/
/
/
Feriados em Portugal 2024: Pontes e Fins de Semana Prolongados

4 de Janeiro, 2024

Feriados em Portugal 2024: Pontes e Fins de Semana Prolongados

Planejando suas férias? Descubra aqui os feriados de Portugal em 2024 e aproveite as pontes e fins de semana prolongados para esticar o descanso!
Calendário de Feriados de Portugal
Leitura: 5 min

Iniciando o ano, você já está pensando em suas férias? Nesse caso, é essencial conhecer os feriados em Portugal em 2024 que poderá aproveitar. Aqui, nós te ajudamos a organizar essa agenda. Por norma, cada trabalhador tem direito a 22 dias úteis de férias. No entanto, com os feriados, pontes e fins de semana prolongados, pode maximizar o seu tempo de descanso.

Em 2024, Portugal terá 13 feriados obrigatórios, permitindo quatro fins de semana alargados e três pontes. Se possível, aproveite estes feriados de Portugal. Eles são uma ótima oportunidade para prolongar seus fins de semana ao longo do novo ano e programar melhor as viagens de férias. A primeira oportunidade vem logo com o 25 de Abril, que esse ano cai numa quinta-feira. A seguir, veja outras oportunidades. 

Quantos feriados em Portugal neste ano?

Em Portugal, 2024 reserva 13 feriados obrigatórios, oferecendo a chance de criar quatro fins de semana alargados e aproveitar três pontes. Combinando essas datas com suas férias, você pode maximizar seu descanso ao longo do ano. 

Que tal conhecer a cidade do Porto, num passeio a pé num desses feriados? Nós temos aqui um roteiro completo além de sugestões de hotéis.

Os Feriados de Portugal em 2024

Os feriados obrigatórios em Portugal incluem o Ano Novo, Sexta-Feira Santa, Páscoa, Dia da Liberdade, Dia do Trabalhador, Corpo de Deus, Dia de Portugal, Assunção de Nossa Senhora, Implantação da República, Dia de Todos os Santos, Restauração da Independência, Imaculada Conceição e Natal.

Quer viver na Europa?

Concretizar seu objectivo de morar na europa ou ter cidadania europeia, pode ser mais simples do que você pensa. Oferecemos suporte personalizado para tornar o processo de imigração mais acessível e descomplicado.

Feriados nacionais portugueses e dias da semana em 2024

Ano Novo – 1 janeiro – 2.ª feira

Sexta-Feira Santa – 29 março – 6.ª feira

Páscoa – 31 de março – domingo

Dia da Liberdade – 25 de abril – 5.ª feira

Dia do Trabalhador – 1 de maio – 4.ª feira

Corpo de Deus – 30 de maio – 5.ª feira

Dia de Portugal – 10 de junho – 2ª Feira

Assunção de Nossa Senhora – 15 de agosto – 5.ª feira

Implantação da República – 5 de outubro – sábado

Dia de Todos os Santos – 1 de novembro – 6.ª feira

Restauração da Independência – 1 de dezembro – domingo

Dia da Imaculada Conceição – 8 de dezembro – domingo

Natal – 25 de dezembro – 4.ª feira

Feriados Municipais de Portugal

Além destes, existem os feriados municipais, que variam de acordo com a localidade e região do país. As datas mais populares são:

Santo António – 13 de junho – 5.ª feira

São João – 24 de junho – 2.ª feira

São Pedro – 29 de junho – sábado

E ainda temos o Carnaval (13 de fevereiro – 3.ª feira), que apesar de não ser obrigatório, é gozado por muitos trabalhadores portugueses.

Se morar em Portugal com filhos e quiser conciliar as suas férias com eles, então tenha atenção ao calendário escolar.

Como as férias são calculadas em Portugal?  

Antes de programar viagens, aproveitando os feriadões, é bom relembrar como calcular as férias em Portugal. Segundo o Código do Trabalho português, cada trabalhador tem direito a um período de 22 dias úteis de férias por cada ano completo de trabalho. Estes dias podem ser gozados ao longo do ano civil, desde que sejam acordados com o empregador. 

No ano de admissão, o trabalhador tem direito a 2 dias úteis de férias por cada mês completo de trabalho (até 20 dias). Estes, só podem ser gozadas após decorridos 6 meses completos de trabalho. Nos anos seguintes ao da contratação, a cada 1 de janeiro, o trabalhador tem direito a 22 dias úteis de férias, que pode gozar até 30 de abril do ano seguinte. 

Em caso de rescisão de contrato, devem ser contabilizados o total de dias de férias a que o trabalhador tem direito na duração total do contrato e descontar o total de dias de férias já gozadas.

Carnaval é considerado um feriado em Portugal?

O Código do Trabalho português atual (Lei 7/2009, de 12 de fevereiro) não reconhece a terça-feira de Carnaval como um feriado obrigatório. Em contraste com muitas cidades brasileiras, onde as atividades escolares e empresariais são suspensas, em Portugal, essa data não impacta a rotina regular.
No entanto, o Governo concede tolerância de ponto nesse dia para os trabalhadores que exercem determinadas funções públicas no Estado.

Como aproveitar os feriados para estender os fins de semana?

Janeiro: Comece o ano com um fim de semana prolongado celebrando o Ano Novo.

Março: Com a Sexta-Feira Santa e a Páscoa próximas, é possível garantir três dias consecutivos de folga.

Abril: O Dia da Liberdade, 25 (quinta-feira)  possibilita outra ponte para um fim de semana prolongado.

Maio: Combine o Dia do Trabalhador com o 25 de abril para uma pausa prolongada de 11 dias, usando apenas cinco dias de férias.

Junho: 10 de Junho, Dia de Camões e das Comunidades Portuguesas é celebrado numa segunda-feira. 13 de Junho, feriado municipal em Lisboa, e 24 de Junho, dia de S. João, são ambos em dias de semana. Dia 29 de Junho, dia de S. Pedro, é celebrado em Évora, por exemplo. Ou seja, dependendo de onde esteja, usufrua de até nove dias de descanso, gastando apenas três dias de férias.

Agosto: Aproveite a Assunção de Nossa Senhora para um fim de semana longo. É o único feriado de Agosto, cai numa quinta-feira.

Outubro: O feriado da Implantação da República, dia 5, este ano cai num sábado.

Novembro: Já o dia de Todos os Santos, 1 de novembro (sexta-feira) é possível estender o fim de semana.

Dezembro: Por fim, encerre o ano com a oportunidade de oito dias consecutivos de descanso, utilizando apenas quatro dias de férias. Dia 1 de Dezembro, a Restauração da Independência, e 8 de Dezembro, Dia da Imaculada Conceição, são ambos ao domingo. Já o Natal, em 25 de Dezembro, ocorre numa quarta-feira.

Agora que conhece o calendário de feriados para 2024 em Portugal, planeje suas pausas para maximizar seu tempo de descanso e explorar as diversas oportunidades ao longo do ano! Se você mora em outro país, mas deseja mudar para Portugal, conheça todos os tipos de vistos disponíveis no país e planeje sua mudança com a Atlantic Bridge. Fale conosco!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Silvia Resende

Autor:

Silvia Resende

Você pode gostar também:
Did you know that the Portuguese have the tradition of not setting the table after supper on the 24th? And that they use natural pine trees at home? Find out what Christmas is like in Portugal.

Como é o Natal em Portugal?

Sabia que portugueses têm a tradição de não arrumar a mesa após a ceia do dia 24? E que utilizam pinheiros naturais em casa? Descubra como é o Natal em Portugal.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 6 min

21 de Dezembro, 2022

O Golden Visa e o Visto D7 são dois vistos que têm alguns pontos em comum

Golden Visa ou Visto D7 para Portugal: Saiba Qual Caminho Seguir

O Golden Visa e o Visto D7 são dois vistos que têm alguns pontos em comum, como a possibilidade de viver em Portugal. Saiba mais!

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 10 min

24 de Março, 2021

The Golden Visa Portugal Isn't Over

Golden Visa Portugal Não Acabou: Conheça novas regras

O Golden Visa Portugal não acabou, mas passou por mudanças. Foram extintas as modalidades de aquisição de imóveis e depósitos bancários.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 5 min

9 de Outubro, 2023

Spain has a visa intended for those who can support themselves without the need to work in the country: Non-profitable Spanish Visa.

Tudo Sobre Visto Não-Lucrativo: o D7 Espanhol

A Espanha dispõe de um visto destinado a quem pode se manter sem a necessidade de trabalhar no país: Visto Espanhol Não-Lucrativo.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 7 min

15 de Março, 2023

Fotos e documentos de antepassados espanhóis: busca de certidões na Espanha

Busca de certidões na Espanha: Encontrar documentos de antepassados

Saiba como fazer a busca de certidões de antepassados na Espanha, as particularidades deste país e como alcançar a sonhada dupla cidadania!

Silvia Resende

Autor:

Silvia Resende

Leitura: 8 min

20 de Março, 2024

Por Que Investir no Golden Visa Portugal em 2021

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 2 min

17 de Maio, 2021