/
/
Melhores Praias do Algarve (E Mais Bonitas!)

13 de Junho, 2024

Melhores Praias do Algarve (E Mais Bonitas!)

Descubra as melhores praias do Algarve! Saiba tudo: onde ficam, melhor época para visitar e o que cada uma delas tem de melhor a oferecer.
Leitura: 12 min

O Algarve, no sul de Portugal, é um paraíso banhado pelo sol. Famoso por concentrar as mais belas praias de Portugal e da Europa, reúne cenários de tirar o fôlego, com formações rochosas impressionantes, falésias douradas, grutas misteriosas, água cristalina e enseadas abrigadas. Nesse artigo vamos listar as melhores praias do Algarve, onde ficam, melhor época para visitar e o que cada uma delas tem de melhor a oferecer.

Quer viver na Europa?

Concretizar seu objectivo de morar na europa ou ter cidadania europeia, pode ser mais simples do que você pensa. Oferecemos suporte personalizado para tornar o processo de imigração mais acessível e descomplicado.

Ao longo de seus quase 150 quilômetros de costa, o Algarve reúne muitas praias que ostentam o prestigiado prêmio Bandeira Azul, de qualidade da água. Não é à toa que a região foi classificada como melhor destino de praia do mundo pelo Global World Travel Awards por diversos anos consecutivos!

Somado à beleza natural, possuem também um clima perfeito para aproveitar ao máximo o verão. Com temperaturas da água na casa dos 20 graus, as águas  convidam para mergulhos refrescantes e a prática de diversos esportes aquáticos, como natação, surfe, bodyboard, stand-up paddle, caiaque e muito mais. 

Além de tudo isso, muitas das melhores praias do Algarve são concessionadas e, por isso, contam com uma excelente infra-estrutura, balneários, espreguiçadeiras e restaurantes onde poderá degustar o melhor da culinária lusitana.

Mapa de praias do Algarve

Onde fica o Algarve?

Antes de enumerar as nossas praias favoritas, é importante esclarecer algumas informações sobre a região. 

A primeira delas é que o Algarve não é uma cidade nem um distrito. Na verdade, o Algarve é uma região formada por 16 municípios (concelhos), distribuídos entre dois distritos. Situa-se no extremo sul de Portugal, entre o Alentejo e o leste da Espanha, a uma distância de 280 km de Lisboa e 600 km do Porto. Entre as principais cidades do Algarve, podemos citar Loulé, Albufeira, Portimão, Lagos e Faro. Esta última abriga o principal aeroporto da região.  

Além das praias, o Algarve é famoso pelas suas vilas pitorescas, campos de golfe de classe mundial e uma rica cultura histórica.

Vale destacar que o sul de Portugal foi a última parte do país a ser reconquistada pelos cristãos aos mouros, que ocuparam o país de 711 e 1249. Desse modo, trata-se da região do país onde mais se identifica a influência muçulmana, presente na cultura, arquitetura, na gastronomia e modo de vida da região. Um exemplo são as casas brancas com chaminés rendilhadas típicas da arquitetura moura. Também podemos citar a culinária algarvia, que é uma mistura de influências mouras e mediterrâneas. Pratos como a cataplana de marisco e o uso de especiarias como o açafrão são heranças diretas desta ocupação. 

Por fim, podemos apontar também a presença de palavras de origem árabe no idioma português. Observe os nomes das cidades da região: Aljezur, Albufeira… 

Onde estão as melhores praias do Algarve? Barlavento ou Sotavento?

A costa algarvia pode ser dividida entre Barlavento e Sotavento, que são expressões náuticas usadas para designar a direção em que o vento sopra.

Barlavento Algarvio:

Zona oeste ou ocidental do Algarve, lado que recebe o vento. Situa-se na faixa entre Vila do Bispo e Albufeira. As praias do Barlavento têm águas mais frias e maior ondulação. São ideais para quem gosta de surf e desfrutar de paisagens dramáticas, com inusitadas formações rochosas.

Municípios:

  1. Albufeira
  2. Alcoutim
  3. Aljezur
  4. Monchique
  5. Lagoa
  6. Lagos
  7. Portimão
  8. Silves
  9. Vila do Bispo

Sotavento Algarvio:

Trata-se da zona leste ou oriental do Algarve, no lado que sopra o vento. São praias extensas com areia fina, pouca profundidade e águas mais quentes e tranquilas. São perfeitas para nadar e relaxar.

Municípios:

  1. Castro Marim
  2. Faro
  3. Loulé
  4. Olhão
  5. São Brás de Alportel
  6. Tavira
  7. Vila Real de Santo António

Época balnear no Algarve: 

A época balnear em Portugal é o período durante o qual as praias estão oficialmente abertas para banhos e são vigiadas por nadadores-salvadores. Nesse período são realizadas análises para avaliar se a qualidade das águas. Além disso, são instalados banheiros e balneários para maior comodidade dos banhistas. 

A época balnear costuma decorrer de modo progressivo, geralmente entre 1 de junho e 31 de outubro. Em 2024, no Algarve, se iniciou a 15 de maio, em Albufeira.

Por que conhecer as praias do Algarve?

  • Beleza natural: destaque para grutas e falésias coloridas;
  • Premiadas: O Algarve recebeu por 10 vezes, 5 delas consecutivas o prêmio de Melhor Destino de Praia da Europa (o que aconteceu em 2012, 2013, 2015, 2016, 2017, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023).
  • Variedade: há praias familiares, praias mais agitadas, praias escondidas acessíveis por trilha, praias totalmente desertas, e até mesmo praias com acesso para pessoas com deficiência.
  • Qualidade da água: Muitas delas têm Bandeira Azul, um prêmio internacional que reconhece a qualidade da água, da areia e das instalações.
  • Seguras: águas calmas e vigiadas por salva-vidas na época alta.
  • Ótima infraestrutura: muitas praias com restaurantes, banheiros, chuveiros, bares, lojas, estacionamento e aluguel de espreguiçadeiras e guarda-sóis.
  • Possibilidade de praticar esportes náuticos: Entre eles natação, surfe, bodyboard, windsurf, kitesurf, stand-up paddle, caiaque, canoagem, mergulho e snorkeling.
  • Clima: Com mais de 300 dias de sol por ano, o Algarve possui verões longos, quentes e secos, e invernos amenos e úmidos. A temperatura média anual do ar é de 18 graus celsius, semelhante à temperatura da água. Julho, mês mais ensolarado, conta com 13 horas de sol por dia. 
  • Gastronomia: Muitas das suas praias contam com ótimos restaurantes nas proximidades, que servem pratos típicos da região. Destaque para o peixe fresco, amêijoas e os pratos típicos como o frango piri-piri (picante). 

Melhores praias do Algarve

Conheça abaixo a nossa seleção!

Praia da Marinha, vista por dois ângulos diferentes.

Praia da Marinha, Lagoa

Desde já, começamos nossa seleção por uma das mais famosas praias do Algarve, frequentemente listada entre as melhores do mundo por publicações e sites de viagens, como o Guia Michelin e a Condé Nast Traveller.

Verdadeiro cartão postal da região, esta jóia é acessível através de uma escadaria instalada nas rochas. Está localizada no concelho de Lagoa, entre Carvoeiro e Armação de Pêra, duas outras praias famosas da rergião. Aqui, o destaque vai para suas formações rochosas, túneis naturais e água azul turquesa. Sua imagem mais icônica é a de uma rocha com dois arcos naturais que, quando vista de cima, cria o formato de  um coração (ver foto anterior).

Gruta de Benagil, no Algarve
Gruta de Benagil

Benagil, Lagoa

Você certamente já tinha visto a Gruta de Benagil, impressionante atração da Praia de Benagil, que está localizada numa pequena vila de pescadores, entre Carvoeiro e Armação de Pêra. Esta caverna é famosa mundialmente pela sua cúpula natural, com um buraco no topo que deixa entrar a luz do sol, criando um cenário espetacular formado ao longo de milhares de anos de erosão. Isso sem falar que as cores e texturas das rochas dentro da caverna são de tirar o fôlego!

O acesso à gruta é pelo mar, seja por caiaque, stand-up paddle, barco ou nadando. Essa exclusividade aumenta a sua aura de mistério e beleza.

Dessa forma, a Gruta de Benagil é frequentemente mencionada em listas de “melhores grutas marinhas do mundo” por diversas publicações e sites de viagem. Merecido!

Praia do Carvoeiro, uma das melhores praias do Algarve
Praia do Carvoeiro

Praia do Carvoeiro, Lagoa

A Praia do Carvoeiro é uma joia escondida no litoral algarvio. Localizada junto a uma falésia, essa pequena e bela praia é cercada por casas brancas de pescadores e veranistas. Seu areal é abrigado e muito procurado pelos banhistas. Você encontrará barcos de pescadores descansando na areia, além de passeios de barco que exploram as belíssimas grutas e algares nas redondezas. A atmosfera é encantadora, e a vila do Carvoeiro, com seus restaurantes, bares e esplanadas, se mistura harmoniosamente com a praia. É o lugar perfeito para passar um dia inteiro: estenda sua toalha, faça uma pausa para o almoço nos restaurantes locais, explore as lojinhas e, se quiser, caminhe pelos mais de 500 metros de passadiços, desde o Algar Seco até as ruínas do Farol da Nossa Senhora da Conceição.

Praia de Dona Ana

Praia de Dona Ana, Lagos 

Em busca de uma praia com águas cristalinas, ideal para banhos de sol, natação e snorkeling? Acaba de encontrar! Situada em Lagos, a Praia de Dona Ana é um refúgio natural encantador e fica ao lado de outra praia famosa, a Praia do Camilo. 

Já foi eleita a praia mais bonita do mundo pela Condé Nast Traveller em 2013. Localizada perto do centro de Lagos, você pode chegar até lá a pé. 

Ela é pequena em largura e comprimento, com gigantescos penhascos escarpados moldados pela erosão. Essas estruturas calcárias acidentadas resultaram em arcos, pilares e cavernas. Além de proporcionar uma paisagem visualmente impressionante, essas formações oferecem oportunidades de exploração. Trilhas cênicas e mirantes proporcionam vistas panorâmicas do litoral e do Oceano Atlântico.

Apesar de seu areal pequeno, a Praia Dona Ana oferece comodidades como estacionamento, banheiros, mirantes, um restaurante e aluguel de cadeiras e barracas de praia. O acesso é feito por escadarias, e até caiaques estão disponíveis para explorar as águas. É um lugar que cativa todos os sentidos e convida à contemplação e ao relaxamento. Experimente ir na maré baixa. 

Praia da Falésia

Praia da Falésia, Albufeira

Como seu nome sugere, esta é uma extensa praia de areia fina e dourada, com falésias vermelhas, encimadas por uma rica vegetação. Possui águas rasas e calmas, perfeitas para praticar esportes como stand up paddle e caiaque. O extenso areal se estende entre Olhos de Água (Albufeira) a Vilamoura (Loulé) também é ideal também para longas caminhadas, sendo conhecida pela sua beleza natural e tranquilidade. Destaca-se o fácil acesso em transportes públicos.

Costuma estar classificada entre as melhores praias da Europa em diversos guias de viagem e publicações turísticas. Em 2024, foi eleita a melhor do mundo nos Traveller´s Choice Awards (Tripadvisor).

A Praia da Rocha costuma ficar lotada no verão

Praia da Rocha, Portimão

Gosta de socializar? A Praia da Rocha, situada em Portimão, é uma das praias mais famosas e movimentadas do Algarve. Com uma extensa faixa de areia dourada, animados bares de praia, atividades aquáticas e uma vida noturna agitada, ela atrai visitantes de todo o mundo. 

As imponentes falésias de arenito proporcionam um cenário dramático para a costa, que ficarão registrados na sua memória. A areia macia convida a banhos de sol e diversão à beira-mar. Além disso, a Praia da Rocha é uma excelente escolha para famílias, oferecendo uma variedade de atividades para todos aproveitarem ao máximo!

Vilamoura

Praia de Vilamoura, Loulé

Vilamoura é um dos principais destinos do Algarve,  e abriga a maior marina de Portugal, inaugurada em 1974. Sua praia está localizada próximo a vila de mesmo nome. Com hotéis de luxo, casas de férias, restaurantes, cassino, parque aquático, comércio e serviços, a região é conveniente e acessível a pé.  

Justamente por essa comodidade, a Praia de Vilamoura é uma área lotada, sobretudo nos meses de férias de verão: julho e agosto. É bastante animada a qualquer hora, até mesmo à noite, com bares com um ambiente chillout ou de festa.

Vilamoura é um destino popular para golfistas durante todo o ano, com 5 campos diferentes. Veja aqui nosso artigo sobre golfe em Portugal.

Ilha da Fuseta, Olhão

Perto da Vila de Fuseta, a 10km da cidade de Olhão, está a Praia da Fuseta. Dá para chegar nela a pé a partir do centro da vila e possui estacionamento nas proximidades. A praia é pequena, mas encantadora, com areia dourada e águas calmas e rasas, sendo bastante procurada pelas famílias locais. A área é excelente para observação de aves e passeios ecológicos, com várias trilhas e passeios de barco disponíveis para explorar a fauna e flora locais.

Se quiser mais tranquilidade, vá além. Localizada bem perto, está a Ilha da Fuseta, um dos segredos mais bem guardados do Algarve. Por causa da sua localização, a ilha funciona como uma barreira natural da Praia da Fuseta, protegendo-a das ondas do oceano. A ilha separa o Oceano Atlantico da Ria Formosa e integrando a área classificada como Parque Natural. Sendo assim, só é acessível por barco a partir da Fuseta ou de Olhão. Sua extremidade nascente está virada para a vizinha Ilha de Tavira, e também tem o nome de Praia da Barra Nova. Aqui, conte com águas calmas no verão e dunas que se estendem por quilômetros.

Forte e praia Cacela Velha ou Praia da Fábrica, entre as melhores praias do Algarve
Forte de Cacela Velha

Praia de Cacela Velha ou Praia da Fábrica, Vila Real de Santo António

Se você prefere o sossego de uma praia pouco frequentada, outra boa opção é a Praia da Fábrica (nome oficial pois havia ali uma fábrica de tijolos), no Sotavento Algarvio. Aqui, poderá desfrutar de mais de 1 km de areia clara e fina banhada por água calma e quente. Esta é mais uma das ilhas-barreira que integram o Parque Natural da Ria Formosa. Já foi premiada pela revista Condé Nast Traveler e o jornal The Guardian.

Esta praia localiza-se a cerca de 15 minutos de Tavira, em uma ilha em frente à Vila de Cacela Velha. Trata-se de uma das poucas povoações da costa do Algarve onde não impera o turismo de massas, devido às restrições à construção imobiliária.

Também aqui, o acesso se faz por barco (barqueiro). Neste caso, a partir do Sítio da Fábrica. A travessia de barco custa 1,50€. Os mais corajosos podem se aventurar e atravessar a pé, na maré baixa, mas isso não é recomendado.

Estamos falando de uma praia pouco movimentada, com pouca infraestrutura de apoio, sem restaurantes onde comer e beber. Ou seja, caso deseje passar o dia, será preciso levar alimentos. Adicionalmente, o estacionamento também é reduzido e exige uma longa caminhada para chegar à praia. Apesar disso, o esforço se compensa com o visual e a tranquilidade do local.

Uma curiosidade: a Praia da Fábrica é uma praia pet friendly, onde você poderá levar o seu cão, inclusive a banhos! 

Dicas para aproveitar as melhores praias do Algarve!

O Algarve fica lotado durante o verão, por isso, programe-se com antecedência, não só para garantir um lugar para ficar, como também para encontrar preços melhores.

Se puder, evite os meses de julho e agosto, preferindo junho e setembro, que são mais tranquilos e igualmente quentes.

Lembre-se que o Algarve não apenas possui hotéis e resorts de luxo, como também uma excelente oferta de alojamento local, a preços mais acessíveis.

Uma vez na praia, aproveite para experimentar as Bolas de Berlim recheadas com creme de ovos ou Nutella. A iguaria é uma espécie um pão frito e coberto com açúcar e canela, parecido com o Sonho brasileiro.

Se gosta de aventura, não deixe de conhecer trilhas e praticar esportes náuticos.

Por fim, para os amantes de passeios de barco, existem muitas opções, incluindo pesca em alto mar, observação de golfinhos e tubarões, e visita a grutas marítimas.

Ficou com vontade de passar uma longa temporada no Algarve? Fale com nossos consultores e conheça os vistos para nômade digital, aposentado e investidor. Resida numa das regiões mais desejadas de Portugal!! Clique aqui para falar conosco

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Silvia Resende

Autor:

Silvia Resende

Você pode gostar também:
Living in Spain or Portugal? Both the Portuguese and the Hispanic countries have advantages and disadvantages. They also have things in common: incredible landscapes and wonderful cuisine! See here the comparison between them!

Morar na Espanha ou Portugal? Saiba qual é melhor para viver

Morar na Espanha ou Portugal? Tanto o país luso quanto o país hispânico possui vantagens e desvantagens. Eles também têm coisas em comum: paisagens incríveis e gastronomia maravilhosa! Veja aqui a comparação entre eles!

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 11 min

9 de Maio, 2023

Mercado imobiliário português em 2019: entenda a valorização no país

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 5 min

16 de Abril, 2019

Prato de Paella que é prato da Culinária Espanhola: O Melhor da Comida Típica da Espanha

Culinária Espanhola: O Melhor da Comida Típica da Espanha

Descubra o melhor culinária espanhola: curiosidades históricas, pratos icônicos e dieta mediterrânea. Saiba por que a comida típica da Espanha é reconhecida mundialmente.

Silvia Resende

Autor:

Silvia Resende

Leitura: 7 min

12 de Fevereiro, 2024

Conhece a Lei da Memória Democrática? Ela simplifica o acesso à cidadania espanhola para netos

Contagem Regressiva: Tirar Cidadania Espanhola (Netos e Bisnetos)

Renovada a Lei da Memória Democrática! Saiba como ela simplifica o acesso à cidadania espanhola para filhos netos, e até bisnetos.

Silvia Resende

Autor:

Silvia Resende

Leitura: 3 min

1 de Dezembro, 2023

Pessoa faz a prova de português para pedido de cidadania portuguesa

Prova de português para aquisição de cidadania portuguesa

Saiba tudo sobre a prova de português para aquisição de cidadania portuguesa: quem precisa fazer, onde, como é, e quanto custa.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 8 min

20 de Setembro, 2022

Capela das Almas, uma das igrejas mais bonitas de Portugal

Top 10 Igrejas Mais Bonitas de Portugal 

Na sua opinião, quais as igrejas mais bonitas de Portugal? Conheça a nossa seleção e veja se concorda conosco!

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 13 min

28 de Abril, 2024