/
/
/
Dupla Cidadania: Um Movimento Estratégico e Perspicaz

5 de septiembre, 2022

Dupla Cidadania: Um Movimento Estratégico e Perspicaz

As vantagens da dupla cidadania são inúmeras: segurança, negócios, mobilidade, liberdade, cultura, estilo de vida, identidade e muito mais.
The advantages of dual citizenship are numerous: security
Lectura: 3 min

No mundo atual o conceito de lar, identidade e cidadania estão se tornando cada vez mais complexas. Surge um novo tipo de cidadão global: o «multi-local», aquele que possui dois ou mais passaportes e vínculos pessoais com vários países. A tendência começou após a Segunda Guerra Mundial, quando mais de 60 milhões de pessoas foram deslocadas para novos países. Desde então tornou-se muito mais comum que algumas pessoas nascessem em um país e morressem em outro. Ficou muito mais clara a importância e necessidade de ter mais de uma cidadania ou residência. O desejo de segurança é o que mais impulsiona até hoje a dupla e a múltipla cidadania.

A onda de cidadãos multi-locais cresceu juntamente com uma maior tolerância por parte dos governos em todo o mundo. Em 1960, apenas um terço dos países permitia dupla cidadania. Em 2019 já eram 75%, como mostrou um estudo da Universidade de Maastricht. E com mais pessoas vivendo em vários lugares ao longo da vida, mais casamentos inter-culturais também contribuíram para a tendência. Nasce uma nova geração de cidadãos globais de identidades multi-locais.

As vantagens da múltipla cidadania são inúmeras: segurança, negócios, mobilidade, liberdade, cultura, estilo de vida, identidade e muito mais.

Passaporte Português Classificado o Quinto Mais Poderoso do Mundo

Cidadania Europeia: Um Objeto de Desejo Mundial

Durante muitos anos, a cidadania americana e um passaporte americano foram o objeto de desejo no mundo. A pandemia e a recente eleição mudaram esse cenário. O resultado foi um aumento na demanda por americanos que buscam um segundo passaporte e querem obter a cidadania – especialmente na Europa.

O desejo de se aposentar em lugares como a Europa e mais flexibilidade nos bancos foram os principais impulsionadores dos segundos passaportes mesmo antes do início da pandemia. A instabilidade política e possíveis aumentos de impostos que se seguiram após a pandemia deixaram muitos americanos ricos considerando a ideia de adquirir uma nova cidadania. E graças à sua formação étnica diversificada, resultante de períodos históricos de massivos de imigração, muitos americanos são elegíveis a nacionalidades europeias por ascendência.

Conheça diferentes vias de obtenção da cidadania portuguesa.

Homem de terno aponta para cidadania

Americanos e o Direito à Dupla Cidadania

A América foi construída por imigrantes de todo o mundo. A grande maioria veio da Europa. Desse modo, muitos americanos têm ascendência europeia. É uma questão de mapear as origens dos antepassados e descobrir como tirar proveito disso. É importante obter uma série de documentos: certidões de nascimento, certidões de casamento, certidões de óbito, certidões de divórcio, documentos de naturalização dos EUA (no caso dos americanos). A tarefa pode ser árdua, especialmente quando se trata de ancestrais que viveram há um século em um lugar que você não tem certeza. Nesses casos, é importante contar com ajuda profissional adequada. Existem serviços de busca documental especializados nisso.

Cidadania Portuguesa para Americanos

Portugal tornou-se muito popular entre os americanos que desejam se mudar para a Europa. O país oferece cidadania por ancestralidade até a terceira geração. Os netos de português poderão requerer cidadania. A nacionalidade também é possível para descendentes de judeus sefarditas e cônjuges de nacionais portugueses. Em todos os casos, será preciso provar uma certa conexão com a comunidade na forma de habilidades linguísticas ou residência em Portugal.

SAIBA MAIS: Quem tem direito à cidadania portuguesa?

E Quem Não Tem Ascendência Portuguesa?

Mesmo para aqueles que não conseguirem comprovar ascendência europeia, ainda existem alternativas. Portugal oferece muitos caminhos para a obtenção da nacionalidade, um deles é a naturalização, que pode ser solicitada após 5 anos de residência local. Outra opção é o Golden Visa, um programa de residência para quem realiza investimentos qualificados no país.

Mudar para Portugal não só é possível, como também pode ser bastante simples através de variadas tipologias de vistos de entrada no país. Fale com os consultores da Atlantic Bridge e garanta a sua dupla cidadania.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Autor:

Atlantic Bridge

También te puede interesar:
Mulher tem na bolsa um Passaporte Espanhol O melhor passaporte do mundo

Espanha tem o Melhor Passaporte do Mundo

Espanha tem o melhor passaporte do mundo, ocupando o 1º lugar no Henley Passport Index, permitindo acesso a 194 países sem visto. Solicite seu passaporte espanhol!

Silvia Resende

Autor:

Silvia Resende

Lectura: 4 min

5 de febrero, 2024

Discover the success of Portugal's Golden Visa program

10 Anos de Golden Visa em Portugal: o que mudou?

10 anos do Golden Visa em Portugal: um panorama completo e atualizado sobre o programa de investimento em Portugal.

Autor:

Atlantic Bridge

Lectura: 6 min

16 de marzo, 2022

I came to Portugal almost a decade ago. Today I am asked how my experience was. What are the advantages of moving to Portugal with children?

Mudar para Portugal com Filhos: Vantagens e Desvantagens

Vim para Portugal há quase uma década. Hoje me perguntam como foi a minha experiência. Quais as vantagens de mudar para Portugal com filhos?

Autor:

Atlantic Bridge

Lectura: 7 min

2 de enero, 2023

We present in detail the cost of living in different cities in Portugal and which aspects weigh most heavily on the budget.

Custo de vida em Portugal: quanto custa viver no país em 2022

Apresentamos em detalhes o custo de vida em diferentes cidades de Portugal e quais aspectos mais que pesam no orçamento.

Autor:

Atlantic Bridge

Lectura: 17 min

5 de diciembre, 2022

Investir em aluguel por temporada em Portugal para turistas? Uma oportunidade rentável de negócio

Autor:

Atlantic Bridge

Lectura: 8 min

2 de octubre, 2018

Living in Spain or Portugal? Both the Portuguese and the Hispanic countries have advantages and disadvantages. They also have things in common: incredible landscapes and wonderful cuisine! See here the comparison between them!

Morar na Espanha ou Portugal? Saiba qual é melhor para viver

Morar na Espanha ou Portugal? Tanto o país luso quanto o país hispânico possui vantagens e desvantagens. Eles também têm coisas em comum: paisagens incríveis e gastronomia maravilhosa! Veja aqui a comparação entre eles!

Autor:

Atlantic Bridge

Lectura: 11 min

9 de mayo, 2023