/
/
/
Carnaval em Portugal: Onde Ir em 2024

24 de Janeiro, 2024

Carnaval em Portugal: Onde Ir em 2024

O carnaval em Portugal atrai muitos turistas europeus e é bastante popular em algumas cidades do país. Saiba onde ir em 2023.
Carnival in Portugal attracts many European tourists and is very popular in some of the country's cities. Find out where to go in 2023.
Leitura: 11 min

Apesar de ser uma festa bastante associada ao Brasil, o carnaval nasceu na Europa e foi transmitida aos brasileiros ainda na época da colonização. Ao longo de 500 anos, se transformou nos dois países, preservando algumas semelhanças. Hoje a festa portuguesa atrai muitos turistas europeus e é bastante tradicional em algumas cidades do país. Nesse artigo contamos como é o carnaval em Portugal, para onde ir nessa época do ano e quais as festas previstas para 2024*.

Carnaval em Ovar, Portugal
Dançarina no carnaval de Ovar

Como é comemorado o carnaval em Portugal?

O carnaval é uma festa tradicional e antiga em Portugal, onde ainda é chamado de Entrudo, como eram conhecidas as tradições antigas de celebração da chegada da primavera no hemisfério norte. O “Entrudo” (que significa “entrada”) referia-se a celebrações do calendário religioso e foi sempre marcado pela espontaneidade do povo, que saía pelas ruas a atirar água e ovos entre si.

Hoje a festa portuguesa possui desfile de carros alegóricos, sambistas, pessoas fantasiadas, homens travestidos, bailes de máscara, música e muita festa, de norte a sul do país. Soa familiar? Sim, em muitos aspectos, as festas de Portugal e Brasil podem ser parecidas. Mas também há muitas diferenças, a começar pelo clima e dimensão das comemorações, que é mais modesta.

Leia também: Mudar para Portugal é mais fácil do que você imagina!

Carnaval é feriado em Portugal?

A terça-feira de Carnaval não é considerada no Código do Trabalho português em vigor (Lei 7/2009, de 12 Fevereiro) como um feriado obrigatório. Ao contrário do que acontece em muitas cidades brasileiras, onde há suspensão de atividades em escolas e em empresas, em Portugal essa rotina não é alterada. Por causa disso, as festas costumam acontecer durante à noite e são mais comuns no fim-de-semana que antecede a quarta-feira santa.

Clima no carnaval de Portugal

No hemisfério norte o carnaval acontece precede o início da primavera, portanto há frio, mesmo no sul do país. A temperatura em Portugal costuma ficar entre 5 e 15 graus. Mesmo assim, não se assuste se encontrar sambistas com pouca roupa dançando nos cortejos…

Que dia é celebrado o carnaval em Portugal?

Em 2024, a terça-feira de carnaval cai no dia 13 de fevereiro.

A data específica do carnaval é uma data móvel, determinada pelo calendário litúrgico da Igreja Católica. É celebrado na semana antes da Quaresma, que é a semana antes da Páscoa.

As festas carnavalescas de Portugal, entretanto, costumam acontecer nos dias que antecedem a terça-feira de carnaval, especialmente no chamado domingo gordo.

Há festas de carnaval brasileiras em Portugal?

Sim. Existem muitas festas de carnaval nos moldes brasileiros, que ocorrem em Portugal, especialmente nas cidades com grandes comunidades de brasileiros, como Lisboa e Porto. Essas festas geralmente incluem ritmos como samba, frevo e axé. Com o crescimento desta população (hoje são cerca de 750 mil imigrantes do Brasil), vem aumentando também a oferta de eventos deste tipo.

Quer viver na Europa?

Concretizar seu objectivo de morar na europa ou ter cidadania europeia, pode ser mais simples do que você pensa. Oferecemos suporte personalizado para tornar o processo de imigração mais acessível e descomplicado.

Há shows de artistas brasileiros em Portugal durante o carnaval?

Cada vez mais os artistas brasileiros vêm a Portugal fazer shows, não só para matar as saudades dos imigrantes, mas também porque a música do Brasil é bastante apreciada em Portugal. No caso dos artistas carnavalescos, como as estrelas da axé music e sambistas famosos, as apresentações costumam ocorrer ao longo do ano, como acontece nas micaretas brasileiras.

Em 2023, por exemplo, muitos famosos da música baiana se apresentaram no país. Estiveram em Portugal: Ivete Sangalo, Saulo, Leo Santana. Também houve shows de Zeca Pagodinho, Thiaguinho, entre outros.

Existe trio elétrico em Portugal?

Por incrível que pareça, existe sim, embora seu uso não seja muito habitual. É curiosamente chamado de palco móvel, sendo utilizado em algumas festas, como as de Sesimbra e Ovar. Também é usado em outros eventos (noites brancas, eventos religiosos, comemorações esportivas).

Onde é celebrado o carnaval em Portugal?

Durante a época de carnaval, há festa em várias cidades e regiões portuguesas, cada uma com sua própria tradição. Listamos abaixo apenas algumas delas:

O carnaval de Ovar: um clássico Português

Ovar, no Distrito de Aveiro, tem um dos carnavais de rua mais famosos do país, atraindo milhares de visitantes para a cidade todos os anos. É o evento de maior impacto social, econômico e cultural da região. Esta celebração é famosa pelo seu desfile de escolas de samba e carros alegóricos, criados por grupos de carnavalescos locais e decorados com temas criativos e coloridos. Os desfiles ocorrem durante o fim de semana anterior ao Carnaval, quando as suas ruas da cidade são fechadas para a festa. O rei e a rainha do carnaval são protagonizados por cidadãos do município.

Os cortejos em Ovar acontecem desde 1952. Naquele ano, 8 carros alegóricos tomaram as ruas de Ovar. Atualmente são 24!

Em 2024, a festa vai de 20 de janeiro a 13 de fevereiro e as atrações já estão anunciadas no site criado pela Câmara Municipal de Ovar especialmente para a festa. Veja aqui o vídeo com a programação.

Este ano os destaques da festa são o desfile das escolas de samba no dia 2 de fevereiro e os shows de Quim Barreiros (dia 8 de fevereiro) e Wet Bed Gang (dia 11). Também há atrações de hip hop, música eletrônica, festas infantis, forró e muito mais.

Chacoalheiros de Podence
Caretos de Podence

Trás os Montes: o tradicional Carnaval de Podence

A pequena cidade de Macedo de Cavaleiros, localizada em Trás os Montes, guarda uma festa ancestral de Portugal, classificada como patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco.

O Carnaval de Podence é marcado pela imagem dos Caretos, rapazes mascarados com trajes de franjas coloridas (vermelho, amarelo e verde), caras de nariz pontiagudo e chocalhos à cintura. Esse inusitado instrumento é o que dá som ao entrudo chacoalheiro, que percorre as ruas de Podence com muito barulho e irreverência no Domingo Gordo e na 3ª Feira de Carnaval. De máscaras e protegidos pelo anonimato, os rapazes da aldeia encarnam essas misteriosas personagens e correm pela aldeia aos saltos e aos gritos, perturbando a tranquilidade e a busca de moças para dançar e para as “chocalhar”. Os caretos estão originalmente associados à figura do “diabo à solta”, com os excessos permitidos nessa época do ano.

Outro destaque do Carnaval de Podence, são os casamentos a fingir, no Domingo Gordo. Trata-se de um momento de humor e sem direito à reclamação por parte dos escolhidos.

Há ainda noites gastronômicas, desfiles de matrafonas (homens vestidos de mulher) e noite de máscaras. Na 3ª feira de Carnaval, acontece o desfile e a cerimónia da Queima do Entrudo, que anuncia o final da festa.

Confira a programação completa do Carnaval de Podence aqui.

Gigantones de Torres Vedras
Gigantones de Torres Vedras

Torres Vedras: o carnaval mais português de Portugal

Em 2023, comemorou-se o centenário do Carnaval de Torres Vedras, tido como o Carnaval mais português de Portugal. Na verdade, o ano de 1923 marcou o início da tradição do Rei do Carnaval de Torres Vedras, pois as manifestações carnavalescas são seculares. As comemorações entram por 2024 adentro…

O Carnaval de Torres Vedras é daqueles que se mantêm fiel às tradições da comemoração do Entrudo. Costuma durar 6 dias e conta com a participação espontânea de milhares de cidadãos.

Também nesta festa estão presentes os carros alegóricos, que são construídos por talentosos artistas locais. Começam a ser feitos no verão e levam meses para ficarem prontos. Carregam mensagens de sátira político-social.

Outras figuras importantes do Carnaval de Torres Vedras são as matrafonas, os cabeçudos e os Zés Pereiras. São elementos que integram o patrimônio cultural local e foram incorporados pelas festas carnavalescas brasileiras.

As matrafonas ou marafonas são homens que se vestem de mulher de forma caricata e hilária, brincando com mulheres e imitando o modo feminino de agir.

Os Zés Pereiras são um grupo de músicos que tocam bombos, gaitas de foles e outros instrumentos e desfilam em parada, por vezes acompanhados de gigantones e cabeçudos. Recentemente a concertina, instrumento de grande expressão no Minho, tem sido introduzida nestes conjuntos.

Já os gigantones e cabeçudos, que marcam a sua presença no carnaval português desde 1935, se assemelham aos bonecos gigantes de Olinda, no carnaval brasileiro. Os gigantones, como o nome sugere, são maiores e mais altos. Os cabeçudos possuem cabeças gigantes realçadas num corpo pequeno. Começaram por ser construídos em pasta papel mas hoje faz-se com diversos materiais: tecidos, gesso, esferovite, entre outros.

Cortejo de palhaços em Sesimbra
Cortejo de palhaços em Sesimbra

Sesimbra: Desfile de Palhaços e Enterro do Bacalhau

A cidade de Sesimbra, em Setúbal, oferece uma festa de carnaval em fevereiro e outra no verão. Sim, é isso mesmo! Tudo acontece à beira mar, num cortejo de cerca de um quilômetro. A música brasileira dá o tom nas duas festas.

Em fevereiro há desfiles das escolas de samba, bailes de mascarados e concursos de fantasias. Destaque para as tradicionais Cegadas, as Cavalhadas de Alfarim e o Desfile Trapalhão.

As Cegadas são um costume centenário típico da zona rural. São constituídas exclusivamente por homens, são cantadas em verso com textos ao estilo das antigas canções de escárnio e maldizer e acompanhadas por guitarras portuguesas.

As Cavalhadas são outra manifestação cultural, onde os habitantes, a cavalo, de bicicleta ou de moto, demonstram a sua perícia, recriando os torneios medievais e exibindo sua coragem ao público.

No entanto, o que mais chama a atenção é o popular Cortejo de Palhaços, considerado um dos maiores do mundo, com mais de 4 mil integrantes e muitos balões coloridos! A avenida se cobre de alegria na segunda-feira que precede o carnaval.

Participam ainda seis escolas de samba e dois grupos de axé, que se apresentam nas tardes de domingo e terça-feira. Outro clássico da festa de Sesimbra é o Enterro do Bacalhau, na quarta-feira de cinzas, que tem até viúva chorando sua morte!

Veja a programação completa da festa 2024 aqui.

Carnaval no Algarve: Carnaval de Loulé

Na região do Algarve, uma das cidades que se destacam na celebração do carnaval é Loulé. Em 2024 serão 5 dias de festa na famosa Avenida José da Costa Mealha: 9 a 13 de fevereiro.

O cortejo terá 14 carros alegóricos, 9 grupos de animação, 3 escolas de samba, gigantones e cabeçudos e mais de 600 animadores a desfilar. A sátira política, social ou desportiva volta a estar presente no desfile.

Para saber mais sobre a programação carnavalesca de Loulé, clique aqui.

Além dessas, há festas em muitas outras cidades. Entre elas: Funchal e Santa Cruz (Madeira), Nazaré, Viana do Castelo, Sines, Alcobaça, Estarreja, Vale de Ílhavo, Famalicão, além de Lisboa e Porto.

Carnaval Lisboa 2024

Impulsionada pelo aumento da presença brasileira em Portugal, a agenda de bailes e blocos de Carnaval em Lisboa só cresce. Do maracatu às tradicionais marchinhas, passando pelo samba, funk e axé, há atrações para todos os gostos na capital portuguesa.

Desfile do Chapitô: O desfile de carnaval da Escola de Circo do Chapitô já dura 11 anos. Em 2024, o desfile será inspirado nos tempos que se vivem hoje, e promete muita diversão, música, e circo para rir. Normalmente os bilhetes são gratuitos para residentes em Lisboa.

Bloco de carnaval Baque Virado: Maracatu em Lisboa? Sim, no Jardim do Príncipe Real, em direção ao Cais do Sodré. O cortejo do grupo Baque do Tejo é marcado pelo espírito de Pernambuco. Veja a programação de 2024:

  • Dia 4/02: Pré-carnaval: Arroz estúdios
  • Dia 11/02: Cortejo pelas ruas Largo Rosa ao Largo Independente. Pós Cortejo com festa na Casa Independente a partir das 19h.

Baile do Viva o Samba Lisboa: Aguarde.

Bloco Colombina Clandestina: O grupo é um coletivo sem fins lucrativos que acredita na construção coletiva do Carnaval de Lisboa. Em 2024, o maior carnaval de bloco de rua fora do Brasil traz o tema #A Cor é Rosa”, uma manifestação ao amor, diversidade e liberdade. Neste ano, realiza os chamados “aquecimento” e “ressaca” do carnaval. Ou seja, festas que acontecem antes de depois da terça de carnaval:

  • 21 de janeiro: Ensaios da Colombina: das 14 as 21h – Village Underground
  • 10 de fevereiro Cortejo de Carnaval e Baile da Colombina: Desfile de rua e baile, que acontece das 19h as 00h, no espaço A Voz do Operário.
  • 18 de fevereiro: Ensaios da Colombina

Lisbloco: Este bloco carnavalesco segue os moldes brasileiros e é formado por músicos e dançarinos residentes em Lisboa e adota uma temática de conscientização ambiental. A sua sonoridade abrange diferentes ritmos como Samba, Marchinhas, Samba-reggae, Xote, Frevo, entre outros, e promovem ao longo do ano oficinas musicais. Em 2024, o tema do carnavao é “O Brasil que habita Lisboa”.

  • 21/01, 20h: Ensaio Aberto: Musa de Marvila: R. do Vale Formoso 9, 1950-277 Lisboa
  • 28/01, 20h: Ensaio Aberto: Musa de Marvila: R. do Vale Formoso 9, 1950-277 Lisboa
  • 03/02, 20h: Ensaio Aberto: Fábrica Braço de Prata: R. Fábrica de Material de Guerra 1, 1950-128 Lisboa
  • 04/02, 20h: Ensaio Aberto: Fábrica Braço de Prata: R. Fábrica de Material de Guerra 1, 1950-128 Lisboa
  • 10/02, 20h: Baile do Lisbloco: Clube Oriental de Lisboa
  • 12/02: Carnaval da Musa- Musa de Marvilla
  • 13/02: Desfile oficial do Lisbloco

Carnaval Bué Tolo: O nome foi inspirado no famoso bloco carioca Boi Tolo. A bateria é comandada pelo mestre Leonardo Mesquita, um dos criadores do Empolga às 9, no Rio de Janeiro. No Cobaia Bar, em ALvalade, das 22h as 2h. Tem muito samba, funk e axé.

Além do ensaio de pré carnaval, eles também costumam fazer um cortejo pelas ruas do Cais do Sodré no sábado que antecedem o carnaval. Esse cortejo só é confirmado às vésperas do carnaval.

Multidão no carnaval do Porto
Carnaval no Porto: Grupo Batucada Radical.

Carnaval Porto 2024

A segunda maior cidade de Portugal também celebra o carnaval com desfiles de rua e festas.

Bloco Tá Fixe – A terceira edição desta festa será realizada no dia 3 de fevereiro, sábado, às 21h. Nos moldes dos eventos brasileiros, o ingresso da festa é uma camisa (abadá). Também terá camarote, área de alimentação e cobertura ao vivo. Será na Rua de António Carneiro, número 302 (no coração da cidade do Porto.) O Line up será: Retrô eu gosto ( Pagode ), Focuz ( DJ), Thiago Didier ( Axé ) e atração surpresa.

Desfile de carnaval nas ruas do Porto

Bloco Carnavrau Porto – Esse ano o Carnavrau será no Restaurante Brasileirão, dia 11 de fevereiro, às 17h.  Um cortejo pelas ruas do Porto está programado para anteceder o baile neste mesmo dia, 11/02, a partir das 15h, com início no Centro Comercial Stop, na rua do Heroísmo 333. com música e foliões fantasiados. “Todos fantasiados como quiserem e se quiserem, a democracia é total. O tema esse ano será o Campeonato Europeu de Futebol, com o slogan `Tem Batucada no carnaval. No europeu, somos todos Portugal´. Com confetes, serpentinas, máscaras, desfrutando livremente do mais puro carnaval de rua, onde a alegria popular é a prioridade e as pessoas são os grandes artistas.”

Também fazem parte da festa algumas das melhores pistas de dança da cidade. Não deixe de conferir as programações de espaços como o Pérola Negra, o Plano B, Lust, o Gare ou o Maus Hábitos.

*As informações poderão ser atualizadas à medida que novos eventos forem divulgados. Para divulgar sua festa, entre em contato com a Atlantic Bridge aqui.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Autor:

Atlantic Bridge

Você pode gostar também:
Mudança na UE: Certificado de Registro Europeu. Guia Completo. Facilite sua Mudança de País. Leia Agora!

Certificado de Registro Europeu: Mudar de País Dentro da Europa

Pretende mudar de país dentro da UE? Então deverá obter um CRE- Certificado de Registro Europeu e formalizar a residência no novo país escolhido para morar. Saiba como.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 5 min

6 de Setembro, 2023

Want to set up a business or work for yourself in Portugal? Learn about the D2 Visa

Visto D2 Portugal

Quer montar um negócio ou trabalhar como autônomo em Portugal? Conheça o Visto D2, voltado para imigrantes empreendedores!

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 6 min

28 de Julho, 2022

Portugal's parliament has approved the proposed changes to the Aliens Act. It is not yet known when the changes will take effect.

Governo Aprova Alterações Propostas à Lei dos Estrangeiros em Portugal

O parlamento de Portugal aprovou as alterações propostas à Lei dos Estrangeiros. Ainda não se sabe quando as mudanças entrarão em vigor.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 3 min

26 de Julho, 2022

Portugal foi classificado como um dos dez melhores destinos de luxo do mundo

Portugal Entre os Dez Principais Destinos de Luxo do Mundo

Portugal foi classificado como um dos dez melhores destinos de luxo do mundo, de acordo com a Condé Nast. O estudo mostrou que 38% destes viajantes de luxo têm a intenção de gastar até oito mil euros por pessoa em suas férias.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 3 min

15 de Junho, 2023

Housing prices

Portuguese Citizenship

There are several possibilities for granting and acquiring Portuguese citizenship. See the complete list here:

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 6 min

1 de Junho, 2022

Cidadania Portuguesa por Tempo de Residência é possível após resididir legalmente no país por um período de 5 anos.

Cidadania Portuguesa por Tempo de Residência: Novas Regras em 2024

Cidadania Portuguesa por Tempo de Residência é possível após resididir legalmente no país por um período de 5 anos.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 7 min

28 de Fevereiro, 2024