/
/
/
Provas Para Cidadania Espanhola: DELE e CCSE

5 de Junho, 2023

Provas Para Cidadania Espanhola: DELE e CCSE

Todos que pedem a cidadania espanhola por tempo de residência, por opção ou por carta de natureza têm que fazer as provas CCSE e DELE. Independente de quanto tempo o candidato morou na Espanha.
Todos que pedem a cidadania espanhola por tempo de residência
Leitura: 5 min

Ao solicitar a
cidadania espanhola
, muitas pessoas se perguntam sobre a necessidade de realizar provas ou testes. Em alguns casos existe, sim, essa exigência. O objetivo é verificar se o indivíduo está bem integrado com a sociedade local. Por isso, desde 2015 existem duas provas importantes que podem ser exigidas durante o processo: a prova CCSE (Conhecimentos Constitucionais e Socioculturais da Espanha) e o exame DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira). 

Neste artigo, vamos explorar em detalhes como essas provas são aplicadas, os conteúdos exigidos e quem precisa se submeter a elas. Se você está planejando obter a cidadania espanhola, é essencial compreender esses aspectos e se preparar adequadamente para enfrentar essas etapas do processo.

Solicite Sua Cidadania Espanhola! Fale com nossos Experts >

Das entrevistas às provas

Até 2015, os candidatos à cidadania espanhola eram submetidos a entrevistas nos Registros Civis. Cada registro civil conduzia suas próprias entrevistas, com questões de diferentes níveis de dificuldade. Desse modo, a avaliação pessoal de cada funcionário também influenciava no processo.

A criação de provas gerais visa estabelecer um sistema uniforme e consistente para todos aqueles que desejam obter um DNI (Documento Nacional de Identidade) e um passaporte espanhol.

Conheça o visto para aposentados que desejam viver na Espanha

Quem precisa fazer as provas para cidadania espanhola?

Todos aqueles que estão solicitando a cidadania espanhol por tempo de residência, por opção ou por carta de natureza terão que realizar as provas.  Isso independente de quanto tempo o candidato morou legalmente na Espanha: por 1, 2 ou 10 anos.

Os que forem nativos da língua espanhola estarão dispensados do DELE, mas ainda assim deverão realizar a prova de conhecimentos gerais (CCSE).

Já os filhos e netos de espanhóis, como têm o processo de obtenção da cidadania espanhola através do reconhecimento do direito de origem, estão dispensados.

Quem está dispensado das provas para cidadania espanhola?

Estão dispensados da realização das provas CCSE e DELE:

  • menores de 18 anos de idade,
  • pessoas com capacidade legalmente modificada,
  • Personas que no saben leer ni escribir (dispensa parcial).

Existem, ainda, alguns casos em que o requerente da nacionalidade poderá solicitar a dispensa da realização de ambos exames, desde que possam comprovar isso e que o Ministério da Justiça da Espanha assim o decida:

  • graduados em estudos oficiais, cursado na Espanha e em espanhol, nível intermediário ou superior;
  • graduados em Educação Secundária Obrigatória (ESO) na Espanha;
  • pessoas com problemas ou dificuldades de aprendizagem superiores a 65%
  • pessoas que não sabem ler e escrever poderão ter a dispensa parcial da prova (a prova será adaptada às necessidades da pessoa).

Além disso, estão isentos de fazer os exames DELE.

  • nacionais de países ou territórios de língua espanhola (desde que sejam nacionais do país de origem e não tenham adquirido a nacionalidade),
  • pessoas que já possuem um diploma DELE A2 (ou superior), e
  • pessoas que já tenham um certificado de nível básico (A2), intermediário (B1) ou avançado (B2) das Escolas Oficiais de Idiomas.

O que é o DELE?

O exame para a obtenção do DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira) é utilizado para aferir o nível de conhecimento do idioma local (espanhol) dos imigrantes estrangeiros que desejam obter a cidadania espanhola. Ele é emitido pelo Instituto Cervantes em nome do Ministério da Educação e Formação Profissional da Espanha. O DELE é amplamente reconhecido internacionalmente e pode ser exigido em diversas situações, como ingresso em universidades espanholas, obtenção de emprego ou imigração para países de língua espanhola.

Lembre: o  DELE é dispensado àqueles que são originários de países que também têm o espanhol como idioma oficial .

Como é a prova:

O exame DELE para a cidadania espanhola é composto por 25 perguntas no formato de teste, onde cada pergunta oferece três opções de resposta ou a opção verdadeiro ou falso. Para obter aprovação, é necessário acertar no mínimo 15 dessas perguntas.
O exame DELE para o nível A2 está dividido em duas partes:

  • Parte 1 (Destrezas de leitura e escritura): Compreensão de leitura (60 minutos) e expressão e interação escrita (50 minutos).
  • Parte 2 (Destrezas orais): Compreensão auditiva (35 minutos) e expressão e interação oral (15 minutos).

Veja  aqui um modelo de prova.

Quanto custa a prova do DELE?

O valor cobrado em Portugal no ano de 2023 para a realização da prova para nível A2 e obtenção do certificado é 112€. Vale destacar que esse valor varia de país para país e de acordo com o nível do certificado desejado. No Brasil, o valor é de 280 reais. Veja aqui os preços em outros países.

O que é o CCSE?

O CCSE é um exame que avalia o conhecimento dos candidatos sobre a Constituição e a sociedade espanhola. É um requisito para a obtenção da nacionalidade espanhola e é realizado pelo Instituto Cervantes.

Como é a prova do CCSE?

O candidato terá 45 minutos para responder 25 questões divididas em duas partes. Em relação aos conteúdos exigidos, 60% das perguntas são sobre governo, legislação e participação do cidadão no país. O restante (40%) é sobre cultura, história, geografia e sociedade.

Para ter uma ideia mais clara de como funciona a prova, clique aqui.

Quanto custa a prova do CCSE?

A taxa de inscrição para o exame CCSE em 2023 é de 85 euros, que cobre o custo do exame, emissão do certificado e acesso aos materiais de preparação, incluindo o manual de preparação. A inscrição permite ao candidato realizar o teste até duas vezes, caso não seja aprovado na primeira tentativa ou não faça o exame na primeira sessão.

E se eu não passar nos testes de CCSE e DELE?

É possível refazer os exames, caso não seja aprovado de primeira. E não há limite de tentativas. Uma dica é testar antes os simulados disponíveis online. Eles te darão uma noção do que te espera no dia da prova.

Aproveitamos para dizer que o exame é relativamente simples. Com um pouco de esforço e atenção será fácil obter a sua aprovação e a cidadania espanhola. Vai valer a pena o esforço!

Ainda não solicitou sua cidadania espanhola? Fale com a Atlantic Bridge!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Autor:

Atlantic Bridge

Você pode gostar também:
O Golden Visa e o Visto D7 são dois vistos que têm alguns pontos em comum

Golden Visa ou Visto D7 para Portugal: Saiba Qual Caminho Seguir

O Golden Visa e o Visto D7 são dois vistos que têm alguns pontos em comum, como a possibilidade de viver em Portugal. Saiba mais!

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 10 min

24 de Março, 2021

Camelia do Porto ou japoneira em cor rosa

Camélias do Porto: Patrimônio Natural da Cidade

Portugal tem uma forte relação com as camélias (ou japoneiras). A flor é celebrada em eventos como o Festival da Camélia e nas Rotas das Camélias. Conheça sua história!

Silvia Resende

Autor:

Silvia Resende

Leitura: 5 min

2 de Janeiro, 2024

In 2022

Onde Estão Os Ricos Do Mundo? Portugal está no top 10

Em 2022, mais de 80 mil ricos deverão se mudar para um novo país. Cerca de 1.300 vão escolher Portugal, o 7º destino mais popular.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 3 min

25 de Agosto, 2022

Carteira de Motorista Brasileira Passa a Ser Válida em Portugal

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 2 min

14 de Julho, 2022

Principais alterações ao Programa Golden Visa em Portugal

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 4 min

17 de Fevereiro, 2021

Visto para procurar trabalho em Portugal ainda não está em vigor

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 2 min

20 de Junho, 2022