/
/
/
Roteiro de 1 Dia no Porto: O Melhor da Cidade a Pé

26 de Março, 2024

Roteiro de 1 Dia no Porto: O Melhor da Cidade a Pé

Conheça nossa sugestão de mini-roteiro de 1 dia pelos principais pontos da cidade do Porto. Um passeio que você poderá fazer a pé!
Check out our suggestion for a 1-day mini-route through the main points of the city of Porto. A tour that you can do on foot!
Leitura: 8 min

Nos últimos anos, o Porto vem se destacando em inúmeras premiações de turismo, incluindo o World Travel Awards, o mais importante do gênero. Em 2022, recebeu número recorde de visitantes, com quase 70 milhões de dormidas, de acordo com as estatísticas oficiais. Conhecida mundialmente pelo seu vinho do Porto, a cidade tem muito a oferecer: sua arquitetura, rica em monumentos barrocos, pontes de ferro sobre o belo Rio Douro, ruas de paralelepípedos, casinhas estreitas e decoradas com azulejos coloridos, uma gastronomia diversa e muito saborosa … Tudo isso sem falar na simpatia dos seus moradores (sim, os nortenhos são muito mais amorosos que os lisboetas)!

Se está planejando visitar a segunda maior cidade de Portugal, conheça nossa sugestão de
mini-roteiro de um dia pelos principais pontos da cidade do Porto
. Um passeio que você poderá fazer a pé ! Isso mesmo: conheça o melhor do Porto caminhando!!

O que visitar no Porto num dia: Roteiro a pé da zona alta até o rio

Vamos começar pela Zona do Bolhão , um ponto alto da cidade e que pode ser facilmente acessado através do metro. Afinal, você não vai querer subir ladeiras, vai?? A partir daqui, irá sempre descer, pois, como diz o ditado popular, “para descer todo santo ajuda”…

Quer viver na Europa?

Concretizar seu objectivo de morar na europa ou ter cidadania europeia, pode ser mais simples do que você pensa. Oferecemos suporte personalizado para tornar o processo de imigração mais acessível e descomplicado.

1. Capela das Almas e Mercado do Bolhão

A parada do Metro Bolhão fica em frente à Capela das Almas , uma bela igreja do século XVIII, com uma fachada deslumbrante, coberta por cerca de 16 mil azulejos azuis, que representam a vida de Santa Catarina e São Francisco.

Se quiser explorar a região, não deixe de visitar o Mercado do Bolhão , um espaço centenário onde irá encontrar os variados sabores de Portugal. Ao entrar no Bolhão, somos envolvidos pelos aromas frescos de frutas, legumes, peixes e flores, enquanto exploramos as bancas coloridas repletas de produtos locais e artesanais. É um lugar onde os produtores locais se encontram com os moradores e turistas, em busca de ingredientes frescos.

Deseja conhecer o Porto a bordo de um Tuk Tuk? Saiba como é o passeio.

Capela das Almas e sua fachada de azulejos

2. Rua de Santa Catarina

Ao lado encontramos a rua pedonal de Santa Catarina. Com cerca de 1,5Km de extensão, está é a artéria comercial mais famosa do Porto. Nela estão situadas dezenas de lojas, sobretudo de moda, incluindo a primeira filial da Zara em Portugal. Também nela está situado o histórico Café Majestic , fundado em 1921 e decorado em arte nova. É o mais luxuoso café da cidade, que já foi frequentado por figuras ilustres como a escritora J K Rowling, autora de Harry Potter, que viveu no Porto.

3. Sé do Porto

Chegando ao fim da rua Santa Catarina, observe no final da rua, em uma ladeira que desce à direita: poderá ver a fachada da Igreja dos Clérigos, com a sua alta torre ao fundo.

Siga caminhando até a Praça da Batalha , onde irá ver a estátua do rei Pedro V e o Teatro Nacional São João , uma construção do século XX, pintada em vermelho. Um pouco mais adiente poderá avistar um trecho da antiga Muralha Fernandina, do século XIV.

A catedral portuense estará mais adiante, imponente como uma fortaleza. A visita é recomendada. Originalmente construída no século XII, em estilo românico, sofreu inúmeras alterações ao longo dos séculos e hoje ostenta diferentes estilos arquitetônicos, incluindo o gótico, presente do seu famoso claustro. No interior, não deixe de visitar o altar coberto com cerca de 600kg de prata.

Já sabe onde se hospedar? Veja as nossas sugestões!

4.Ponte Luís I e Mosteiro da Serra do Pilar

Construída em 1886, esta é uma das seis pontes que unem as cidades de Porto e Gaia, sendo a segunda mais antiga (das que existem atualmente) e também a mais fotografada do Porto. Cruzar o seu tabuleiro superior é uma experiência inesquecível, sobretudo no final de um dia de verão, quando a cidade ganha uma cor alaranjada. Ao chegar ao outro lado, recomendamos fortemente que suba até o Mosteiro Serra do Pilar para apreciar uma vista de roubar o fôlego.

Neste ponto, você poderá descer o teleférico (localizado no Jardim do Morro, em frente à Serra do Pilar) diretamente até o Cais de Gaia, ou poderá regressar pelo caminho sugerido aqui, como explicaremos adiante.

Ponte Luis I e Serra do Pilar: de dia ou de noite, um visual inesquecível

5. Estação de São Bento

Regressando pela mesma Ponte Luís I, e caminhando reto, sempre a descer, você chegará à Estação de São Bento, considerada pelo jornal britânico The Guardian uma das 10 mais belas estações ferroviárias do mundo. É preciso entrar na estação para ver a sua maior beleza: cerca de 20 mil azulejos azuis pintados à mão, que retratam cenas históricas de Portugal.

6.Avenida dos Aliados

Caminhe um pouco mais na direção da Igreja dos Congregados. Você irá identificá-la pela fachada em azulejos azuis. Entre pela rua à esquerda para dar uma olhada na Avenida dos Aliados, a mais bela avenida do Porto. Aproveite para conhecer o McDonnalds Imperial, instalado dentro de um antigo café portuense, do início do século XX e ainda decorado em art nouveau, com vitrais e estátuas.

7. Torre dos Clérigos

Com as obras da nova linha rosa do metro ocupando parte do centro, você terá que pegar um atalho pela Rua Conde de Vizela ou pela Rua de Trás seguindo pela rua Nicolau Nasoni para dar de cara com a Igreja dos Clérigos . Subindo um pouco verá a Torre dos Clérigos e, mais acima, o Jardim das Oliveiras, também chamada de Praça Lisboa. Aproveite o visual para uma parada e saboreie um bolinho de bacalhau ou um pastel de nata.

Torre dos Clérigos

8. Livraria Lello

A próxima parada é na histórica Livraria Lello , que com a sua fachada neogótica não irá passar despercebida por você. Ainda mais por causa da longa fila de turistas que costumam se amontoar em frente à sua vitrine. Este é um destino imperdível para os amantes de livros e admiradores de arquitetura. O espaço recebe mais de um milhão de visitantes por ano. Se quiser entrar, recomendamos que adquira os bilhetes online antecipadamente. Dentro, somos transportados para um mundo mágico, graças à sua impressionante escadaria vermelha, seus vitrais coloridos, paredes decoradas em estuque e estantes repletas de livros.

9. Igreja do Carmo

Ao sair da Livraria Lello dobre à direita na direção da praça de Gomes Teixeira, onde encontrará a Fonte dos Leões e a Reitoria da Universidade do Porto. Próximo também verá outra igreja com gachada de azulejos azuis. Aproxime-se para contemplar de perto a Igreja do Carmo (a dos azulejos) e à sua esquerda a Igreja das Carmelitas . Também observe duas janelinhas brancas que estão entre as duas igrejas. Elas pertencem à famosa Casa Escondida. Sim, ali no meio há uma estreita casa de 3 andares, que já foi usada, em diferentes épocas, como esconderijo secreto de grupos dissidentes, cidadãos que se reuniam para conspirar contra o regime político vigente.

Conheça os pratos típicos de Portugal

10. Cordoaria

Volte caminhando pelo Jardim da Cordoaria e observe as estranhas árvores que decoram o jardim. Elas sofreram uma doença no passado e ficaram deformadas, dando um aspecto bastante diferente ao espaço.

Dali, passe em frente à antiga Cadeia da Relação , velho presídio onde esteve preso o escritor portuense Camilo Castelo Branco, que cometeu o “crime” de se envolver com uma mulher casada. Sim, a infidelidade era crime! Já pensou isso nos dias de hoje??

Depois, caminhe pela rua dos Caldeireiros, até a charmosa Rua das Flores.

11. Rua das Flores -> Palácio da Bolsa -> Igreja de São Francisco -> Muro dos Bacalhoeiros e Ribeira

A Rua das Flores, aberta no século XVI durante o reinado de D. Manuel, é um lugar antigo e charmoso que se tornou uma passagem obrigatória para quem quer descer até a margem do Rio Douro, a Ribeira. Além de suas varandas coloridas e floridas, a rua possui uma variedade de estabelecimentos, como joalherias, cafés, restaurantes, hotéis boutique e lojas com fachadas centenárias. A presença constante de artistas de rua e suas pinturas em grafitti fazem da Rua das Flores um lugar ainda mais encantador. A partir dessa rua, vá até o Largo de São Domingos , passando pelo Mercado Ferreira Borges até chegar à Praça do Infante, onde se pode apreciar o Palácio da Bolsa e a Igreja de São Francisco. Vale a pena visitar essa igreja e continuar a caminhada pela Rua de São Nicolau até chegar ao Muro dos Bacalhoeiros e, em seguida, seguir pela Ribeira na direção do tabuleiro inferior da Ponte Luís I. Essa é a segunda ponte mais antiga que a cidade possui atualmente (de 1886), e a mais famosa delas.

12. Cais de Gaia e o Vinho do Porto

Uma das experiências mais imperdíveis no Porto é visitar uma cave de vinho do Porto, na Zona do Cais de Gaia. A maioria delas oferece visitas guiadas, proporcionando aos seus visitantes uma imersão na história do vinho do Porto, sua relevância para a cidade, além de conhecer todo o processo de fabricação. Ao final da visita, os apreciadores de vinho terão a oportunidade de experimentar as diferentes variedades disponíveis, como o branco, ruby ou tawny. Definitivamente, uma experiência sensorial única e memorável.

Deguste os vinhos que desejar e se já estiver cansado, volte para o hotel de táxi. Senão…

13. Teleférico e Sardinhas na Escadaria dos Guindais

Se quiser aproveitar mais, poderá sempre utilizar o teleférico para subir até a Praça da Batalha, de onde se vê os resquícios da Muralha Fernandina. Ao lado da Muralha, existe uma escadaria que te levará lá embaixo, para perto do rio. Nesse local existe um charmoso restaurante residencial na esquina, onde se preparam sardinhas na brasa. No verão elas são frescas e deliciosas. No restante do ano, poderá encontrar a versão descongelada. O visual da escadaria também é interessante para tirar boas fotos. Se a restaurante estiver fechado, há ainda o famosíssimo Clube dos Guindais, uma bar alguns degraus mais abaixo, que também tem uma vista excepcional.

Se o dia estiver chuvoso, ou não quiser comer nem beber, poderá seguir caminhando em direção à Igreja de Santa Clara, uma impressionante obra de arquitetura gótica, conhecida por sua fachada ornamentada e interior ricamente decorado em ouro. O espaço foi reformado recentemente e encontra-se muito bonito!

Não deixe de visitar o Porto, nem que seja em um dia, e desfrutar de tudo o que essa cidade cativante tem a oferecer. Você certamente voltará para casa com memórias inesquecíveis e o desejo de retornar em breve. E se desejar voltar definitivamente, saiba que Portugal dispõe de diferentes vistos de residência para tornar a sua estadia aqui legal e muito mais tranquila. Nossos consultores estão prontos para te ajudar!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Autor:

Atlantic Bridge

Você pode gostar também:

Como Residir Legalmente em Portugal: Nacionalidade Portuguesa ou Visto de Residência? Quais as Diferenças?

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 7 min

1 de Fevereiro, 2019

Melhores Festivais de Música em Portugal em 2024

Descubra os melhores festivais de música em Portugal em 2024! Veja as atrações, datas, preços, pacotes e novidades!

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 9 min

15 de Março, 2024

Portugal has a trade and navigation treaty with the United States and its citizens can now apply for an E2 visa in the USA

Brasileiros com Cidadania Portuguesa Podem Pedir Visto E2 de Empreendedor nos Estados Unidos

Portugal possui tratado de comércio e navegação com os Estados Unidos e seus cidadãos já podem solicitar o visto E2 nos EUA

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 3 min

16 de Janeiro, 2023

Conheça a iniciativa Global Moving

Global Moving: os médicos também não têm fronteiras

Conheça a iniciativa Global Moving, que facilita a ida de médicos ao exterior para colaborar com a saúde em outros países.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 7 min

7 de Maio, 2019

The advantages of dual citizenship are numerous: security

Dupla Cidadania: Um Movimento Estratégico e Perspicaz

As vantagens da dupla cidadania são inúmeras: segurança, negócios, mobilidade, liberdade, cultura, estilo de vida, identidade e muito mais.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 3 min

5 de Setembro, 2022

How much do I need to invest in funds to access the Golden Visa Portugal? Currently

Golden Visa Portugal através de fundos de investimento

Quanto Devo Investir em Fundos para Aceder ao Golden Visa Portugal? Atualmente, exige-se um aporte no valor mínimo de € 500.000,00.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 5 min

22 de Fevereiro, 2024