/
/
/
Dupla Cidadania: Um Movimento Estratégico e Perspicaz

5 de Setembro, 2022

Dupla Cidadania: Um Movimento Estratégico e Perspicaz

As vantagens da dupla cidadania são inúmeras: segurança, negócios, mobilidade, liberdade, cultura, estilo de vida, identidade e muito mais.
The advantages of dual citizenship are numerous: security
Leitura: 3 min

No mundo atual o conceito de lar, identidade e cidadania estão se tornando cada vez mais complexas. Surge um novo tipo de cidadão global: o “multi-local”, aquele que possui dois ou mais passaportes e vínculos pessoais com vários países. A tendência começou após a Segunda Guerra Mundial, quando mais de 60 milhões de pessoas foram deslocadas para novos países. Desde então tornou-se muito mais comum que algumas pessoas nascessem em um país e morressem em outro. Ficou muito mais clara a importância e necessidade de ter mais de uma cidadania ou residência. O desejo de segurança é o que mais impulsiona até hoje a dupla e a múltipla cidadania.

A onda de cidadãos multi-locais cresceu juntamente com uma maior tolerância por parte dos governos em todo o mundo. Em 1960, apenas um terço dos países permitia dupla cidadania. Em 2019 já eram 75%, como mostrou um estudo da Universidade de Maastricht. E com mais pessoas vivendo em vários lugares ao longo da vida, mais casamentos inter-culturais também contribuíram para a tendência. Nasce uma nova geração de cidadãos globais de identidades multi-locais.

As vantagens da múltipla cidadania são inúmeras: segurança, negócios, mobilidade, liberdade, cultura, estilo de vida, identidade e muito mais.

Passaporte Português Classificado o Quinto Mais Poderoso do Mundo

Cidadania Europeia: Um Objeto de Desejo Mundial

Durante muitos anos, a cidadania americana e um passaporte americano foram o objeto de desejo no mundo. A pandemia e a recente eleição mudaram esse cenário. O resultado foi um aumento na demanda por americanos que buscam um segundo passaporte e querem obter a cidadania – especialmente na Europa.

O desejo de se aposentar em lugares como a Europa e mais flexibilidade nos bancos foram os principais impulsionadores dos segundos passaportes mesmo antes do início da pandemia. A instabilidade política e possíveis aumentos de impostos que se seguiram após a pandemia deixaram muitos americanos ricos considerando a ideia de adquirir uma nova cidadania. E graças à sua formação étnica diversificada, resultante de períodos históricos de massivos de imigração, muitos americanos são elegíveis a nacionalidades europeias por ascendência.

Conheça diferentes vias de obtenção da cidadania portuguesa.

Homem de terno aponta para cidadania

Americanos e o Direito à Dupla Cidadania

A América foi construída por imigrantes de todo o mundo. A grande maioria veio da Europa. Desse modo, muitos americanos têm ascendência europeia. É uma questão de mapear as origens dos antepassados e descobrir como tirar proveito disso. É importante obter uma série de documentos: certidões de nascimento, certidões de casamento, certidões de óbito, certidões de divórcio, documentos de naturalização dos EUA (no caso dos americanos). A tarefa pode ser árdua, especialmente quando se trata de ancestrais que viveram há um século em um lugar que você não tem certeza. Nesses casos, é importante contar com ajuda profissional adequada. Existem serviços de busca documental especializados nisso.

Cidadania Portuguesa para Americanos

Portugal tornou-se muito popular entre os americanos que desejam se mudar para a Europa. O país oferece cidadania por ancestralidade até a terceira geração. Os netos de português poderão requerer cidadania. A nacionalidade também é possível para descendentes de judeus sefarditas e cônjuges de nacionais portugueses. Em todos os casos, será preciso provar uma certa conexão com a comunidade na forma de habilidades linguísticas ou residência em Portugal.

SAIBA MAIS: Quem tem direito à cidadania portuguesa?

E Quem Não Tem Ascendência Portuguesa?

Mesmo para aqueles que não conseguirem comprovar ascendência europeia, ainda existem alternativas. Portugal oferece muitos caminhos para a obtenção da nacionalidade, um deles é a naturalização, que pode ser solicitada após 5 anos de residência local. Outra opção é o Golden Visa, um programa de residência para quem realiza investimentos qualificados no país.

Mudar para Portugal não só é possível, como também pode ser bastante simples através de variadas tipologias de vistos de entrada no país. Fale com os consultores da Atlantic Bridge e garanta a sua dupla cidadania.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Autor:

Atlantic Bridge

Você pode gostar também:
Vista aerea de Sevilla

Morar na Espanha: Guia Completo

Um estrangeiro pode morar na Espanha legalmente? Claro que sim! Explicamos aqui como isso é possível e como é viver no país!

Silvia Resende

Autor:

Silvia Resende

Leitura: 5 min

20 de Dezembro, 2023

Bandeira italiana

Cidadania Italiana pela Via Judicial: Conheça as Vantagens

Difícil conseguir um agendamento no Consulado Italiano? Descubra como solicitar a cidadania italiana através dos tribunais e acelerar seu processo de cidadania.

Silvia Resende

Autor:

Silvia Resende

Leitura: 3 min

14 de Novembro, 2023

The D7 Portugal Visa is intended for those with passive income of their own

Visto D7: O Visto dos Aposentados e Titulares de Rendimentos

O Visto D7 Portugal é destinado à quem possui rendimentos passivos próprios, como aposentadorias, aluguéis e direitos de propriedade.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 8 min

25 de Junho, 2023

Benefícios Fiscais para Empresas Sujeitas a IRC

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 14 min

6 de Março, 2023

Get Valid Proof of Residence for Portugal Visas. Essential Tips for a Smooth Visa Application Process. Simplify Your Residency Requirements. Read More!

Comprovante de Residência para Visto em Portugal: Alertas e Riscos a Evitar

Saiba como obter comprovante de residência válido para visto em Portugal. Dicas essenciais para processo de visto mais fácil."

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 4 min

28 de Agosto, 2023

Health insurance facilitates access to private health services in Portugal by offering cheaper rates for medical care.

Seguro saúde em Portugal

O seguro de saúde facilita o acesso aos serviços de saúde privada em Portugal, oferecendo tarifas mais baratas nos atendimentos médicos.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 8 min

8 de Novembro, 2022