/
/
Morar na Espanha: Guia Completo

20 de Dezembro, 2023

Morar na Espanha: Guia Completo

Um estrangeiro pode morar na Espanha legalmente? Claro que sim! Explicamos aqui como isso é possível e como é viver no país!
Vista aerea de Sevilla
Leitura: 5 min

Morar na Espanha é uma experiência inesquecível. Digo por experiência própria. É um país de rica cultura, paisagens deslumbrantes e uma gastronomia espetacular! As principais cidades da Espanha oferecem uma mistura de tradição e modernidade, cada uma com seu estilo e suas particularidades. Mas como mudar para a Espanha? Como é a vida no país? Conheça aqui o passo-a-passo para chegar lá! 

Por que morar na Espanha?

A Espanha é conhecida por sua alta qualidade de vida, sendo considerada o melhor país do sul da Europa neste aspecto. O país se destaca em várias áreas, incluindo saúde, segurança, educação, alimentação e transporte. Além disso, o clima agradável, as conexões para viajar (mais de 40 grandes aeroportos), as possibilidades de lazer, uma vida social agitada são fatores que contribuem para a popularidade deste destino.

A moderna cidade de Valência

Quais as características da Espanha?

População e território

O Reino da Espanha é o sexto país mais populoso da Europa, com uma população de 48,1 milhões de habitantes, sendo Madrid e Barcelona suas cidades mais populosas. Possui mais de 500 km quadrados de extensão, 17 comunidades autônomas, duas ilhas oceânicas (Canárias e Baleares) e duas cidades autônomas (Ceuta e Melilha). Sua densidade demográfica é de 93 habitantes por km2, e 81% da população vive nas grandes cidades. A idade média de seus habitantes é de 44 anos.

Clima

Em relação ao clima, o país possui três zonas distintas. A zona atlântica, com temperaturas amenas e muita chuva no inverno. A zona continental, com invernos muito frios e verões bastante quentes. Já a zona mediterrânica, que ocupa a maior parte do país, caracteriza-se por invernos suaves e verões secos e quentes.

Organização política da Espanha

Em relação à organização política, o país é uma monarquia constitucional parlamentarista, com um chefe de Estado (rei Felipe VI), e um chefe de governo (o primeiro-ministro Pedro Sánchez Pérez). 

Religião

Em termos de religião, trata-se de um país que ainda é predominantemente católico (cerca de 58% da população), mas também com presença de muitos ateus, agnósticos ou pessoas sem nenhuma religião (37%). 

Economia

A economia espanhola é a sexta maior da Europa, e tem como destaque a agricultura, a indústria e o turismo, com um PIB de 1,5 trilhões de euros (FMI 2022). Dentro do setor terciário, destaca-se a produção de produtos farmacêuticos, automóveis, calçados, e produtos têxteis. No setor primário, há elevada produção de cevada, milho, carne de porco, azeitonas, uvas, trigo, entre outros. A Espanha também é grande produtor de energia elétrica.

Que idioma se fala na Espanha?

Embora o idioma oficial seja o Espanhol, há zonas bilíngues. Além disso, existem quatro línguas co-oficiais em seis das 17 comunidades autônomas: 

  • Galego (Galícia)
  • Basco ou Euskera (País Vasco e parte de Navarra)
  • Catalão (Catalunha, Comunidade Valenciana e Ilhas Baleares)
  • Aranés (Parte da Catalunha)

Sim, esses idiomas são falados na rua, em escolas, usados em documentos e está presente nos programas de TV! Eles também costumam ser ensinados gratuitamente para quem deseja aprendê-los. Quando vivi em Barcelona aprendi um pouquinho de catalão e achei muito interessante!

Além do Espanhol e dos idiomas co-oficiais citados acima, existem ainda os dialetos falados em certas regiões, sobretudo pela população mais velha e em cidades menores. Alguns deles são: o Asturiano, Leonês, Aragonês, Valenciano, Andaluz, Murciano, etc.

Apesar dessa variedade de idioma, fique tranquilo: 99% da população fala espanhol. Já o inglês não é muito utilizado pelos espanhóis.

Como Viver na Espanha com Cidadania Europeia?

Quem já tem uma cidadania europeia (que não seja a Cidadania Espanhola) pode morar na Espanha. Basta fazer o Certificado de Registro Europeu. Esse documento serve para formalizar a sua residência no novo país escolhido para morar, nesse caso, a Espanha. Vale destacar que ele só será necessário caso deseje permanecer no país por mais de 90 dias.

A tradição de Sevilla

Como mudar para a Espanha com um Visto de Residência?

Existem variados vistos que permitem que um indivíduo estrangeiro possa viver na Espanha legalmente. Entre os mais populares estão:

Visto Não Lucrativo

Voltado para aposentados e detentores de renda passiva; ou seja, pessoas que têm rendimentos sem a necessidade de trabalhar. Veja aqui quem pode pedir esse visto.

Visto de Trabalhador Remoto (Nômade Digital)

Criado para aqueles que podem desempenhar seu trabalho à distância para empresas estrangeiras (de fora da Espanha). Leia aqui os requisitos.

Visto de Estudo

Direcionado para estudantes universitários e pós-graduados, que desejam fazer um curso com duração mínima de 6 meses na Espanha. É importante destacar que este visto não permite o trabalho e seu portador não pode contabilizar esse tempo de residência num futuro pedido de cidadania espanhola.

Golden Visa permite morar na Espanha

Esse é um caminho simples e frequentemente escolhido por quem dispõe dos recursos exigidos para investir no visto dourado espanhol. A opção imobiliária ainda está disponível e sem restrições geográficas. Ou seja: é possível investir em um imóvel em qualquer cidade e obter a permissão de residência. O valor mínimo do investimento deverá ser de 500 mil euros. Conheça todas as opções disponíveis clicando aqui.

Como escolher onde morar na Espanha

Essa não será uma parte fácil. As opções são todas muito atraentes. Veja aqui uma lista com a nossa seleção de cidades com ótima relação custo-benefício. Mas se você prefere a agitação e as cidades mais populosas, dê uma olhada nessa relação com as principais cidades da Espanha.  

Se deseja comprar uma casa através de financiamento, pode verificar através da Habeno se você dispõe dos requisitos para tal, e qual o valor máximo que poderia ser financiado, baseado no seu perfil. A Habeno é nosso parceiro e oferece a primeira consulta gratuitamente através desse link aqui!!

Mas se a intenção for alugar, recomendamos uma visita aos sites da Uniplaces e Flatio. Ambos são plataformas de aluguel de longa duração, que oferecem a possibilidade de conhecer o imóvel e reservá-lo à distância. Clique nos link anteriores para não perder promoções que possam estar em vigor, por conta da nossa parceria!


Ajuda de uma consultoria em imigração

Você pode aplicar para o visto sozinho. Mas é sempre melhor ter a ajuda de quem entende do assunto, conhece as leis e sabe como solucionar questões que, à primeira vista, podem parecer sem solução. Há 7 anos no mercado, a Atlantic Bridge comemora a taxa de 99% de aprovação em vistos e pedidos de cidadania. Passando por nós, é quase impossível seu projeto dar errado. Orientamos nossos clientes para que o procedimento ocorra como exigido na lei, evitando erros, problemas, retrabalhos e despesas extras. Isso sem falar na tranquilidade em saber que seu projeto está em boas mãos. Fale com nossos consultores e dê início ao seu projeto Espanha.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Silvia Resende

Autor:

Silvia Resende

Você pode gostar também:
Donate now to save lives in Ukraine. Help the country overcome its healthcare crisis. Give hope through your contribution.

Ajude a Ucrânia: Doe Agora Para Salvar Vidas

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 7 min

8 de Março, 2022

Portuguese President criticizes Mais Habitação program and investor demand for Golden Visa increases. "Inoperational" and "Unfeasible".

Procura por Golden Visa Portugal Aumenta: Entenda Por Quê

Presidente português critica programa Mais Habitação e procura dos investidores pelo Golden Visa aumenta. "Inoperacional" e "Inexequível".

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 5 min

24 de Março, 2023

Portugal is one of the safest countries in the world. Health care is affordable and excellent. The Portuguese are kind and speak English

Por que Portugal é um destino de aposentadoria popular?

Portugal é um dos países mais seguros do mundo. Os cuidados de saúde são acessíveis e excelentes. Os portugueses são gentis e falam inglês

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 4 min

4 de Janeiro, 2023

Melhores Festivais de Música em Portugal em 2024

Descubra os melhores festivais de música em Portugal em 2024! Veja as atrações, datas, preços, pacotes e novidades!

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 9 min

15 de Março, 2024

Spain has a visa intended for those who can support themselves without the need to work in the country: Non-profitable Spanish Visa.

Tudo Sobre Visto Não-Lucrativo: o D7 Espanhol

A Espanha dispõe de um visto destinado a quem pode se manter sem a necessidade de trabalhar no país: Visto Espanhol Não-Lucrativo.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 7 min

15 de Março, 2023

Did you know that the Portuguese have the tradition of not setting the table after supper on the 24th? And that they use natural pine trees at home? Find out what Christmas is like in Portugal.

Como é o Natal em Portugal?

Sabia que portugueses têm a tradição de não arrumar a mesa após a ceia do dia 24? E que utilizam pinheiros naturais em casa? Descubra como é o Natal em Portugal.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 6 min

21 de Dezembro, 2022