/
/
Franquias em Portugal

14 de Dezembro, 2022

Franquias em Portugal

As franquias são bem difundidas no país luso e vão desde imobiliárias até supermercados, passando por seguradoras e lavanderias.
Franchises are widespread in the Portuguese country and range from real estate agents to supermarkets
Leitura: 8 min

A alternativa encontrada por muitos brasileiros que querem se aventurar em um mercado novo, mas minimizando os riscos é investir em franquias em Portugal. As franchisings são bem difundidas no país luso e vão desde imobiliárias até supermercados, passando por seguradoras e lavanderias.

Mas afinal, como investir em uma franquia em Portugal? Apresentamos todas as dicas para começar um negócio, desde as melhores oportunidades até como é o passo a passo da abertura, confira.

PerguntasRespostas
Como investir em franquias em Portugal?É preciso estudar o mercado, definir o setor da franquia, preparar a documentação para avaliação do franqueador e realizar o investimento.
Quanto custa franquias em Portugal?Os valores variam conforme a franquia desejada, mas custa a partir de mil euros.
Qual melhor franquia para abrir em Portugal?Depende do setor que deseja, mas setores imobiliários e estética/cosmética e fitness estão entre as mais lucrativas e de maior sucesso.

Como abrir uma franquia em Portugal?

Abrir uma franquia em Portugal, ou franchising, termo inglês utilizado no país, é uma boa maneira de empreender no país. A seguir apresentamos um passo a passo das etapas a serem consideradas na abertura de uma franquia.

  • Defina o orçamento de investimento;
  • Defina o mercado no qual pretende investir e selecione as marcas com melhor desempenho dentro do seu orçamento de investimento;
  • Informe-se sobre a marca escolhida, visite lojas, converse com franqueados e aprofunde o estudo de mercado;
  • Esteja preparado para a avaliação do franqueador e tenha o capital necessário para começar;
  • Encontre o lugar ideal para abrir a franquia;
  • Leio com atenção o contrato de franquia e assine-o se estiver tudo correto;
  • Aproveite todo o suporte e conhecimento do franqueador para ter um negócio de sucesso.

As melhores franquias para investir em Portugal

Segundo o portal Eco, em 2022, Portugal atingiu o número de 30 mil franquias em Portugal, totalizando 200 mil criando 200 mil postos de emprego no país. Dentre elas, a imobiliária Re/Max, a construtora Melom e a rede de supermercados Auchan estão em destaque.

Ao investir em uma franquia é importante considerar que você está investindo em uma marca e, em muitas situações, a marca tem valor no mercado. Dessa forma, quanto mais conhecida a marca, maiores as chances de retorno e mais elevado é o investimento.

Por isso, selecionamos 5 franquias em Portugal com valor de investimento entre 25 a 50 mil euros, segundo a Associação Portuguesa de Franchising (APF).

  1. Açaí Algarve: franquia em Portugal com foco na venda de produtos de açaí, cafeteria e snack bar;
  2. Acoplex Colchões: franquia da fabricante de colchões com distribuição em toda a Europa;
  3. Auchan: o rede de supermercados é uma das franquias de maior crescimento, segundo a reportagem da ECO;
  4. Bifanas de Vendas Novas: a marca está presente no mercado português há 30 anos e com um dos pratos mais tradicionais do país;
  5. DepilConcept: franquia da marca portuguesa de depilação a laser com tecnologias IPL e Laser Diodo H8.

Microfranquias em Portugal

As microfranquias são negócios com investimentos baixo que, em alguns casos, não precisam de espaço físico e podem ser facilmente implantadas. Em Portugal o modelo de microfranquia não é tão difundido quanto no Brasil. Por isso, consideramos as microfranquias empreendimentos de até 5 mil euros.

O que é necessário para abrir uma franquia em Portugal?

Antes de iniciar o processo é preciso ter capital condizente com o tipo de franquia que pretende abrir ou os meios para conseguir financiar parte do negócio.

Quem pretende entrar no negócio de franquias em Portugal também precisa considerar que o negócio precisa de um investimento considerável para entrada e pode demorar alguns meses, ou anos, para dar lucro. Além da questão monetária, é preciso preparar a documentação e entender o sistema tributário do país.

Assinatura de contrato para abrir franquias em Portugal
Reunir os documentos para apresentar ao franqueador e para abrir a franquia é uma parte importante do processo.

O processo pode ser complexo para muitos empreendedores, por isso contar com a ajuda de uma assessoria para abrir a sua franquia em Portugal pode ser de grande ajuda, principalmente para evitar erros com relação à documentação e o fisco.

Documentação

Para iniciar uma franquia em Portugal é preciso seguir alguns passos comuns ao processo de abrir uma empresa no país. Com o suporte da franqueadora é preciso montar um plano de negócios e definir a categoria da empresa, se singular ou coletiva, caso tenha sócios.

Além disso, é preciso apresentar os documentos para abertura do negócio, como NIF, registro comercial, número de Segurança Social, declaração de início de atividade e ato constitutivo de sociedade, se houver.

Além desses documentos, pode ser precisa apresentar, ainda, os documentos solicitados pela franqueadora, que pode ser desde os comprovativos de rendimentos, até documentação profissional.

Impostos e burocracias

Após abrir a empresa e iniciar a franquia não existem burocracias significativas. O mais importante é seguir as exigências da franquia e manter as recomendações, pode ser preciso também pagar os royalties, não são todas as redes franqueadoras que realizam a cobrança, mas em algumas pode ser um gasto mensal a se considerar.

Quando aos impostos, a franquia pagará o mesmo que uma empresa normal, que são:

  • IRC (17% nos primeiros 15 mil euros de lucro e 21% após este valor);
  • Derrama (até 1,5%) – imposto municipal;
  • IVA de 6%, 13% ou 23% (varia conforme o produto ou serviço da empresa);
  • Taxa Social Única – sobre o salário dos colaboradores (23,5%).

Estrangeiros podem abrir franquia no país?

Sim. Qualquer investidor, mesmo que estrangeiro, pode abrir uma franquia em Portugal. É importante consultar a franquia pretendida para verificar se existe alguma restrição, mas, geralmente, brasileiros podem abrir franquias, assim como negócios próprios em Portugal.

Um aspecto que o investidor brasileiro deve ficar atento são as condições de empréstimo bancário, caso não tenham o capital total para iniciar o negócio.

Visto de empreendedor para abrir franquia

Há quem pretenda investir em franquias em Portugal apenas pelo retorno do investimento, porém, a maioria dos investidores pretende se mudar para o país e viver do negócio. Nesses casos, para quem não tem cidadania europeia, é preciso recorrer ao visto de empreendedor em Portugal.

Para solicitar o visto de empreendedor não é preciso investir elevadas quantias como é o caso de Golden Visa.

Esta modalidade de visto exige a documentação do negócio, como o plano de negócios e a declaração de início de atividade. Também são exigidos documentos do requerente que envolvem identificação, assim como o comprovativo de meios de subsistência, que pode ser o extrato bancário dos últimos 3 meses.

Quanto custa abrir uma franquia em Portugal?

Depende. Pode custar de mil euros até duzentos mil euros, tudo vai depender da franquia que você escolher. É comum que algumas franquias, especialmente as que exigem a estruturação de espaço físico e que envolvam marcas mais conhecidas sejam mais caras do que franquias simples.

Por exemplo, o valor inicial para abrir uma franquia do Minipreço (repartição do Dia em Portugal) custa cerca de 12.500€. Outra área com muitas franquias é a de agências imobiliárias, o investimento em uma marca pouco conhecida ronda os 12 a 20 mil euros, já a franquia da Remax, uma das mais famosas do país custa 50 mil euros.

Ou seja, uma franquia em Portugal tem valores muito variados, vai depender especialmente do segmento, da marca e do quanto você pode investir.

Adaptação ao mercado português

Essa etapa é uma das mais facilitadas para quem investe em uma franquia que já está ativa no país. Investir em um mercado novo, sobre o qual se sabe pouco é um risco, especialmente quando se abre um negócio do zero. As franquias são uma maneira de pular esse passo de adaptação ao mercado, uma vez que elas já são formatadas para este mercado e o público que existe nele.

Pesquisa no computador por franquias em Portugal
Definir o segmento da franquia em Portugal é um ponto que merece muita atenção e estudo.

De qualquer maneira, os primeiros meses serão de adaptação, especialmente ao novo negócio, no qual será preciso conhecer melhor o mercado, entender quais são os hábitos dos clientes naquele ponto específico e como aproveitar ao máximo o que a franquia pode oferecer.

Feiras de franquias em Portugal

Participar de feiras de franquias em Portugal é uma boa maneira de conhecer melhor o mercado, as marcar mais valiosas e os segmentos que mais despontam. No país existem algumas feiras que reúnem as principais empresas do segmento.

A principal delas é a Expo Franchise, que ocorre anualmente em Lisboa. Com 25 anos de existência, a feira reúne importantes empresas com oportunidade de investimento a partir de 5 mil euros. Alguns dos expositores que fazem parte são a Century 21, o Auchan e a Factory Fitness.

A Feira de Franchising promovida pela Associação Portuguesa de Franchising (APF)é outro importante evento na área. Em 2022 o evento aconteceu no mês de abriu em Lisboa e reuniu empresas de vários segmentos.

Além disso, ao logo do ano, a APF promove diversas conferências para debater o mercado de franquias em Portugal. A divulgação é feita através as redes sociais e as inscrições via formulário online.

Franquias online em Portugal

Existem algumas franquias online, voltadas sobretudo para a tecnologia e marketing. As franquias online são negócios de baixo investimento, no geral, até mil euros, mas que exigem algum conhecimento prévio da área de atuação.

Cuidado com as franquias online, saiba avaliar o que realmente vale a pena, pois pode se deparar com modelos de franquia que não estão muito bem estruturados.

Vale a pena abrir uma franquia em Portugal?

Sim. Especialmente quando se é estrangeiro e tem pouco conhecimento do mercado local, as franquias em Portugal podem oferecer o suporte necessário para estruturar o negócio.

Assim, se pretende investir em Portugal e ainda não está familiarizado com o país, os tipos de negócios existentes e a dinâmica do mercado, a franquia pode ser uma alternativa mais segura.

Mas atenção, você também deve dedicar-se a estudar o mercado para escolher uma categoria de franquia. Isso porque, apesar do modelo já ser formatado para o mercado local, nem sempre o segmento específico é rentável ou tem a melhor aceitação.

Entenda melhor a economia portuguesa e saiba o que esperar de um investimento no país.

Se deseja abrir um negócio em Portugal, conte com o suporte da Atlantic Bridge.

Artigo originalmente publicado no site parceiro Euro Dicas.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Autor:

Atlantic Bridge

Você pode gostar também:
Learn all about the Portuguese language test for Portuguese citizenship: who needs to take it

Prova de português para aquisição de cidadania portuguesa

Saiba tudo sobre a prova de português para aquisição de cidadania portuguesa: quem precisa fazer, onde, como é, e quanto custa.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 8 min

20 de Setembro, 2022

Learn which are the best sites for renting a house in Portugal

Alojamento sem burocracia em Portugal: conheça a Uniplaces

Uniplaces is an online platform for finding accommodation in Portugal without bureaucracy, as it does not require guarantors and proof of income.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 5 min

30 de Agosto, 2022

Portugal was once again considered the best European destination

Portugal é o Melhor Destino Europeu em 2022

Portugal foi considerado mais uma vez o melhor destino europeu, segundo o World Travel Awards, o “Oscar” do turismo mundial.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 3 min

17 de Outubro, 2022

Meet 10 good and cheap cities to live in Portugal with excellent quality of life and infrastructure.

10 Cidades Boas e Baratas para Viver em Portugal

Conheça 10 cidades boas e baratas para viver em Portugal com excelente qualidade de vida e infra-estrutura.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 16 min

3 de Janeiro, 2023

Learn which are the best sites for renting a house in Portugal

Sites para Alugar Casa em Portugal: Como Encontrar um Novo Lar

Saiba quais são os melhores sites para alugar casa em Portugal, dicas para pesquisar, custo médio do aluguel e documentos necessários.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 9 min

12 de Dezembro, 2022

Mulher tem na bolsa um Passaporte Espanhol O melhor passaporte do mundo

Espanha tem o Melhor Passaporte do Mundo

Espanha tem o melhor passaporte do mundo, ocupando o 1º lugar no Henley Passport Index, permitindo acesso a 194 países sem visto. Solicite seu passaporte espanhol!

Silvia Resende

Autor:

Silvia Resende

Leitura: 4 min

5 de Fevereiro, 2024