10 de Agosto, 2022
Lisboa é a melhor cidade portuguesa para viver, visitar e fazer negócios. A capital do país continua afirmando-se como a marca municipal mais forte de Portugal, com uma forte projeção internacional para turistas, investidores, estudantes e profissionais e rivalizando com outras grandes cidades europeias. É o que mostra o Portugal City Brand Ranking© 2022, que analisou 380 municípios do país. A segunda colocação no ranking foi ocupada pelo Porto, medalha de prata em todas as categorias. Lisboa e Porto ocupam as primeiras colocações nesta pesquisa desde 2014.
Como morar em Lisboa: o guia para viver na capital portuguesa
Na categoria “Visitar” Albufeira ocupa pela primeira vez a terceira posição do ranking desde a edição de 2015, enquanto Portimão e Sintra conseguem os seus melhores resultados de sempre, agora na quarta e quinta posições, respectivamente. Ainda na categoria “Visitar”, Cascais sai pela primeira vez desde 2014 do Top 5, estando agora na 6ª posição. É seguida de Vila Nova de Gaia (7ª posição) que na edição de 2021 estreou no Top 10, e em 2014 nem aparecia em nenhuma das 25 primeiras posições do ranking.
Braga sai do Top 10 pela primeira vez desde 2015 e Matosinhos assume a 12º posição, seguido de Coimbra e Évora, ambos descendo duas posições.
Na categoria de Negócios, os municípios com melhor desempenho são Lisboa, Porto e Cascais. Braga subiu dois lugares, ficando na quarta posição e voltando ao lugar registado em 2015. Ainda no Top 5 está Coimbra. Leiria registou o melhor resultado de sempre ao subir três posições para o 6º lugar. Funchal aparece em seguida, na 7º colocação.
A pesquisa, realizada pela Bloom Consulting há 8 anos, mede o desempenho socioeconômico de municípios portugueses nas dimensões de Negócios (Investimento), Visitar (Turismo) e Viver (Talento). Para tal foram analisados e contrastados dados estatísticos (económicos, turísticos e sociais) provenientes de mais de 5 mil fontes de informação, incluindo INE e Pordata.
Junto à coleta destes dados, o ranking também se baseou na medição de todas as pesquisas online referentes a esses municípios, realizadas nos principais motores de busca em todo o mundo. Nesse sentido, foram usadas milhões de combinações de palavras em múltiplos idiomas, utilizadas por potenciais turistas, investidores, trabalhadores, estudantes ou cidadãos em geral sobre países, regiões, municípios e cidades em todo o mundo.
Por fim, também foi ponderada as ações de comunicação e promoção levada a cabo por cada município, através do seu website e outras redes sociais. Os desenvolvedores do ranking defendem, que o primeiro ponto de inspiração para viajar, investir, procurar novo local para trabalhar ou estudar passa pela realização de pesquisas online.
O estudo tem por missão entender a realidade das marcas territoriais portuguesas e aferir o impacto que cada uma delas tem, a cada ano, na realidade de atração de talentos para o país.
Autor:
Atlantic Bridge
O global moving envolve muitas questões complexas, sobretudo quando se fala em patrimônio financeiro. Entender as leis fiscais e tributárias do país de destino pode ser difícil, tornando essencial a ajuda de especialistas.
Autor:
Atlantic Bridge
11 de Abril, 2023