/
/
Carteira de Motorista Brasileira Passa a Ser Válida em Portugal

14 de Julho, 2022

Carteira de Motorista Brasileira Passa a Ser Válida em Portugal

Leitura: 2 min

Dirigir em Portugal vai ficar mais fácil para muita gente, incluindo os brasileiros. Agora, a carteira de motorista emitida no Brasil (CNH) também será válida em território português. O Decreto-Lei nº 46/2022 foi publicado no último dia 12 de junho e entra em vigor no dia 1º de agosto de 2022. Ele habilita a condução de veículos por detentores de carta de condução emitidas não só pelo Brasil, mas por todos os Estados-Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Até então só era permitido dirigir com a carteira brasileira por 90 dias, como decorre com um turista. Quem decidia residir no país tinha até dois anos para trocar o documento. Além disso, para ter acesso ao documento válido era preciso desembolsar cerca de 30 euros e fazer uma avaliação médica. Com essa nova alteração, passa a ser possível usar o documento emitido no país de origem até o fim da sua validade.

Quer viver na Europa?

Concretizar seu objectivo de morar na europa ou ter cidadania europeia, pode ser mais simples do que você pensa. Oferecemos suporte personalizado para tornar o processo de imigração mais acessível e descomplicado.

O governo português já vinha tentando reduzir a burocracia no processo de troca da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pela “carta” de motorista do país europeu. Recentemente deixou de exigir a apresentação de declaração de autenticidade para portadores do novo modelo de CNH que traz um código QR no verso.

Para ser considerado válido, o documento de habilitação emitido pela OCDE ou CPLP não poderá ter sido emitido ou renovado há mais de 15 anos. Seu portador deve ter a idade mínima exigida pela lei portuguesa para a respectiva habilitação, e idade máxima até 60 anos. Para maiores de 60 anos, não haverá alteração.

Em Portugal, os brasileiros chegavam a esperar mais de um ano pela emissão da carta de condução portuguesa, que é de responsabilidade do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT). O longo tempo de espera era um reflexo da grande quantidade de pedidos. Os brasileiros são responsáveis por mais de 40% dos pedidos de troca. Em 2021, isso representou cerca de 18 mil requisições.

Entre os países beneficiados com a facilitação estão, além do Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste – todos de Língua Portuguesa – e também os motoristas com carteiras emitidas por Austrália, Canadá, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, Estados Unidos, Israel, Japão, México, Nova Zelândia, Suíça e Turquia.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Autor:

Atlantic Bridge

Você pode gostar também:
A Espanha já possui um visto para nômades digitais

Conheça o Visto de Nômades Digitais da Espanha

A Espanha já possui um visto para nômades digitais, o "Visado de Residencia por Teletrabajo". Conheça os seus requisitos e como solicitá-lo.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 7 min

6 de Julho, 2023

Explore Portugal Visa Options: Tourism

Visto para Portugal: Qual o Ideal para Sua Estadia?

Descubra o visto ideal para Portugal em sua estadia. Tipos de visto explicados: turismo, estudo, trabalho. Facilite sua viagem!

Silvia Resende

Autor:

Silvia Resende

Leitura: 17 min

25 de Agosto, 2023

Como Estamos a Acolher os Refugiados Ucranianos em Portugal

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 7 min

7 de Março, 2022

Learn how to ensure your tax compliance in Brazil and Portugal with Atlantic Bridge's expert insights. Get started now!

Como assegurar sua regularidade fiscal no Brasil e em Portugal: veja aqui

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 7 min

13 de Abril, 2019

Saiba tudo sobre a ETIAS

ETIAS: a autorização de viagem que será exigida na Europa

Saiba tudo sobre a ETIAS, a autorização de viagem necessária na Europa. Fique por dentro das regras e requisitos para viajar pelo continente.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 4 min

31 de Maio, 2023

Global moving involves many complex issues

A Importância da Segurança Fiscal no Global Moving

O global moving envolve muitas questões complexas, sobretudo quando se fala em patrimônio financeiro. Entender as leis fiscais e tributárias do país de destino pode ser difícil, tornando essencial a ajuda de especialistas.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 4 min

11 de Abril, 2023