/
/
/
Mestrado em Portugal: Um Caminho para Viver no País

4 de Abril, 2023

Mestrado em Portugal: Um Caminho para Viver no País

Ingressar num mestrado em Portugal é uma maneira simples e acessível de obter a residência em Portugal. Veja aqui como se candidatar.
Entering a master's degree in Portugal is a simple and affordable way to obtain residency in Portugal. See here how to apply.
Leitura: 9 min

Portugal é um país cada vez mais procurado por estudantes de todo o mundo que desejam realizar um mestrado no exterior. Isso se deve principalmente à alta qualidade da educação oferecida no país, ao baixo custo dos cursos e ao fato de as universidades portuguesas terem parcerias com várias instituições de prestígio em todo o mundo. Ingressar num mestrado em Portugal é também uma maneira simples e acessível de obter um visto de residência em Portugal, sendo uma opção interessante para aqueles que desejam viver no país, mas não têm cidadania portuguesa.

Quando um estudante é aprovado em um programa de mestrado, ele tem a possibilidade de solicitar um visto de estudo que lhe permitirá residir no país durante todo o período do curso. E depois de concluir o curso, poderá solicitar uma nova autorização de residência, com validade de um ano, para buscar emprego na área em que se especializou. Essa é uma opção muito comum para aqueles que desejam se mudar para Portugal, já que após cinco anos de residência legal, o estrangeiro pode se tornar elegível para obter a cidadania portuguesa.

Nesse artigo vamos explicar como funcionam os cursos de mestrado em Portugal, custos envolvidos, processos de seleção, documentos exigidos e calendário de candidaturas para que possa planejar seus estudos no país. As candidaturas já estão abertas, por isso se está interessado no assunto, comece agora o seu planejamento!

Quer viver na Europa?

Concretizar seu objectivo de morar na europa ou ter cidadania europeia, pode ser mais simples do que você pensa. Oferecemos suporte personalizado para tornar o processo de imigração mais acessível e descomplicado.

Como funciona um mestrado em Portugal?

Quem concluiu a graduação (licenciatura ou 1º ciclo), pode prosseguir com os estudos realizando um mestrado, que em Portugal é conhecido como 2º Ciclo. No entanto, é importante destacar que há uma distinção entre o Mestrado Integrado e o 2º Ciclo.

  • Mestrado Integrado: com duração de 5 ou 6 anos, incorpora a graduação em um curso único.
  • 2º Ciclo: é uma formação acadêmica com duração de 3 a 4 semestres, voltada para aqueles que já concluíram uma graduação. Diferente do Mestrado Integrado, o 2ºCiclo não faz parte da formação inicial do aluno e é uma opção de especialização após a graduação.

Sistema de créditos, disciplinas e recurso

Os mestrados em Portugal seguem o sistema europeu de créditos (ECTS), com exigência de 120 ECTS para conclusão do curso. As disciplinas são chamadas de “cadeiras” e cada uma corresponde a uma quantidade de créditos. O processo de recuperação é chamado de “recurso” e é pago. Além disso, a nota máxima é 20. Para ser aprovado é necessário obter uma média de pelo menos 10.

Universidades públicas ou privadas?

As universidades públicas não são gratuitas, mas costumam ser mais baratas que as privadas. Algumas universidades públicas podem cobrar uma taxa de matrícula para estudantes estrangeiros, enquanto outras, não. Além disso, as universidades públicas costumam ter uma oferta maior de mestrados e uma maior tradição acadêmica.

Foco no mercado de trabalho

O mestrado em Portugal tem um foco mais voltado para o mercado de trabalho do que para a carreira acadêmica. Embora a produção de artigos científicos possa ocorrer em alguns cursos, geralmente a dissertação é a principal forma de conclusão do ciclo de estudo.

Como Estudar em Portugal: Guia Completo para Estudar no País

Fala-se inglês nos cursos de mestrado em Portugal?

Sim, em muitas universidades portuguesas, especialmente nas públicas, o inglês é um idioma bastante utilizado e uma opção para muitos cursos de mestrado. Isso se deve ao fato de que Portugal recebe muitos estudantes internacionais e quer oferecer uma educação de qualidade para eles. Além disso, muitos cursos têm um enfoque global ou têm professores e pesquisadores internacionais que se comunicam em inglês. É importante verificar com antecedência os idiomas de instrução de cada curso antes de se candidatar.

Qual o período de inscrição para mestrado em Portugal?

O período de candidaturas para mestrado em Portugal pode variar dependendo da universidade e do curso. Normalmente, o período de candidaturas ocorre no final do ano anterior ao início do ano letivo, entre dezembro e fevereiro, mas em algumas instituições pode se estender até julho. Também podem acontecer em várias fases, sendo que a 1º fase (janeiro/fevereiro) é a que costuma oferecer maior número de vagas.

Na Universidade do Porto, por exemplo, a 2ª fase de candidaturas está decorrendo neste momento e vai até 21 abril. A 3ª fase vai até 25 julho.

Quais as melhores universidades de Portugal?

Existem diversas universidades em Portugal bem conceituadas em diferentes áreas de estudo. Estas instituições costumam integrar rankings mundiais, como o QS World University Rankings, o Times Higher Education World University Rankings, bem como o Webometrics Ranking of World Universities.

Algumas das universidades portuguesas mais renomadas e reconhecidas internacionalmente são:

  • Universidade de Lisboa (ULisboa)
  • Universidade do Porto (UP)
  • Universidade de Coimbra (UC)
  • Universidade Nova de Lisboa (NOVA)
  • Universidade de Aveiro (UA)
  • Universidade do Minho (UMinho)
  • Instituto Superior Técnico (IST)
  • Universidade Católica Portuguesa (UCP)

É importante destacar que a escolha da melhor universidade pode variar de acordo com o curso e a área de interesse do estudante. É recomendável pesquisar sobre a reputação do curso e da instituição antes de fazer uma escolha definitiva.

Quais os melhores cursos de mestrado em Portugal?

É difícil apontar os melhores, mas é possível citar alguns cursos de mestrado que foram classificados como os melhores em Portugal em suas áreas e também são reconhecidos internacionalmente por sua excelência acadêmica e reputação:

  • Engenharia Aeroespacial na Universidade do Porto
  • Estudos Europeus na Universidade de Lisboa
  • Estudos de Desenvolvimento na Universidade Nova de Lisboa
  • Ciências do Mar na Universidade do Algarve
  • Arquitetura na Universidade de Coimbra
  • Ciência de Dados e Tecnologias da Informação na Universidade do Porto
  • Marketing na Nova School of Business and Economics
  • Saúde Pública na Universidade do Porto
  • Direito Internacional na Universidade de Lisboa
  • Gestão na Católica Lisbon School of Business and Economics

Quanto custa fazer um mestrado em Portugal?

O custo de um mestrado pode variar dependendo da instituição de ensino e do curso escolhido. Em Portugal, as mensalidades são chamadas de “propinas”. Em média, o valor anual de um curso pode variar de cerca de 1.000 euros a 7.000 euros para estudantes internacionais. É importante ressaltar que os estudantes estrangeiros geralmente pagam mais do que estudantes portugueses e da União Europeia. Ou seja: quem tem cidadania portuguesa paga menos para estudar nas universidades do país.

Quais as universidades mais baratas de Portugal?

Algumas universidades públicas, como a Universidade de Lisboa, Universidade do Porto e a Universidade do Minho, costumam ter preços mais acessíveis em comparação com as universidades privadas.

Quem pode se candidatar ao mestrado?

Podem se candidatar ao Mestrado (2º Ciclo) em Portugal os estudantes que tenham concluído uma Licenciatura (1º Ciclo) ou um curso equivalente, tanto em Portugal quanto no exterior, desde que reconhecido por uma instituição de ensino superior portuguesa.

É importante lembrar que cada universidade pode ter requisitos específicos para a admissão em seus programas de mestrado. As informações e exigências de cada instituição costumam estar contidas nos editais de candidatura.

Precisa de ajuda na seleção de um curso? Clique Aqui e Fale com Um Especialista >

Quais os documentos necessários no processo seletivo?

Os documentos variam de acordo com cada mestrado e universidade. Os mais comuns são:

  • Documentos de identificação: passaporte;
  • Documentos da graduação: diploma, histórico de notas e média acadêmica;
  • Currículo profissional;
  • Currículo acadêmico: certificados de cursos extras, artigos publicados em revistas científicas, palestras, seminários, participação em congressos etc;
  • Carta de interesse: geralmente é pedido que o candidato escreva uma carta explicando a razão do seu interesse e o seu objetivo;
  • Carta de recomendação: pode ser feita por algum antigo professor da sua graduação (seu orientador, por exemplo) ou algum especialista na sua área com o qual você.

Quais os requisitos para ser aceito?

Os requisitos para ser aceito em um mestrado em Portugal geralmente incluem:

  • Ter concluído uma graduação (licenciatura, bacharelado ou equivalente) na área ou em áreas afins ao curso de mestrado desejado.
  • Apresentar documentos como diploma, histórico escolar e média acadêmica da graduação.
  • Algumas universidades podem exigir comprovação de proficiência em língua portuguesa ou inglesa, dependendo da língua de ensino do curso.
  • Documentos comprobatórios de experiência profissional na área ou em áreas afins ao curso, como currículo e carta de recomendação.
  • Em alguns casos, pode ser necessário apresentar uma carta de motivação ou projeto de pesquisa.
  • Cumprir com os prazos e requisitos do processo de candidatura estabelecidos pela universidade.

Muitas universidades realizam entrevistas (virtuais ou presenciais) com os candidatos, que geralmente são feitas pelo coordenador do curso escolhido. Vale destacar que o currículo profissional do candidato costuma ter bastante peso nas seleções.

Quanto tempo dura um mestrado em Portugal?

A duração do 2º Ciclo é de 3 a 4 semestres.

Como conseguir uma bolsa de estudos para o mestrado?

Existem bolsas de estudo e programas de financiamento disponíveis para estudantes internacionais que desejam fazer um mestrado em Portugal, tanto de entidades públicas quanto privadas. Aqui estão algumas possibilidades:

  • Bolsas oferecidas pelas próprias universidades: algumas universidades portuguesas oferecem bolsas de estudo para alunos de mestrado. Verifique as informações diretamente com aquela onde deseja estudar.
  • Bolsas oferecidas pelo governo: o governo português oferece diversas bolsas de estudo para estudantes internacionais. Uma das principais é a Bolsa de Estudo do Governo Português (BEGP), que está disponível para estudantes de países parceiros da Cooperação Portuguesa.
  • Bolsas oferecidas por organizações internacionais: algumas organizações internacionais, como a Fundação Ford, a Fundação Gates e a Fundação Rockefeller, oferecem bolsas de estudo para estudantes internacionais.
  • Bolsas oferecidas pela União Europeia: o programa mais conhecido é o Erasmus+ .
  • Bolsas de estudo para estudantes brasileiros: existem algumas opções de bolsas de estudo específicas para estudantes brasileiros que desejam fazer mestrado em Portugal. Algumas delas são a Bolsa Top España, oferecida pelo Santander Universidades, e a Bolsa Luso-Brasileira Santander Universidades, oferecida em parceria com a Universidade de Coimbra. Há também as opções do CAPES e CNPq, que são as principais agências de financiamento no Brasil.

As bolsas de estudo costumam ser muito concorridas e geralmente possuem critérios específicos de seleção. É importante fazer essa pesquisa com bastante antecedência e se preparar bem para conseguir uma bolsa de estudo.

Como escolher um curso de mestrado em Portugal?

Ao escolher um curso de mestrado em Portugal, é importante considerar alguns fatores, como:

  • Área de interesse: escolha uma área de estudo que esteja alinhada com seus interesses e objetivos de carreira.
  • Credibilidade da universidade: pesquise sobre a reputação da universidade em que o curso é oferecido. É importante escolher uma instituição reconhecida e respeitada no mercado de trabalho.
  • Corpo docente: verifique a qualificação e experiência dos professores que irão lecionar no curso. Isso pode impactar diretamente na qualidade do ensino e na sua formação acadêmica.
  • Estrutura curricular: analise a grade curricular do curso e verifique se ela está alinhada com seus objetivos de aprendizado e carreira.
  • Oportunidades de estágio e pesquisa: verifique se a universidade oferece oportunidades de estágio e pesquisa na sua área de interesse. Essas experiências podem ser fundamentais para aprimorar seu conhecimento e desenvolver habilidades práticas.
  • Custo: leve em consideração o custo do curso, incluindo as taxas de matrícula, moradia e alimentação. Certifique-se de que o curso se encaixa no seu orçamento.
  • Localização: considere a localização da universidade e verifique se ela oferece a infraestrutura necessária para atender às suas necessidades.

Observe que alguns cursos são mais renomados em determinadas universidades. Por exemplo, a área do Direito tem a Universidade de Coimbra como referência mundial. Os cursos ligados a Engenharia e Medicina são bem avaliados nas universidades de Lisboa e Porto. A Universidade da Beira Interior tem encontrado prestígio em seus cursos na área da Saúde.Já a Universidade do Minho é bastante procurada pelos cursos de Arquitetura e em áreas de tecnologia.

Considerações finais

Portugal é um destino popular para estudantes que desejam obter um mestrado no exterior e ampliar seus horizontes acadêmicos e profissionais, uma vez que oferece programas de alta qualidade a baixo custo, universidades de renome e oportunidades de financiamento.

Para estrangeiros que sonham em viver em Portugal, fazer um mestrado pode ser uma excelente opção, uma vez que permite o acesso a um visto de estudo, que autoriza a residência legal no país durante todo o período do curso. Além disso, ao final do mestrado, o estudante pode solicitar uma autorização de residência para buscar emprego na área em que se especializou, aumentando as chances permanecer no país. Por fim, como referido anteriormente, após 5 anos morando legalmente em território português, o estrangeiro poderá solicitar sua cidadania portuguesa.

É importante destacar ainda que Portugal é um país com uma cultura rica e diversa, além de oferecer excelente qualidade de vida, com clima ameno, boa gastronomia e atrações turísticas fascinantes. Com um visto de estudante, o estrangeiro terá a oportunidade de explorar tudo o que o país tem a oferecer enquanto desenvolve suas habilidades acadêmicas e profissionais.

Se você está interessado em estudar no exterior e expandir seus horizontes acadêmicos, considere realizar um mestrado em Portugal. Entre em contato com a Atlantic Bridge para obter mais informações.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Autor:

Atlantic Bridge

Você pode gostar também:
Portugal has a digital nomad visa. Its main requirement is to have an average monthly income of 2

D8 Portugal: Visto para Nômade Digital

Portugal possui um visto para nômade digital (D8). Seu principal requisito é possuir um rendimento médio mensal correspondente a 3.280 euros.

Silvia Resende

Autor:

Silvia Resende

Leitura: 5 min

10 de Julho, 2023

Os brasileiros que adquirem outra nacionalidade não perdem mais a cidadania brasileira. A partir de agora

Brasil Permite Dupla Cidadania: Novidade Acaba de Ser Aprovada

Os brasileiros que adquirem outra nacionalidade não perdem mais a cidadania brasileira. A partir de agora, o Brasil permite dupla cidadania.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 2 min

14 de Setembro, 2023

The Spanish Golden Visa is one of the most successful in the world

Golden Visa Espanha Chegou ao Fim?

Golden Visa Espanha, um dos mais bem-sucedidos do mundo, está prestes a terminar. Saiba aqui sobre as últimas atualizações!

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 7 min

9 de Abril, 2024

How are laws made or changed in Portugal? We explain here how the legislative process works in relation to the future of the Golden Visa program in the country.

Fim do Golden Visa: Entenda Como Leis São Alteradas em Portugal

Como são feitas ou alteradas as leis em Portugal? Explicamos aqui como funciona o processo legislativo aplicado ao futuro do programa Golden Visa no país.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 4 min

2 de Maio, 2023

We have selected the best New Year's Eve parties 2022-2023 in Porto

Passagem de Ano no Porto: Onde Celebrar

Veja as melhores festas de Passagem de Ano de 2023-2024 no Porto, Portugal. Descubra os locais, atrações e preços!

Silvia Resende

Autor:

Silvia Resende

Leitura: 5 min

16 de Dezembro, 2023

Saiba tudo sobre a ETIAS

ETIAS: a autorização de viagem que será exigida na Europa

Saiba tudo sobre a ETIAS, a autorização de viagem necessária na Europa. Fique por dentro das regras e requisitos para viajar pelo continente.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 4 min

31 de Maio, 2023