/
/
Lisboa é a melhor cidade portuguesa para viver, visitar e fazer negócio

10 de Agosto, 2022

Lisboa é a melhor cidade portuguesa para viver, visitar e fazer negócio

Lisboa é a melhor cidade portuguesa para viver, visitar e fazer negócios. É o que mostra o Portugal City Brand Ranking 2022, que analisou 380 municípios do país.
Lisbon is the best Portuguese city to live
Leitura: 3 min

Lisboa é a melhor cidade portuguesa para viver, visitar e fazer negócios. A capital do país continua afirmando-se como a marca municipal mais forte de Portugal, com uma forte projeção internacional para turistas, investidores, estudantes e profissionais e rivalizando com outras grandes cidades europeias. É o que mostra o Portugal City Brand Ranking© 2022, que analisou 380 municípios do país. A segunda colocação no ranking foi ocupada pelo Porto, medalha de prata em todas as categorias. Lisboa e Porto ocupam as primeiras colocações nesta pesquisa desde 2014.

Como morar em Lisboa: o guia para viver na capital portuguesa

Categoria Visitar:

Na categoria “Visitar” Albufeira ocupa pela primeira vez a terceira posição do ranking desde a edição de 2015, enquanto Portimão e Sintra conseguem os seus melhores resultados de sempre, agora na quarta e quinta posições, respectivamente. Ainda na categoria “Visitar”, Cascais sai pela primeira vez desde 2014 do Top 5, estando agora na 6ª posição. É seguida de Vila Nova de Gaia (7ª posição) que na edição de 2021 estreou no Top 10, e em 2014 nem aparecia em nenhuma das 25 primeiras posições do ranking.

Braga sai do Top 10 pela primeira vez desde 2015 e Matosinhos assume a 12º posição, seguido de Coimbra e Évora, ambos descendo duas posições.

Categoria Negócios:

Na categoria de Negócios, os municípios com melhor desempenho são Lisboa, Porto e Cascais. Braga subiu dois lugares, ficando na quarta posição e voltando ao lugar registado em 2015. Ainda no Top 5 está Coimbra. Leiria registou o melhor resultado de sempre ao subir três posições para o 6º lugar. Funchal aparece em seguida, na 7º colocação.

Como é desenvolvido o Portugal City Brand Ranking

A pesquisa, realizada pela Bloom Consulting há 8 anos, mede o desempenho socioeconômico de municípios portugueses nas dimensões de Negócios (Investimento), Visitar (Turismo) e Viver (Talento). Para tal foram analisados e contrastados dados estatísticos (económicos, turísticos e sociais) provenientes de mais de 5 mil fontes de informação, incluindo INE e Pordata.

Junto à coleta destes dados, o ranking também se baseou na medição de todas as pesquisas online referentes a esses municípios, realizadas nos principais motores de busca em todo o mundo. Nesse sentido, foram usadas milhões de combinações de palavras em múltiplos idiomas, utilizadas por potenciais turistas, investidores, trabalhadores, estudantes ou cidadãos em geral sobre países, regiões, municípios e cidades em todo o mundo.

Por fim, também foi ponderada as ações de comunicação e promoção levada a cabo por cada município, através do seu website e outras redes sociais. Os desenvolvedores do ranking defendem, que o primeiro ponto de inspiração para viajar, investir, procurar novo local para trabalhar ou estudar passa pela realização de pesquisas online.

O estudo tem por missão entender a realidade das marcas territoriais portuguesas e aferir o impacto que cada uma delas tem, a cada ano, na realidade de atração de talentos para o país.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Autor:

Atlantic Bridge

Você pode gostar também:
Meet 10 good and cheap cities to live in Portugal with excellent quality of life and infrastructure.

10 Cidades Boas e Baratas para Viver em Portugal

Conheça 10 cidades boas e baratas para viver em Portugal com excelente qualidade de vida e infra-estrutura.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 16 min

3 de Janeiro, 2023

Morar em Portugal com cidadania europeia: veja o passo a passo

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 5 min

13 de Fevereiro, 2019

Enchentes no Rio Grande do Sul: Como ajudar

Como Ajudar o Rio Grande do Sul

Reunimos aqui alguns órgãos e ONGs que estão trabalhando para ajudar as vítimas das enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul (RS), Brasil.

Silvia Resende

Autor:

Silvia Resende

Leitura: 5 min

15 de Maio, 2024

Ouro, Pedras Preciosas e Filigrana Portuguesa: Conheça a sua História

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 10 min

10 de Agosto, 2023

Vista aerea de Sevilla

Morar na Espanha: Guia Completo

Um estrangeiro pode morar na Espanha legalmente? Claro que sim! Explicamos aqui como isso é possível e como é viver no país!

Silvia Resende

Autor:

Silvia Resende

Leitura: 5 min

20 de Dezembro, 2023

The government of Portugal offers incentives for those who decide to live and work in the interior of the country

Incentivos para morar no interior de Portugal: veja como funcionam

O governo de Portugal oferece incentivos para quem decide morar e trabalhar no interior do país, através do Programa Emprego Interior MAIS.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 8 min

9 de Janeiro, 2023