/
/
/
Turismo em Tuk Tuk no Porto: Um Passeio Diferente!

10 de enero, 2023

Turismo em Tuk Tuk no Porto: Um Passeio Diferente!

Fazer turismo em Tuk Tuk no Porto é uma experiência diferenciada! Leve e pequeno, é o veículo ideal para as ruas estreitas e as ladeiras portuguesas.
Touring in Tuk Tuk is a different experience! Light and small
Lectura: 8 min

Quem já visitou o centro do Porto e de Lisboa, provavelmente já percebeu que essas cidades são repletas de ladeiras e escadarias. De modo geral, Portugal é um país com um relevo montanhoso. Para os turistas, isso significa um bocado de exercício físico a mais. Essa é uma das razões para a crescente popularidade dos passeios guiados em Tuk Tuk, no Porto e em Lisboa. O turismo em Tuk Tuk tem se tornado uma moda em Portugal!

Por ser um carro leve e pequeno, é perfeito para as ruas estreitas e as colinas portuguesas. Sua capa em plástico transparente possibilita uma visão privilegiada da cidade, mesmo em dias de chuva. Pode transportar até 6 pessoas, e costuma ser conduzido por guias turísticos, o que permite ao visitante saber mais sobre a história da cidade, seus símbolos e monumentos.

Em 2021, quando Portugal começou a reabrir suas fronteiras aos turistas, eu trabalhei como guia em um Tuk Tuk na cidade do Porto. A minha história eu conto com maiores detalhes no final deste artigo. De antemão, garanto, por experiência própria, que esses passeios podem ser muito mais interessantes do que imaginamos a princípio. Venha comigo e entenda o porquê.

Book a Tour

Tuk tuks de Turismo na Baixa do Porto
Tuk Tuks de turismo na Baixa do Porto

O que é um Tuk Tuk?

O Tuk-Tuk é um veículo muito popular no sudoeste da Ásia, como a Tailândia. Originário do Japão, seu modelo mais comum possui três rodas, um guiador semelhante ao de uma motocicleta e uma cabine para transporte de passageiros.

Inicialmente, era usado para transporte de bagagens e como táxi, sendo mais recentemente assimilado pela indústria turística. É possível encontrá-los em muitos países da Europa: Espanha, Alemanha, França, Inglaterra e, claro, Portugal.

Modelos de Tuk Tuk

Os primeiros Tuk Tuks a transportar turistas utilizavam motores a gasolina. Por serem barulhentos e poluentes, foram substituídos pelos veículos elétricos. Inicialmente, era comum o uso de baterias de chumbo. Pesadas, sensíveis às baixas temperaturas e com um período de vida útil curto, logo deram lugar às baterias de lítio.

Há modelos de variados tamanhos, com capacidade de 3 pessoas a 7 passageiros. Embora existam na Ásia versões puxadas por bicicletas e até por homens, em Portugal os formatos utilizados são todos motorizados.

Quer viver na Europa?

Concretizar seu objectivo de morar na europa ou ter cidadania europeia, pode ser mais simples do que você pensa. Oferecemos suporte personalizado para tornar o processo de imigração mais acessível e descomplicado.

Como funciona um tour de Tuk Tuk?

Conhecer uma cidade a bordo de um Tuk Tuk permite uma experiência diferenciada. O passeio é personalizado, com guia treinado para responder às perguntas dos passageiros. Os Tuks circulam pelas zonas turísticas mais movimentadas, e também por recantos mais exclusivos, que nem sempre constam nos roteiros sugeridos na internet. Isso vai de cada guia. Eu costumo sondar antes o perfil do cliente para apresentar aquilo que lhe pode interessar mais.

Os tours de Tuk Tuk costumam ser cobrados por duração e número de passageiros. O valor também varia um pouco mediante a área da cidade que pretende visitar. Quanto mais afastada do centro, mais cara será a viagem.

No Porto, a duração mínima costuma ser de 50 minutos. Não há tempo máximo, os clientes podem ter um motorista à sua disposição por quanto tempo desejarem. Os Tuk Tuks costumam circular das 9h às 18h (no verão, é possível ir até mais tarde). Em épocas de menor movimento, esses veículos também realizam pequenos deslocamentos (transfers), e recolhem hóspedes nos hotéis. Há quem alugue esses veículos para festas de aniversário, despedidas de solteiro e até casamentos!

Os passeios costumam incluir paragens em pontos estratégicos, onde é possível fazer belas fotos da cidade.

Quanto custa um passeio de Tuk Tuk?

O valor varia mediante a cidade onde está sendo feito o passeio, o número de passageiros, a época do ano e o roteiro escolhido.

No Porto, existe um serviço à la carte, em que o cliente escolhe onde quer ir e o montante é de acordo com a duração do tour. Os preços iniciam-se nos 80€ para até 3 passageiros e nos 100€ para 4 a 6 passageiros.

Quais as vantagens de conhecer uma cidade em Tuk Tuk?

O conforto e o acesso à informação são as maiores vantagens, especialmente quando se trata de uma localidade tão rica culturalmente e com muitas subidas e descidas, como o Porto. Mas não só. Já imaginou conhecer o coração de uma cidade, através da história de seus monumentos e personagens? E que tal mudar essa abordagem para uma perspectiva gastronômica e conhecê-la a partir de seus pratos típicos, visitando bares e restaurantes mais renomados? Para quem gosta de arte urbana, também há roteiros que exploram ruas decoradas com grafittis e esculturas contemporâneas. O cliente também pode criar o seu próprio roteiro.

Escultura «Rabbit», de Bordallo II, em Vila Nova de Gaia, e o gato azul, do galego Liquen, na transversal da charmosa Rua das Flores: no roteiro de arte urbana do Porto.»>
Escultura «Rabbit», de Bordallo II, em Vila Nova de Gaia, e o gato azul, do galego Liquen, na transversal da charmosa Rua das Flores: no roteiro de arte urbana do Porto.

Para quem está indicado o passeio?

Para todas as pessoas, sobretudo idosos e aqueles com mobilidade reduzida. As crianças – e até os cães – também costumam adorar o passeio.

Engana-se quem pensa que os tours em Tuk Tuk estão orientados apenas para turistas. Munido de um bom guia, até os residentes locais irão se surpreender com a quantidade de coisas novas que irão aprender sobre a cidade.

Além disso, estes passeios são uma ótima alternativa para os dias de chuva, pois os veículos são cobertos com capas plásticas transparentes, que permitem uma boa visibilidade de dentro do veículo.

Qual a melhor época para passear de Tuk Tuk?

Se for possível, evite a alta estação e prefira com menor movimento. Haverá menos trânsito e as viagens serão mais dinâmicas.

Eu costumo sugerir as manhãs de domingo e os meses de maio, junho, setembro e outubro.

De toda forma, esta é uma atividade que será sempre uma mais-valia para quem visita a cidade, não importa em qual época. Os dias ensolarados do inverno podem ser bastante charmosos também.

Onde há turismo em Tuk Tuk em Portugal?

Várias cidades portuguesas já possuem Tuk Tuk voltados para o turismo.

Além do Porto e Lisboa, já é possível encontrá-los em Aveiro, Covilhã, Tavira, Madeira, Albufeira, Sintra, Funchal e Braga.

O que conhecer num passeio turístico de Tuk Tuk no Porto?

Na empresa onde trabalho, a Tuk Tour Porto, temos 3 roteiros turísticos mais populares. Um explora a margem direita do Rio Douro, seguindo do centro histórico até a foz, e chegando até a praia de Matosinhos.

Outro, desbrava a margem esquerda, pelo lado de Vila Nova de Gaia. Sai do centro, atravessa uma das pontes da cidade e segue pela margem do rio Douro, até a praia de Cabedelo.

E o mais famoso deles explora o Centro Histórico. É o meu preferido, pois há muitos monumentos famosos para apresentar. A parte mais antiga da cidade está cravejada de preciosidades da época barroca, belas igrejas e murais em azulejo pintado à mão que encantam qualquer um!

Entre os lugares famosos do Porto que eu costumo incluir no meu tour estão:

Torre e Igreja dos Clérigos;
Edifício da Reitoria da Universidade do Porto;
Livraria Lello e Irmãos;
Fonte dos Leões;
Igreja do Carmo;
Igreja das Carmelitas;
Hospital Santo Antônio;
Igreja de São João Novo;
Igreja de Miragaia;
Edifício da Alfândega do Porto;
Igreja de São Francisco;
Palácio da Bolsa;
Ponte Luiz I;
Pintura do Gato, de Liquen;
Estação de São Bento;
Igreja dos Congregados;
Sé do Porto e Palácio do Bispo;
Igreja de Santa Clara;
Ponte Dona Maria Pia;
Mosteiro da Serra do Pilar;
Jardins do Morro
Teatro São João;
Lojas antigas da Rua de Santa Catarina;
Café Majestic;
Avenida dos Aliados;
McDonald’s Imperial
Pinturas da rua da Restauração;
Museu Nacional Soares dos Reis;
Jardins do Palácio de Cristal.

Tuk Tuks na margem do Rio Douro, em Vila Nova de Gaia, e no Porto, em frente ao Palácio da Bolsa.

Quais os cuidados devo ter ao contratar um passeio de Tuk Tuk?

Escolha empresas certificadas, com informação disponível online. Verifique as avaliações do Google, que costumam funcionar como um excelente termômetro de satisfação.

As empresas mais antigas costumam trabalhar com guias habilitados e bem treinados. O uso de uniforme pode ser um bom indicativo de profissionalismo. Na empresa onde trabalho, os guias possuem licenciatura e mestrado em turismo e áreas afins , além de falar vários idiomas. É possível fazer tours em até 6 idiomas diferentes.

Se for contratar um passeio na rua, observe o comportamento do vendedor. Eu pessoalmente sugiro que evite aqueles que negociam demasiado o preço do tour. Empresas sérias costumam trabalhar com valores fixos ou com pouquíssima variação.

A experiência de ser guia de turismo em Tuk Tuk

Eu havia acabado meu mestrado em comunicação, com ênfase em visitas guiadas na cidade do Porto. Estava desempregada por causa da pandemia de covid, que fechou todas as produtoras culturais. Sempre fui uma verdadeira apaixonada pelo patrimônio cultural do Porto, e já tinha participado de quase uma centena de visitas guiadas pela cidade. Apesar disso, a minha experiência profissional era quase toda em jornalismo e televisão, com uma rápida passagem por produção de eventos.

Quando me convidaram para o trabalho, eu hesitei. O tuk é um veículo longo e com uma direção muito pesada. E eu nunca tinha trabalhado com turismo antes. Eu não sabia se iria conseguir! Ao final do treinamento, entretanto, eu já havia sido completamente conquistada por aquilo!

Nossos clientes estão sempre bem-humorados e também recebemos alguns famosos. No ano passado, fui guia do jogador Iker Casillas, ex-goleiro da seleção espanhola.

Como agendar seu passeio de Tuk Tuk no Porto?

Eu continuo atuando como guia da mesma empresa, conciliando com o meu trabalho no departamento de marketing e comunicação da Atlantic Bridge. Por isso, se você quiser conhecer o Porto comigo, clique aqui e agende seu passeio. É perfeito para quem está pensando em se mudar para o Porto e deseja uma visão geral da cidade! Clientes Atlantic Bridge tem tratamento especial, tenho certeza você irá adorar!

Me as a Tuk Tuk Driver
Eu, trabalhando como Tuk Tuk driver. Faça chuva, ou faça sol.

Deseja Viver em Portugal? Clique Aqui Para Falar Conosco >


*Silvia Resende é gestora de marketing na Atlantic Bridge. Baiana, chegou a Portugal, em 2015, para construir uma nova vida com a sua família. Possui licenciatura e mestrado em Ciências da Comunicação e já trabalhou como apresentadora de TV, produtora de eventos, relações-públicas, copywriter e guia de turismo no Porto. Adora viajar e desbravar o patrimônio cultural de cada lugar por onde passa. E ama falar sobre a cidade do Porto!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Autor:

Atlantic Bridge

También te puede interesar:

Imigrantes Estrangeiros: problema ou solução para o equilíbrio do Sistema Previdenciário Português?

Autor:

Atlantic Bridge

Lectura: 4 min

24 de abril, 2019

Advantages of Spanish Citizenship: free movement in the Schengen Area

8 Vantagens de Ter Cidadania Espanhola

Conheça as vantagens de ter cidadania espanhola: livre circulação no Espaço Schengen, acesso aos serviços sociais da Espanha, oportunidades de trabalho e estudo na Europa, entre outros.

Autor:

Atlantic Bridge

Lectura: 3 min

5 de junio, 2023

Portugal has a digital nomad visa. Its main requirement is to have an average monthly income of 2

D8 Portugal: Visto para Nômade Digital

Portugal possui um visto para nômade digital (D8). Seu principal requisito é possuir um rendimento médio mensal correspondente a 3.280 euros.

Silvia Resende

Autor:

Silvia Resende

Lectura: 5 min

10 de julio, 2023

Top 7 do Patrimônio Português

Autor:

Atlantic Bridge

Lectura: 6 min

10 de mayo, 2022

Entering a master's degree in Portugal is a simple and affordable way to obtain residency in Portugal. See here how to apply.

Mestrado em Portugal: Um Caminho para Viver no País

Ingressar num mestrado em Portugal é uma maneira simples e acessível de obter a residência em Portugal. Veja aqui como se candidatar.

Autor:

Atlantic Bridge

Lectura: 9 min

4 de abril, 2023

Descubra as principais vantagens e desafios do Golden Visa por Fundos de Investimento no Brasil. Saiba como obter a cidadania europeia.

Golden Visa por fundos de investimento: principais vantagens e desafios

Descubra as principais vantagens e desafios do Golden Visa por Fundos de Investimento no Brasil. Saiba como obter a cidadania europeia.

Autor:

Atlantic Bridge

Lectura: 5 min

25 de julio, 2019