/
/
Por que Portugal é um destino de aposentadoria popular?

4 de Janeiro, 2023

Por que Portugal é um destino de aposentadoria popular?

Portugal é um dos países mais seguros do mundo. Os cuidados de saúde são acessíveis e excelentes. Os portugueses são gentis e falam inglês
Portugal is one of the safest countries in the world. Health care is affordable and excellent. The Portuguese are kind and speak English
Leitura: 4 min

Então, por que Portugal é um dos destinos de aposentadoria mais populares do planeta? Apesar de seu tamanho compacto, o país oferece algo para todos. De cidades vibrantes como Lisboa e Porto com vida noturna agitada, cultura, história e delícias culinárias. Para paraísos costeiros ao longo do Oceano Atlântico, onde a areia cor de camelo encontra a água turquesa embelezada com formações rochosas irregulares, cavernas e grutas. Para uma vida mais simples, siga para o interior, onde vilas medievais de casas de pedra ficam sob castelos em ruínas e colinas esmeraldas de terras agrícolas dominam as vistas deslumbrantes além.

Os portugueses são dos mais gentis e genuínos do mundo, e recebem os estrangeiros de braços abertos e beijos na cara. Como o inglês é ensinado nas escolas, muitos dos habitantes locais, especialmente a geração mais jovem, têm um bom domínio do idioma.

Portugal é um dos países mais seguros do mundo , classificado em 6º lugar no Global Peace Index, portanto os expatriados nunca precisam se preocupar com o crime. Os cuidados de saúde em Portugal são acessíveis e excelentes, classificados em 12º lugar pela Organização Mundial de Saúde. Os residentes de Portugal têm acesso aos sistemas de saúde público e privado, juntamente com instalações totalmente credenciadas da Joint Commission International com funcionários que falam inglês.

A infraestrutura está no mesmo nível dos EUA e do Canadá, com água potável da torneira, eletricidade confiável e internet de fibra de alta velocidade, facilitando o trabalho em casa ou a conexão com o resto do mundo.

O sistema rodoviário de Portugal é um dos melhores da Europa, fácil de navegar com amplas paragens de descanso ao longo do caminho para lanches, bebidas ou para carregar os motores dos carros elétricos. E ao contrário de alguns outros países europeus que exigem que os estrangeiros façam o teste de motorista no idioma local, em Portugal é uma troca direta de sua carteira de motorista atual por uma portuguesa.

Com mais de 500.000 estrangeiros de todo o mundo a viver em Portugal, é fácil adaptar-se e muitas vezes impossível distinguir os expatriados dos locais. Fazer amigos é fácil, especialmente nos paraísos de expatriados mais populares como Porto, Costa de Prata, Lisboa e Algarve.

A norte fica o Porto , a segunda maior cidade de Portugal. Famosa pela produção de vinho do Porto, e vinhas em socalcos ao longo do rio Douro, com uma colorida zona ribeirinha, recebe muitos turistas por isso os falantes de inglês podem ser encontrados. Um aeroporto internacional, um dos três do país, facilita a conexão com o resto do mundo. Os invernos no norte são chuvosos e frios, mas a neve geralmente só acontece nas montanhas.

A Costa de Prata oferece várias opções para expatriados, desde vilas costeiras até cidades de médio porte como Caldas da Rainha . Os mercados diários dentro e ao redor do centro histórico da cidade vendem frutas e legumes frescos, pães, carnes, aves e peixes, enquanto um mercado de pulgas semanal está repleto de tudo, incluindo a pia da cozinha. Nos arredores da cidade, exuberantes campos agrícolas cobrem as encostas enquanto ovelhas pastam e fazendeiros passam em tratores. Os invernos ao longo da Costa de Prata são frios e úmidos, enquanto os verões trazem temperaturas primaveris com pouca ou nenhuma necessidade de ar condicionado.

Para aqueles que desejam viver na cidade grande sem carro, Lisboa pode ser para você. Repleto de museus, shows, restaurantes, lojas, ruas de paralelepípedos e elegância histórica, a mistura de expatriados e turistas torna os falantes de inglês abundantes. Como a cidade é construída sobre sete colinas, suba a bordo de um dos icônicos bondes amarelos ou outro transporte público para ajudá-lo a se locomover. O principal aeroporto internacional de Portugal está aqui, uma ótima maneira de se conectar com o resto da Europa ou com qualquer outro lugar do mundo.

A vizinha cidade costeira de Cascais há muito é popular entre os expatriados que tomam café em cafés na calçada, se reúnem com amigos para degustações de vinho, ioga ou caminhadas na praia ou para dançar a noite toda em clubes locais.

A sul de Lisboa encontra-se a região do Alentejo que inclui as cidades de Beja e Évora . A maior e mais rural região do país, a primavera traz campos de flores silvestres perfumadas que florescem em torno de imponentes sobreiros e sinos de igreja tocam em pequenas aldeias históricas. Fora de Évora fala-se menos inglês, pelo que os expatriados que se instalam aqui precisam de saber um pouco de português.

A região mais a sul do país com o melhor clima, com mais de 300 dias de sol por ano, é o Algarve . Cidades tradicionais como Lagos e Tavira oferecem uma variedade de charme do Velho Mundo com seus centros de paralelepípedos, culturas de café prósperas e comunidades de expatriados consideráveis. Para uma sensação permanente de férias, Albufeira oferece parques aquáticos, uma faixa animada repleta de lojas turísticas, restaurantes, pubs e praias encantadoras. As comunidades de expatriados são fáceis de encontrar em todo o Algarve, acrescente a isso a multidão de turistas de verão, para que os expatriados que optam por viver aqui realmente consigam saber apenas inglês.

Quanto você precisa para se aposentar em Portugal ? Como regra geral, um casal pode viver confortavelmente com cerca de US$ 2.500 a US$ 3.000 por mês, dependendo do estilo de vida e se você possui ou aluga. Para se instalar em Lisboa, Porto ou Algarve espere pagar um pouco mais enquanto as zonas do interior custam menos.

Trecho do artigo de Terry Coles, publicado no site do International Living.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Autor:

Atlantic Bridge

Você pode gostar também:

Opinião: Sistema Nacional de Saúde em Portugal é para ricos e pobres

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 5 min

14 de Fevereiro, 2019

Como fica o período do INSS do Brasil para aposentadoria em Portugal?

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 10 min

15 de Março, 2019

Visual do Porto: Comprar casa em Portugal

Comprar casa em Portugal: guia completo para adquirir a sua

Para comprar uma casa em Portugal será preciso ter um NIF - Número de Identificação Fiscal, além de passaporte ou cartão cidadão.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 12 min

9 de Janeiro, 2023

The Golden Visa Portugal Isn't Over

Golden Visa Portugal Não Acabou: Conheça novas regras

O Golden Visa Portugal não acabou, mas passou por mudanças. Foram extintas as modalidades de aquisição de imóveis e depósitos bancários.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 5 min

9 de Outubro, 2023

O Golden Visa e o Visto D7 são dois vistos que têm alguns pontos em comum

Golden Visa ou Visto D7 para Portugal: Saiba Qual Caminho Seguir

O Golden Visa e o Visto D7 são dois vistos que têm alguns pontos em comum, como a possibilidade de viver em Portugal. Saiba mais!

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 10 min

24 de Março, 2021

Learn where they are and how to take advantage of investing in Golden Visa-eligible properties in low-density urban areas.

Golden Visa de 280k e 350k: Áreas de Baixa Densidade

Saiba onde estão e como aproveitar as vantagens de investir em imóveis em áreas de baixa densidade urbana elegíveis ao Golden Visa.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 9 min

20 de Outubro, 2022