/
/
/
Como Ajudar o Rio Grande do Sul

15 de Maio, 2024

Como Ajudar o Rio Grande do Sul

Reunimos aqui alguns órgãos e ONGs que estão trabalhando para ajudar as vítimas das enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul (RS), Brasil.
Enchentes no Rio Grande do Sul: Como ajudar
Leitura: 5 min

A população do sul do Brasil precisa de todo tipo de doação para enfrentar a pior enchente de sua história. Neste artigo, saiba como ajudar o Rio Grande do Sul (RS). Seja com seu tempo, conhecimento ou doações em dinheiro ou em itens, toda contribuição é bem-vinda. Conheça as principais instituições confiáveis que estão colaborando.

O Que Está Acontecendo no RS?

O estado do Rio Grande do Sul enfrenta uma crise sem precedentes devido às chuvas intensas que começaram em 29 de abril de 2024. O estado de calamidade pública foi declarado em 5 de maio. As inundações atingiram seu pico em 10 de maio, quando o nível do Rio Guaíba superou a histórica enchente de 1941. 

As chuvas fortes e persistentes resultaram no transbordamento de rios e córregos, além do rompimento de várias barragens. Até o momento, 446 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul foram afetados pelas inundações, causando destruição generalizada. Dezenas de rios transbordaram, afetando áreas importantes como Jacuí, Ijuí, Taquari, Caí, Santa Maria, Passo Fundo, Pelotas, Jacuí-Guaçu e Guaíba. Casas, pontes, estradas e outras infraestruturas foram danificadas ou destruídas. 

Até 14 de maio, já foram registrados 147 mortos, 127 desaparecidos e 806 feridos. Mais de 2,1 milhões de pessoas foram afetadas pelas inundações, com mais de 619 mil precisando deixar suas casas.  Muitos perderam suas casas, membros da família, empregos ou acesso a serviços públicos essenciais, como hospitais e escolas, ou sem acesso ao fornecimento de água e energia elétrica. Além disso, as temperaturas estão caindo, com algumas cidades registrando valores abaixo de zero grau.

Embora o nível da água esteja recuando na maioria dos rios, ainda permanece alto em muitas regiões. Equipes de resgate e salvamento estão atuando nas áreas afetadas. O apoio e a assistência estão sendo prestados pelos governos federal, estadual e municipal, além de organizações não governamentais, para ajudar as vítimas das inundações.

Membros da Força Aérea Brasileira, reunindo doações para ajudar o Rio Grande do Sul

Como Você Pode Ajudar 

Existem várias maneiras de ajudar. Você pode oferecer uma quantia em dinheiro ou doar itens de necessidade. Reunimos abaixo alguns órgãos e ONGs que estão trabalhando para ajudar as vítimas das enchentes.

Como doar dinheiro para Rio Grande do Sul (RS)

  • Governo do RS: Doações podem ser feitas diretamente para o governo via PIX para o CNPJ: 92.958.800/0001-38. Saiba mais na conta oficial do SOS Rio Grande do Sul
  • Rede de Bancos de Alimentos do RS: Criada em 2007, a Rede já disponibilizou 100 toneladas de alimentos para a Defesa Civil do estado. Doações podem ser feitas via PIX para o Banco de Alimentos do RS. Para mais informações, visite do site Rede de Bancos de Alimentos do RS.
  • Campo Bom para Cachorro: Esta ONG já resgatou mais de 5.600 animais em enchentes no Rio Grande do Sul. Doações podem ser feitas via PIX para o e-mail [email protected] ou para o CNPJ: 24.494.672/0001-69. Para mais informações, visite a página deles no Instagram: Campo Bom para Cachorro.
  • Ação da Cidadania: Esta ONG criou uma conta especial para ajudar a população do Rio Grande do Sul. Doações podem ser feitas via PIX para o e-mail [email protected]. Para mais informações, visite: Ação da Cidadania.
  • Movimento União BR: Doações podem ser feitas via PIX para o e-mail: [email protected]. Para transferências bancárias, utilize: Instituto Conexão Solidária, CNPJ 41.358.903/0001-26, Banco Caixa Econômica Federal, agência 3018, Operação 003, Conta 2417-2. Para mais informações, visite: Movimento União BR.

Como doar alimentos, roupas e itens de higiene para Rio Grande do Sul (RS)

  • Correios: As agências dos Correios em vários estados estão recebendo doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Doações como alimentos, produtos de higiene pessoal, materiais de limpeza, roupas de cama e ração para animais de estimação são aceitas. Para mais informações, ligue para: 0800 725 0100.

Como ajudar como voluntário no Rio Grande do Sul  (RS)

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul lançou um formulário para voluntários que desejam atuar em tarefas de organização, seleção e triagem das doações de ajuda humanitária. Basta preencher o cadastro no link: https://casamilitar-rs.com.br/voluntariado/ .

Como ajudar o Rio Grande do Sul (RS) estando em Portugal

Um grupo de brasileiros que vive em Portugal também se reuniu para ajudar o RS, angariando dinheiro e itens como: garrafas de água pequenas, fraldas geriátricas e infantis, roupa de cama, almofadas (travesseiros), toalhas de banho, colchões a vácuo, roupas e sapatos de inverno, meias, roupas íntimas e produtos de higiene pessoal. A Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) estão articulando com a Força Aérea Portuguesa um plano logístico para transportar estas doações. Maiores informações na página oficial do grupo no Instagram.

Como ajudar o Rio Grande do Sul (RS) no exterior

Zona do Euro
Banco Standard Chartered
Bank Frankfurt
Swift: SCBLDEFX
Conta: 007358304

Zona do Dólar
Banco Standard Chartered
Bank New York
Swift: SCBLUS33
Conta: 3544032986001

Para ambos os casos, é preciso informar:

Código IBAN: BR5392702067001000645423206C1
Nome: Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul
CNPJ: 92.958.800/0001-38

Como se proteger de instituições falsas

Antes de doar para instituições não governamentais, tenha sempre estes cuidados:

  • Verifique os sites e perfis oficiais das entidades, procurando por projetos anteriores, páginas de prestação de contas e presença de voluntários atuando nas enchentes.
  • Pesquise por registros da atuação da entidade em reportagens na imprensa e em fontes locais de notícias.
  • Observe os dados de destino da doação e, se necessário, consulte a entidade receptora.
  • Mantenha-se atualizado sobre as ações da entidade nas redes sociais e exija transparência no uso dos recursos.

A Atlantic Bridge é uma empresa de consultoria especializada em cidadania, residência permanente e Golden Visa através de investimentos. Ajudamos os nossos clientes a desfrutarem da qualidade de vida em Portugal, Espanha e Itália através do visto que melhor se adequa ao seu perfil. Para saber mais sobre nossa empresa e produtos, visite nosso site.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Silvia Resende

Autor:

Silvia Resende

Você pode gostar também:
Carnival in Portugal attracts many European tourists and is very popular in some of the country's cities. Find out where to go in 2023.

Carnaval em Portugal: Onde Ir em 2024

O carnaval em Portugal atrai muitos turistas europeus e é bastante popular em algumas cidades do país. Saiba onde ir em 2023.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 11 min

24 de Janeiro, 2024

Quer Pedir Sua Nacionalidade Portuguesa? A Hora É Já!

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 3 min

16 de Fevereiro, 2022

Americanos Buscam Cada Vez Mais Portugal Para Viver

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 3 min

14 de Abril, 2022

Mudança na UE: Certificado de Registro Europeu. Guia Completo. Facilite sua Mudança de País. Leia Agora!

Certificado de Registro Europeu: Mudar de País Dentro da Europa

Pretende mudar de país dentro da UE? Então deverá obter um CRE- Certificado de Registro Europeu e formalizar a residência no novo país escolhido para morar. Saiba como.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 5 min

6 de Setembro, 2023

Foreigners who have been married or in a stable union for more than 3 years with a Portuguese national may request Portuguese citizenship.

Nacionalidade Portuguesa pelo Casamento: Cônjuges e Companheiros

Podem requerer a cidadania portuguesa o estrangeiro casado ou em união estável há mais de 3 anos com nacional português.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 6 min

2 de Outubro, 2023

Melhores Festivais de Música em Portugal em 2024

Descubra os melhores festivais de música em Portugal em 2024! Veja as atrações, datas, preços, pacotes e novidades!

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 9 min

15 de Março, 2024