/
/
/
Gastronomia de Portugal É Quarta Melhor do Mundo

19 de Dezembro, 2023

Gastronomia de Portugal É Quarta Melhor do Mundo

A Taste Atlas atribuiu diversos prêmios a receitas tradicionais da gastronomia de Portugal, como o Pastel de Nata e Amêijoas a Bulhão Pato.
Taste Atlas awarded several prizes to traditional Portuguese recipes
Leitura: 5 min

Portugal é um destino gastronômico de renome mundial, e suas iguarias continuam a impressionar os paladares mais exigentes. Recentemente, a Taste Atlas, uma plataforma especializada em receitas, sabores e restaurantes de todo mundo, classificou a gastronomia de Portugal a 4º melhor do planeta, ficando apenas atrás da Itália, Japão e Grécia, respectivamente.

A análise da Taste Atlas sobre as melhores cozinhas do mundo e os pratos mais excepcionais destacou a excelência culinária de Portugal. Avaliando mais de 271.819 pratos e 80.863 produtos alimentícios, Portugal se destaca com dois pratos reconhecidos: as Amêijoas À Bulhão Pato, em 12º lugar, e a Carne de Porco à Alentejana, em 25º.

Atualizações recentes da Taste Atlas em 2023 revelam não apenas a posição de destaque de Portugal, mas também o reconhecimento global de sua gastronomia, reforçando sua posição como um dos principais destinos para os amantes da boa comida.

Os pratos da culinária portuguesa já vinham ganhando destaque nas últimas premiações nos últimos anos, como destacamos abaixo…

Pratos premiados da Culinária de Portugal

Leia também: Comida Portuguesa: 7 Pratos da Culinária Lusitana

Melhores Sanduíches da Gastronomia de Portugal

No concurso que elegeu os melhores sanduíches do mundo, por exemplo, Portugal se destacou com o Prego, Bifana, Sanduíche de Pernil e Francesinha. O Prego, que ocupa a 10ª posição, é uma sanduíche feita com um bife de carne grelhado, servido em pão fresco com alho e molho picante.

Já a Bifana, que ficou na 22ª posição, é uma sanduíche de carne de porco frita em molho de alho e servida em pão fresco.

Em seguinda, o Sanduíche de Pernil, com carne de porco, ocupou a 26ª colocação.

Por fim, a Francesinha, que ficou na 36ª posição, é uma sanduíche de pão de forma com recheio de carnes variadas, queijo derretido e delicioso molho de tomate picante. Típico da cidade do Porto.

Pastel de Nata: novamente o rei da pastelaria

Além dos sanduíches, Portugal também se sobressai no ranking desenvolvido na área da pastelaria, com uma receita tradicional ocupando – pelo segundo ano consecutivo!!!- as duas primeiras posições: o Pastel de Nata e o Pastel de Belém. Ambos são feitos com massa folhada e creme de ovos.

O Pastel de Belém é, na verdade, um pastel de nata, só que produzido especificamente na antiga confeitaria de Belém, em Lisboa. Esse teria sido o local onde a receita foi criada.

Outro doce que aparece na lista, ocupando a 25ª posição na lista, é a Bola de Berlim. Trata-se de um doce recheado com creme de ovos e polvilhado com açúcar.

Quer viver na Europa?

Concretizar seu objectivo de morar na europa ou ter cidadania europeia, pode ser mais simples do que você pensa. Oferecemos suporte personalizado para tornar o processo de imigração mais acessível e descomplicado.

Melhor prato de frutos do mar do mundo é português!

Por fim, os pratos de frutos do mar portugueses também têm se destacado no cenário gastronômico mundial. A receita de Amêijoas à Bulhão Pato, por exemplo, foi eleita a melhor receita de frutos do mar do mundo pela Taste Atlas.

Feita com amêijoas, alho, coentros e azeite, é uma receita simples e deliciosa que faz sucesso em todo o mundo. Acredita-se que o prato tenha sido criado pelo poeta e gastrônomo Raimundo António de Bulhão Pato, no final do século XIX. Bulhão Pato era conhecido por sua paixão pela gastronomia e pela promoção da cozinha portuguesa em seus escritos.

Outro delicioso prato a integrar o ranking é o Polvo a Lagareiro, que combina a suculência do polvo cozido e macio com o sabor rico do azeite, alho e batatas douradas. O polvo é cozido até ficar tenro, cortado em pedaços e assado no forno, regado generosamente com azeite temperado e alho, juntamente com as batatas. Ficou em 44º lugar na lista.

Já o Arroz de Marisco português ocupa a 66ª posição no ranking de receitas à base de frutos do mar da Taste Atlas, é um prato de arroz com diversos tipos de mariscos e temperos.

Por fim, o famoso Bacalhau com Natas, ocupa a 67ª posição na lista. É um prato tradicional de bacalhau, batatas e creme de leite gratinado no forno. Acredita-se que a receita de Bacalhau com Natas tenha sido inspirada no prato francês Gratin dauphinois, um prato de batatas gratinadas com creme de leite, queijo e alho. No entanto, a receita portuguesa foi adaptada com o uso de bacalhau, um ingrediente muito popular na culinária nacional.

Queijo da Serra da Estrela, sabor inesquecível

O mesmo site também classificou, em fevereiro, os melhores queijos do mundo. E adivinha? Graças ao seu sabor marcante, o Queijo Serra da Estrela aparece no top 10 do ranking, na sétima posição.

O Queijo Serra da Estrela é um queijo artesanal produzido na região de mesmo nome, em Portugal. É um queijo de pasta mole, com sabor e aroma intensos, textura cremosa e consistência untuosa. O segredo do sabor e textura do Queijo Serra da Estrela está em sua receita tradicional e no processo de produção cuidadoso. O segredo do seu sabor e textura é o uso de leite cru de ovelha, a adição cuidadosa de sal e o processo de cura em ambiente fresco e úmido. Durante a cura, o queijo desenvolve seu sabor e aroma característicos, enquanto sua textura cremosa e untuosa é aprimorada pela formação de uma casca natural. Simplesmente delicioso!!

Viver cercado de boa comida

A gastronomia de Portugal tem muito a oferecer, e o reconhecimento em concursos gastronômicos internacionais só comprova isso. Com pratos deliciosos e tradicionais, a culinária portuguesa tem conquistado cada vez mais espaço e admiradores em todo o mundo.

Viver em um país que tem uma culinária tão rica e saborosa como a de Portugal é um privilégio para os amantes da boa mesa. Desde a variedade de pratos à qualidade dos ingredientes, a gastronomia portuguesa é uma verdadeira experiência para os sentidos. Além disso, poder desfrutar de iguarias premiadas internacionalmente, como o Pastel de Nata e as Amêijoas a Bulhão de Pato, é uma oportunidade única que só quem mora em Portugal pode ter.
Se você deseja morar em Portugal, um país que oferece uma das melhores culinárias do mundo, a Atlantic Bridge oferece serviços de consultoria para obtenção de vistos de residência em Portugal, ajudando você a realizar esse sonho de forma tranquila e segura.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Autor:

Atlantic Bridge

Você pode gostar também:
Did you know that the Portuguese have the tradition of not setting the table after supper on the 24th? And that they use natural pine trees at home? Find out what Christmas is like in Portugal.

Como é o Natal em Portugal?

Sabia que portugueses têm a tradição de não arrumar a mesa após a ceia do dia 24? E que utilizam pinheiros naturais em casa? Descubra como é o Natal em Portugal.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 6 min

21 de Dezembro, 2022

Existem várias opções de lugares para morar

Golfe em Portugal: Melhores Opções Para Jogar e Morar

Existem várias opções de lugares para morar, perto de campos de golfe em Portugal. Conheça os melhores campos e lugares onde viver e praticar este esporte!

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 6 min

11 de Setembro, 2023

We present in detail the cost of living in different cities in Portugal and which aspects weigh most heavily on the budget.

Custo de vida em Portugal: quanto custa viver no país em 2022

Apresentamos em detalhes o custo de vida em diferentes cidades de Portugal e quais aspectos mais que pesam no orçamento.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 17 min

5 de Dezembro, 2022

Discover how to invest in Portugal’s thriving real estate market with our comprehensive guide. Explore opportunities & legal requirements.

Golden Visa por aquisição de imóveis para reabilitação em Portugal: saiba tudo

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 8 min

6 de Setembro, 2019

Health insurance facilitates access to private health services in Portugal by offering cheaper rates for medical care.

Seguro saúde em Portugal

O seguro de saúde facilita o acesso aos serviços de saúde privada em Portugal, oferecendo tarifas mais baratas nos atendimentos médicos.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 8 min

8 de Novembro, 2022

Por que contratar uma Consultoria Imobiliária?

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 4 min

4 de Agosto, 2018