Leça Do Balio, Matosinhos
10 a 15 Feira Medieval de Leça do Balio – Leça Do Balio, Matosinhos
13 a 15 Alvalade Medieval – Alvalade do Sado, Santiago do Cacém
20 a 22 Feira Quinhentista de Coina – Coina, Barreiro
21 e 22 Ceyceira Medieval – Tomar
21 a 23 Muralhas com História – Sortelha, Sabugal
27 a 29 Feira Medieval de Palmela – Palmela
28 Dias Templários de Idanha-a-Velha – Idanha-a-Velha, Idanha-a-Nova

Outubro

4 a 6 Festival Al Mossassa – Marvão
4 a 6 Feira Medieval de Canas de Senhorim – Canas de Senhorim, Nelas
5 Torneio Arco Histórico de Aljubarrota – C.I. da Batalha de Aljubarrota, Aljubarrota, Alcobaça
12 a 14 Feira Medieval Casa do Penedo – Casa do Penedo, Moreira do Rei, Fafe
12 e 13 Dias Templários de Tomar – Tomar
13 Torneio Arco Histórico de Tomar – Tomar
20 Torneio Arco Histórico Silves – Silves
26 e 27 Dias Templários de Monsaraz – Monsaraz, Reguengos de Monsaraz

Novembro

10 Torneio Arco Histórico Torres Vedras – Torres Vedras

*As datas acima podem ser alteradas, confirme antes de planejar uma viagem.

Venha Viver em Portugal!

A agenda anual de festas e feiras medievais em Portugal é bastante longa, o que torna esses eventos acessíveis a todos. Se gosta de eventos temáticos, não deixe de conhecer e se encantar com as feiras medievais de Portugal! E se você se sentiu inspirado pela cultura e história de Portugal e deseja transformar essa admiração em uma experiência de vida, a Atlantic Bridge está aqui para ajudar. Nossa expertise em cidadania e vistos pode facilitar sua jornada para viver em Portugal. Entre em contato conosco hoje e descubra como podemos tornar seu sonho de residir neste país exuberante uma realidade.

Deseja Viver em Portugal? Clique Aqui Para Falar Conosco >

*Silvia Resende é gestora de marketing na Atlantic Bridge. Baiana, chegou a Portugal, em 2015, para construir uma nova vida com a sua família. Possui licenciatura e mestrado em Ciências da Comunicação e já trabalhou como apresentadora de TV, produtora de eventos e guia de turismo no Porto. Adora viajar e desbravar o patrimônio cultural de cada lugar por onde passa. E ama falar sobre a riqueza cultural de Portugal!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Autor:

Atlantic Bridge

Você pode gostar também:
Têm direito à cidadania espanhola filhos e netos de espanhóis

Cidadania Espanhola: Descubra Se Você Tem Direito

Têm direito à cidadania espanhola filhos e netos de espanhóis, residentes legais e nascidos em solo Espanhol.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 7 min

30 de Maio, 2023

Universidade de Granada, uma das melhores universidades da Espanha

Melhores Universidades da Espanha

Em busca das melhores universidades da Espanha onde poderá se matricular? Reunimos as principais. Veja preços e como ingressar!

Silvia Resende

Autor:

Silvia Resende

Leitura: 9 min

18 de Março, 2024

Lisbon was ranked as the 5th greenest capital in Europe

Lisboa é a 5ª Capital Mais Verde da Europa

Lisboa foi classificada como a 5ª capital mais verde da Europa, segundo pesquisa encomendada pela empresa Drinking Straw.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: < 1 min

14 de Setembro, 2022

"War may limit access to citizenships and visas in Europe. Find out why in this article at Atlantic Bridge."

Guerra Pode Restringir Acesso a Cidadanias e Vistos na Europa

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 5 min

15 de Março, 2022

Discover why Portugal is attracting the attention of Silicon Valley's top tech companies. Read the latest article from Atlantic Bridge.

Portugal “está no centro das atenções” das empresas tecnológicas de Silicon Valley

O secretário de Estado da Internacionalização Bernardo Ivo Cruz, que está em visita à Califórnia, reuniu-se com várias e...

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 3 min

13 de Junho, 2022

Visual do Porto: Comprar casa em Portugal

Comprar casa em Portugal: guia completo para adquirir a sua

Para comprar uma casa em Portugal será preciso ter um NIF - Número de Identificação Fiscal, além de passaporte ou cartão cidadão.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 12 min

9 de Janeiro, 2023