/
/
/
Dupla Cidadania: Um Movimento Estratégico e Perspicaz

5 de Setembro, 2022

Dupla Cidadania: Um Movimento Estratégico e Perspicaz

As vantagens da dupla cidadania são inúmeras: segurança, negócios, mobilidade, liberdade, cultura, estilo de vida, identidade e muito mais.
The advantages of dual citizenship are numerous: security
Leitura: 3 min

No mundo atual o conceito de lar, identidade e cidadania estão se tornando cada vez mais complexas. Surge um novo tipo de cidadão global: o “multi-local”, aquele que possui dois ou mais passaportes e vínculos pessoais com vários países. A tendência começou após a Segunda Guerra Mundial, quando mais de 60 milhões de pessoas foram deslocadas para novos países. Desde então tornou-se muito mais comum que algumas pessoas nascessem em um país e morressem em outro. Ficou muito mais clara a importância e necessidade de ter mais de uma cidadania ou residência. O desejo de segurança é o que mais impulsiona até hoje a dupla e a múltipla cidadania.

A onda de cidadãos multi-locais cresceu juntamente com uma maior tolerância por parte dos governos em todo o mundo. Em 1960, apenas um terço dos países permitia dupla cidadania. Em 2019 já eram 75%, como mostrou um estudo da Universidade de Maastricht. E com mais pessoas vivendo em vários lugares ao longo da vida, mais casamentos inter-culturais também contribuíram para a tendência. Nasce uma nova geração de cidadãos globais de identidades multi-locais.

As vantagens da múltipla cidadania são inúmeras: segurança, negócios, mobilidade, liberdade, cultura, estilo de vida, identidade e muito mais.

Passaporte Português Classificado o Quinto Mais Poderoso do Mundo

Cidadania Europeia: Um Objeto de Desejo Mundial

Durante muitos anos, a cidadania americana e um passaporte americano foram o objeto de desejo no mundo. A pandemia e a recente eleição mudaram esse cenário. O resultado foi um aumento na demanda por americanos que buscam um segundo passaporte e querem obter a cidadania – especialmente na Europa.

O desejo de se aposentar em lugares como a Europa e mais flexibilidade nos bancos foram os principais impulsionadores dos segundos passaportes mesmo antes do início da pandemia. A instabilidade política e possíveis aumentos de impostos que se seguiram após a pandemia deixaram muitos americanos ricos considerando a ideia de adquirir uma nova cidadania. E graças à sua formação étnica diversificada, resultante de períodos históricos de massivos de imigração, muitos americanos são elegíveis a nacionalidades europeias por ascendência.

Conheça diferentes vias de obtenção da cidadania portuguesa.

Homem de terno aponta para cidadania

Americanos e o Direito à Dupla Cidadania

A América foi construída por imigrantes de todo o mundo. A grande maioria veio da Europa. Desse modo, muitos americanos têm ascendência europeia. É uma questão de mapear as origens dos antepassados e descobrir como tirar proveito disso. É importante obter uma série de documentos: certidões de nascimento, certidões de casamento, certidões de óbito, certidões de divórcio, documentos de naturalização dos EUA (no caso dos americanos). A tarefa pode ser árdua, especialmente quando se trata de ancestrais que viveram há um século em um lugar que você não tem certeza. Nesses casos, é importante contar com ajuda profissional adequada. Existem serviços de busca documental especializados nisso.

Cidadania Portuguesa para Americanos

Portugal tornou-se muito popular entre os americanos que desejam se mudar para a Europa. O país oferece cidadania por ancestralidade até a terceira geração. Os netos de português poderão requerer cidadania. A nacionalidade também é possível para descendentes de judeus sefarditas e cônjuges de nacionais portugueses. Em todos os casos, será preciso provar uma certa conexão com a comunidade na forma de habilidades linguísticas ou residência em Portugal.

SAIBA MAIS: Quem tem direito à cidadania portuguesa?

E Quem Não Tem Ascendência Portuguesa?

Mesmo para aqueles que não conseguirem comprovar ascendência europeia, ainda existem alternativas. Portugal oferece muitos caminhos para a obtenção da nacionalidade, um deles é a naturalização, que pode ser solicitada após 5 anos de residência local. Outra opção é o Golden Visa, um programa de residência para quem realiza investimentos qualificados no país.

Mudar para Portugal não só é possível, como também pode ser bastante simples através de variadas tipologias de vistos de entrada no país. Fale com os consultores da Atlantic Bridge e garanta a sua dupla cidadania.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Autor:

Atlantic Bridge

Você pode gostar também:
How are laws made or changed in Portugal? We explain here how the legislative process works in relation to the future of the Golden Visa program in the country.

Fim do Golden Visa: Entenda Como Leis São Alteradas em Portugal

Como são feitas ou alteradas as leis em Portugal? Explicamos aqui como funciona o processo legislativo aplicado ao futuro do programa Golden Visa no país.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 4 min

2 de Maio, 2023

Learn how colleges in Portugal work

Faculdade em Portugal: Como Fazer Graduação no País

Saiba como funcionam as faculdades em Portugal, o processo seletivo, custos e muitas outras informações relevantes.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 10 min

14 de Setembro, 2022

Which is the best Golden Visa? Greece

Qual o melhor Golden Visa?

Qual o melhor Golden Visa? Grécia, Portugal e Espanha possuem atualmente os programas mais desejados da União Europeia. Dentre estes, o Golden Visa Português ainda é a opção mais vantajosa.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 8 min

16 de Maio, 2022

Viaje com seu pet para Portugal: dicas essenciais para levar seu cachorro. Facilite sua jornada e aproveite Portugal juntos!

Levar Cachorro para Portugal: Como Viajar com seu Pet

Viaje com seu pet para Portugal: dicas essenciais para levar seu cachorro. Facilite sua jornada e aproveite Portugal juntos!

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 9 min

30 de Agosto, 2023

Cidadania Portuguesa para Crianças Nascidas em Portugal: Como Solicitar

Filho de estrangeiro, nascido em Portugal pode adquirir a cidadania portuguesa. Conheça requisitos da lei em vigor em 2024.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 8 min

18 de Dezembro, 2023

Knowing the neighborhoods of Lisbon is essential to ensure that you choose the one that has the features you need and fits your pocket.

Bairros de Lisboa: conheça os melhores para morar na capital

Conhecer os bairros de Lisboa é essencial para garantir que escolha aquele que tem as características que você precisa e cabe no seu bolso.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 12 min

6 de Dezembro, 2022