/
/
Carteira de Motorista Brasileira Passa a Ser Válida em Portugal

14 de Julho, 2022

Carteira de Motorista Brasileira Passa a Ser Válida em Portugal

Leitura: 2 min

Dirigir em Portugal vai ficar mais fácil para muita gente, incluindo os brasileiros. Agora, a carteira de motorista emitida no Brasil (CNH) também será válida em território português. O Decreto-Lei nº 46/2022 foi publicado no último dia 12 de junho e entra em vigor no dia 1º de agosto de 2022. Ele habilita a condução de veículos por detentores de carta de condução emitidas não só pelo Brasil, mas por todos os Estados-Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Até então só era permitido dirigir com a carteira brasileira por 90 dias, como decorre com um turista. Quem decidia residir no país tinha até dois anos para trocar o documento. Além disso, para ter acesso ao documento válido era preciso desembolsar cerca de 30 euros e fazer uma avaliação médica. Com essa nova alteração, passa a ser possível usar o documento emitido no país de origem até o fim da sua validade.

Quer viver na Europa?

Concretizar seu objectivo de morar na europa ou ter cidadania europeia, pode ser mais simples do que você pensa. Oferecemos suporte personalizado para tornar o processo de imigração mais acessível e descomplicado.

O governo português já vinha tentando reduzir a burocracia no processo de troca da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pela “carta” de motorista do país europeu. Recentemente deixou de exigir a apresentação de declaração de autenticidade para portadores do novo modelo de CNH que traz um código QR no verso.

Para ser considerado válido, o documento de habilitação emitido pela OCDE ou CPLP não poderá ter sido emitido ou renovado há mais de 15 anos. Seu portador deve ter a idade mínima exigida pela lei portuguesa para a respectiva habilitação, e idade máxima até 60 anos. Para maiores de 60 anos, não haverá alteração.

Em Portugal, os brasileiros chegavam a esperar mais de um ano pela emissão da carta de condução portuguesa, que é de responsabilidade do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT). O longo tempo de espera era um reflexo da grande quantidade de pedidos. Os brasileiros são responsáveis por mais de 40% dos pedidos de troca. Em 2021, isso representou cerca de 18 mil requisições.

Entre os países beneficiados com a facilitação estão, além do Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste – todos de Língua Portuguesa – e também os motoristas com carteiras emitidas por Austrália, Canadá, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, Estados Unidos, Israel, Japão, México, Nova Zelândia, Suíça e Turquia.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Autor:

Atlantic Bridge

Você pode gostar também:
Comparison of living costs in Portugal

Portugal x Estados Unidos x Espanha: Comparação dos Custos de Vida

Comparação dos custos de vida em Portugal, Estados Unidos e Espanha: aluguel, alimentação, transporte e saúde. Saiba onde viver por menos!

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 10 min

31 de Março, 2023

Portugal is the best country in Europe and the 4th in the world to live as an expatriate

Por que Portugal é um País Amigável para Expatriados?

Portugal é o melhor país da Europa e o 4º do mundo para viver como expatriado, segundo o Expat Insider Survey.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 6 min

17 de Julho, 2022

Carnival in Portugal attracts many European tourists and is very popular in some of the country's cities. Find out where to go in 2023.

Carnaval em Portugal: Onde Ir em 2024

O carnaval em Portugal atrai muitos turistas europeus e é bastante popular em algumas cidades do país. Saiba onde ir em 2023.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 11 min

24 de Janeiro, 2024

O Golden Visa e o Visto D7 são dois vistos que têm alguns pontos em comum

Golden Visa ou Visto D7 para Portugal: Saiba Qual Caminho Seguir

O Golden Visa e o Visto D7 são dois vistos que têm alguns pontos em comum, como a possibilidade de viver em Portugal. Saiba mais!

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 10 min

24 de Março, 2021

The basis of the request is not limited to descent from Portuguese parents or grandparents

Descendentes de Judeus Sefarditas: Como Obter a Nacionalidade Portuguesa

O fundamento do pedido não se limita à descendência de pais ou avós portugueses, mas qualquer familiar em linha reta (bisavós, tataravós...)

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 6 min

28 de Março, 2024

Praia do Algarve, famosa e ensolarada graças ao clima em Portugal

Clima em Portugal por Estações do Ano e Regiões do País

Descubra o clima em Portugal ao longo das estações do ano e nas diferentes regiões do país: de praias ensolaradas a montanhas nevadas!

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 10 min

4 de Março, 2024