/
/
/
Escolas Internacionais em Portugal: Conheça as Melhores

31 de Janeiro, 2024

Escolas Internacionais em Portugal: Conheça as Melhores

Você está pensando em viver em Portugal como expatriado e procura a melhor formação para os seus filhos? Descubra aqui quais as melhores escolas internacionais do país, como funcionam e quanto custam.
Estudante com mochila
Leitura: 9 min

Você está pensando em viver em Portugal como expatriado e procura a melhor formação para os seus filhos? As escolas internacionais em Portugal são sinónimo de educação de alto nível, e estão espalhadas de norte a sul. De modo geral, elas integram programas globais de ensino com a rica cultura e história local. Seus filhos poderão ter a oportunidade de estudar em um ambiente variado e com tudo incluído, convivendo com crianças de todo o mundo. Muitas destas escolas oferecem aulas em outros idiomas, como inglês, francês ou alemão. E em Portugal essas escolas não são tão caras como em outros países.

Veja nesse artigo como são as escolas internacionais em Portugal, quanto custam, quais as melhores, onde estão localizadas. E se precisar de ajuda na sua mudança para Portugal, fale com Atlantic Bridge.

Casa do Colegio Internacional Luso Frances
Casarão Histórico do Colégio Luso-Francês

Para quem estão indicadas as escolas internacionais?

As escolas internacionais estão indicadas tanto para os portugueses que desejam oferecer um ensino mais multicultural aos seus filhos, quanto para estrangeiros que mudaram para Portugal e não querem cortar laços com o seu país de origem.

Além disso, estas instituições se destacam por algumas características: 

  • Oferecem um ensino mais abrangente. 
  • Não seguem exatamente a Base Nacional Comum Curricular de Portugal: incluem componentes curriculares locais e do país que representa. 
  • Oferecem vínculos mais profundos com o seu país de representação, valorizando sua cultura. 
  • Aulas podem ser ministradas em idiomas estrangeiros. 
  • Seguem o calendário escolar do país de referência.

Quais as melhores escolas internacionais em Portugal?

As escolas internacionais em Portugal estão localizadas sobretudo em Lisboa, Porto e Algarve, por serem áreas com alta presença de expatriados. 

Entre as mais renomadas estão o Colégio St. Peter’s School, The Cascais International School, St Julian’s School, Carlucci American International School of Lisbon e International Preparatory School.

No contexto do ranking nacional das escolas portuguesas, o destaque vai para os colégios Luso-Francês e St. Peter’s International School. Isso se deve à adesão dessas escolas à Base Nacional Curricular, o que não é seguido por todas as instituições.

Reunimos abaixo uma lista com as melhores escolas internacionais de Portugal.

Quer viver na Europa?

Concretizar seu objectivo de morar na europa ou ter cidadania europeia, pode ser mais simples do que você pensa. Oferecemos suporte personalizado para tornar o processo de imigração mais acessível e descomplicado.

Escolas Internacionais no Norte de Portugal (Área Metropolitana do Porto) 

OPorto British School 

Fundada em 1894 na Foz do Douro, esta prestigiosa instituição começou com 11 rapazes como alunos. Em 1902 expandiu sua aceitação para meninos não britânicos e, posteriormente, em 1914, para meninas. Hoje, a Oporto British School oferece Educação Internacional para crianças de 4 a 18 anos, baseada em uma versão adaptada do currículo nacional britânico, incluindo o programa do Diploma do Baccalaureate (IB), sendo a única IB World School no norte de Portugal. 

Colégio Luso-Internacional do Porto

Fundado em 1990, o CLIP oferece um currículo internacional baseado no National Curriculum for England, com padrões de excelência internacional e equivalência em vários países, incluindo Portugal. A instituição acolhe mais de mil alunos e proporciona excelentes condições de ensino. 

Colégio Luso-Francês 

Com uma história de 85 anos, este colégio católico das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora oferece educação do 1º ao 3º ciclo e Ensino Secundário. Combina tradição com uma abordagem educacional que atende às demandas atuais em formação científica, humanística e artística.

Colégio Alemão do Porto

O ensino no Colégio Alemão do Porto abrange o Jardim-de-Infância, a Primária e o Liceu, culminando com o exame do 12º ano. Desde o início, é enfatizado o ensino paralelo da língua alemã e do Português.

Alunos provenientes de países de língua oficial alemã passam por um período de integração de 3 anos na disciplina de Português. Isso para a obtenção da qualificação escolar correspondente ao “Deutsche Reifeprüfung” e ao Exame do 12º ano. Com essa preparação, os alunos têm a flexibilidade de ingressar tanto em faculdades portuguesas quanto em faculdades alemãs.

Escolas Internacionais na Região Centro de Portugal

Colégio São José 

Esta escola de Coimbra segue a Pedagogia Schoenstatt, buscando a formação completa dos alunos em aspectos físicos, afetivos, sociais, intelectuais e espirituais. Valoriza a liberdade, a responsabilidade, a criatividade e a iniciativa dos estudantes, que desempenham um papel ativo na construção do seu conhecimento. Os professores atuam como orientadores, e cada aluno tem um tutor para acompanhamento personalizado. O ensino é organizado de forma colaborativa, com planejamento a cada duas semanas. Essa metodologia tem gerado excelentes resultados acadêmicos e prêmios em competições.

Colégio Luso-Internacional do Centro 

Localizado em Marinha Grande, distrito de Leiria, este colégio oferece educação desde a pré-escola (dos 3 aos 5 anos) até a Middle School (4º ano), onde os alunos seguem o Currículo Nacional Inglês, adaptado ao Currículo Nacional Português. Na Upper School, os alunos seguem programas voltados para os Exames Internacionais de Cambridge, incluindo o IGCSE (International General Certificate of Secondary Education) nos 9º e 10º anos de escolaridade. 

Área Metropolitana de Lisboa

Escola Internacional Cristã de Cascais 🇺🇸

Localizada em Cascais, a escola oferece ensino baseado em princípios cristãos e currículo americano, abrangendo do jardim de infância ao grau 12. Membro da Association of Christian Schools International – ACSI, com estilo de ensino norte-americano. A instituição enfatiza sua abertura a estudantes de diversas origens culturais, étnicas, religiosas e educacionais. 

Carlucci Escola Internacional Americana de Lisboa 🇺🇸

Situada na capital Lisboa, esta escola atende alunos a partir de 2 anos até 18 anos, seguindo um currículo americano e preparando-os para ingressar no ensino superior em Portugal, Reino Unido e Estados Unidos. Os estudantes seguem o programa de Diploma IB (International Baccalaureate). 

Foi fundada pelo americano Anthony McKenna para atender, sobretudo, aos filhos dos engenheiros vindos dos Estados Unidos para ajudar na construção da Ponte Salazar (agora 25 de Abril). O objetivo inicial da escola era proporcionar uma educação americana que permitisse aos alunos americanos ingressar em escolas e universidades nos EUA quando retornassem para casa. À medida que a reputação da escola cresceu em excelência acadêmica, estudantes de outras nacionalidades se matricularam. Hoje são cerca de 700 alunos.

Escola Alemã de Lisboa  🇩🇪

Fundada em Lisboa em 1848 para preservar a língua alemã na comunidade, a EAL é apoiada pelo governo federal alemão e oferece educação desde o Jardim de Infância até o Abitur alemão e, a partir de 2019, o Abitur International Alemão. Isso possibilita a entrada no ensino superior globalmente. 

Lycée Francais Charles Lepierre   🇫🇷

Inaugurado em Lisboa em 1952, este Lycée é supervisionado pelo Ministério das Relações Exteriores e oferece Jardim da Infância, Ensino Fundamental, Ensino Médio e certificações em Espanhol DELE B2 e CAPLE Português. 

Prime College 🇬🇧

A primeira instituição a oferecer Ensino Superior Internacional em Portugal, o Prime College, em Lisboa, faz parte de um grupo internacional de escolas com base no currículo de Cambridge, Reino Unido. Atende alunos de 3 a 18 anos em São João, Estoril e Sintra. 

St Julian’s School 🇬🇧

Localizada perto de Lisboa e Cascais, esta escola britânica oferece programas curriculares variados, incluindo o sistema local Português, o Inglês National Curriculum, IGCSEs e o Diploma Internacional IB, abrindo portas para universidades em todo o mundo. 

Sala de música do Colégio Internacional St Peters
Sala de música da Escola Internacional St Peter´s, em Setúbal

St. Peter’s Internacional School 🇬🇧

Localizada em Setúbal, possui 30 anos de experiência, combinando excelentes conquistas acadêmicas dentro do Currículo Nacional Português com os internacionalmente reconhecidos Certificado Geral Internacional de Educação Secundária (IGCSE) de Cambridge e Programa de Diploma do Bacharelado Internacional (IB DP), ambos ministrados em inglês. Acolhe estudantes locais e estrangeiros com idades entre 4 meses e 18 anos. A escola oferece um ambiente de aprendizado holístico e bilíngue, seguindo o currículo português desde a pré-escola até o ensino secundário, mas também oferecendo a opção de uma educação internacional, incluindo o currículo de Cambridge a partir do 7º ano e o reconhecido Programa de Diploma do Bacharelado Internacional para estudantes mais velhos. 

Escolas Internacionais no Algarve

Colégio Internacional de Vilamoura

Fundada em 1984 em Loulé, a escola é uma referência no cenário educacional, atraindo uma comunidade diversificada com cerca de 40 nacionalidades. Promovem o ensino de várias línguas, incluindo inglês, francês, mandarim, russo e alemão. É credenciada pela Universidade de Cambridge e parceira da Alliance Française. 

Aljezur International School

Localizada em Aljezur, num verdadeiro paraíso, esta escola funciona numa fazenda recebendo estudantes de todas as nacionalidades e contextos. Criada em 2010, a Aljezur International School acolhe jovens dos dez aos 18 anos. Privilegia o acompanhamento individualizado dos alunos, organizando-os em grupos pequenos e fomentando a relação entre o estudante e o seu tutor. Adota o programa curricular britânico e abrange 26 nacionalidades.

Escola Internacional Vale Verde

Situada entre as vilas de Luz e Burgau, no concelho de Lagos, oferece ensino primário e secundário. Com um programa bilíngue para os mais jovens e qualificações internacionais reconhecidas para os adolescentes, a VVIS prepara seus alunos para desafios globais. 

Nobel International School Algarve

Com unidades em Lagoa e Almancil, a escola tem uma seção internacional dividida entre Escola Primária e Secundária, fornecendo um programa acadêmico rigoroso. O corpo docente é internacional, e opções de internato estão disponíveis a partir dos 12 anos. 

Qual idioma se fala nas escolas internacionais de Portugal?

Nas escolas internacionais de Portugal, o idioma de ensino varia desde o inglês, passando pelo francês, alemão, e até mandarim, dependendo da nacionalidade de referência da escola. Geralmente, o idioma estrangeiro é priorizado, mas o português também é amplamente utilizado e ensinado.

Qual é o custo médio das escolas internacionais em Portugal?

Os custos das escolas internacionais em Portugal podem variar bastante, dependendo da escola e do ano de estudo, variando entre 5 mil e 24.000 euros por ano.

Considere os seguintes custos:

  • a inscrição, cobrada ao entrar em uma escola (entre 30 e 70 euros);
  • a matrícula, que é paga anualmente (entre 200 e 500 euros);
  • o seguro escolar, exigido em algumas instituições (50 euros); 
  • as mensalidade, que irá custar entre 450 euros até 1800 euros;
  • os uniformes escolares, exigidos em praticamente todas as escolas privadas de Portugal;
  • livros e materiais escolares;
  • alimentação dos alunos nas escolas, que também é paga à parte e pode variar bastante, custando, em média, 100€ mensais:

Cabe destacar que muitas escolas oferecem preços diferenciados para alunos da União Europeia e de fora dela. Algumas concedem, ainda, descontos aos estudantes nacionais do país de referência da escola. 

O sistema educacional em Portugal

Algumas informações essenciais sobre o ensino em Portugal:

  • O país possui um sistema escolar misto público-privado.
  • A escolaridade é obrigatória dos seis aos 18 anos.
  • As escolas públicas, com exceção das universidades, são gratuitas e acessíveis tanto aos cidadãos nacionais quanto aos estrangeiros.
  • A educação básica usa um esquema de pontuação de 0 a 100%.
  • O ensino secundário utiliza a escala de 0 a 20 pontos.

Níveis escolares e idades correspondentes:

EscolaridadeIdade
Creche 0-2 
Jardim de Infância 3-5
Ensino Básico, 1º Ciclo1º ao 4º ano 6 aos 10 anos
Ensino Básico, 2.º ciclo5º ao 6º10 aos 12 anos
Ensino Básico, 3º ciclo 7º ao 9º12 aos 15 anos
Ensino Secundário
10º ao 12º 
15 aos 18 anos

Como é o ano letivo em Portugal: Férias escolares

O ano letivo em Portugal geralmente começa entre 12 e 15 de setembro e termina em junho. Para os alunos do 9º, 11º e 12º ano, o último dia é geralmente no início de junho. Para os alunos do 5º, 6º, 7º, 8º e 10º ano, o último dia é geralmente em meados de junho. Para o pré-escolar e o 1º ciclo, o último dia é geralmente no final de junho.

Natal: As férias de Natal duram cerca de duas semanas, começando em 18 de dezembro e terminando em 2 de janeiro.

Carnaval: Não há férias de Carnaval, mas pode haver uma pequena pausa nessa época, de 3 dias.

Páscoa: As férias da Páscoa ocorrem em abril e duram cerca de duas semanas.

Requisitos de admissão às escolas internacionais de Portugal

Para fazer a inscrição da criança precisará dos seguintes documentos e requisitos:

  • ficha de matrícula da escola;
  • identidades dos pais e dos filhos;
  • três fotos tipo passaporte do aluno e do encarregado de educação;
  • comprovante de residência legal;
  • boletins escolares de anos anteriores;
  • atestados médicos ou comprovantes de imunizações da criança;
  • comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
  • testes de idioma, se necessário.

Além disso, a maioria das escolas internacionais exige uma entrevista com a criança como parte do processo de admissão.

Vantagens e desvantagens das escolas internacionais?

As escolas internacionais em Portugal oferecem um ensino com padrões elevados, com turmas menores, instalações mais modernas, muitas vezes seguindo programas internacionais reconhecidos, o que pode proporcionar uma educação mais global. Elas promovem a diversidade cultural e o multilinguismo, enriquecendo a experiência dos alunos. São ótimas escolhas para preparar os estudantes para estudos no exterior, familiarizando-os com sistemas educacionais estrangeiros.

Por outro lado, estas instituições costumam ser mais caras, o que pode ser um fator limitante para algumas famílias. Além disso, algumas crianças podem encontrar alguma dificuldade de adaptação ao ensino bilíngue.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Silvia Resende

Autor:

Silvia Resende

Você pode gostar também:
Tiles

Quais os Maiores Símbolos de Portugal?

Azulejo, bacalhau, fado, pastel de nata, galo, sardinha, vinho do Porto... Descubra a história dos maiores símbolos de Portugal.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 11 min

5 de Junho, 2023

Knowing the neighborhoods of Lisbon is essential to ensure that you choose the one that has the features you need and fits your pocket.

Bairros de Lisboa: conheça os melhores para morar na capital

Conhecer os bairros de Lisboa é essencial para garantir que escolha aquele que tem as características que você precisa e cabe no seu bolso.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 12 min

6 de Dezembro, 2022

The Golden Visa Portugal Isn't Over

Golden Visa Portugal Não Acabou: Conheça novas regras

O Golden Visa Portugal não acabou, mas passou por mudanças. Foram extintas as modalidades de aquisição de imóveis e depósitos bancários.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 5 min

9 de Outubro, 2023

Golden Visa Portugal for 280 thousand euros? The property needs to be in a low population density area

Conheça o Golden Visa Portugal de 280 Mil Euros

Golden Visa Portugal por 280 mil euros? O imóvel precisa estar em área de baixa densidade populacional, em uma ARU, ou ter mais de 30 anos.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 5 min

20 de Abril, 2022

Têm direito à cidadania espanhola filhos e netos de espanhóis

Cidadania Espanhola: Descubra Se Você Tem Direito

Têm direito à cidadania espanhola filhos e netos de espanhóis, residentes legais e nascidos em solo Espanhol.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 7 min

30 de Maio, 2023

Veja como pedir cidadania portuguesa para filho de português

Cidadania Portuguesa para Filho de Português: Conheça as Regras

Veja como pedir cidadania portuguesa para filho de português, ainda que você tenha nascido em solo estrangeiro: requisitos, documentos e custos.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 8 min

11 de Setembro, 2023