/
/
/
Provas Para Cidadania Espanhola: DELE e CCSE

5 de junio, 2023

Provas Para Cidadania Espanhola: DELE e CCSE

Todos que pedem a cidadania espanhola por tempo de residência, por opção ou por carta de natureza têm que fazer as provas CCSE e DELE. Independente de quanto tempo o candidato morou na Espanha.
Todos que pedem a cidadania espanhola por tempo de residência
Lectura: 5 min

Ao solicitar a
cidadania espanhola
, muitas pessoas se perguntam sobre a necessidade de realizar provas ou testes. Em alguns casos existe, sim, essa exigência. O objetivo é verificar se o indivíduo está bem integrado com a sociedade local. Por isso, desde 2015 existem duas provas importantes que podem ser exigidas durante o processo: a prova CCSE (Conhecimentos Constitucionais e Socioculturais da Espanha) e o exame DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira). 

Neste artigo, vamos explorar em detalhes como essas provas são aplicadas, os conteúdos exigidos e quem precisa se submeter a elas. Se você está planejando obter a cidadania espanhola, é essencial compreender esses aspectos e se preparar adequadamente para enfrentar essas etapas do processo.

Solicite Sua Cidadania Espanhola! Fale com nossos Experts >

Das entrevistas às provas

Até 2015, os candidatos à cidadania espanhola eram submetidos a entrevistas nos Registros Civis. Cada registro civil conduzia suas próprias entrevistas, com questões de diferentes níveis de dificuldade. Desse modo, a avaliação pessoal de cada funcionário também influenciava no processo.

A criação de provas gerais visa estabelecer um sistema uniforme e consistente para todos aqueles que desejam obter um DNI (Documento Nacional de Identidade) e um passaporte espanhol.

Conheça o visto para aposentados que desejam viver na Espanha

Quem precisa fazer as provas para cidadania espanhola?

Todos aqueles que estão solicitando a cidadania espanhol por tempo de residência, por opção ou por carta de natureza terão que realizar as provas.  Isso independente de quanto tempo o candidato morou legalmente na Espanha: por 1, 2 ou 10 anos.

Os que forem nativos da língua espanhola estarão dispensados do DELE, mas ainda assim deverão realizar a prova de conhecimentos gerais (CCSE).

Já os filhos e netos de espanhóis, como têm o processo de obtenção da cidadania espanhola através do reconhecimento do direito de origem, estão dispensados.

Quem está dispensado das provas para cidadania espanhola?

Estão dispensados da realização das provas CCSE e DELE:

  • menores de 18 anos de idade,
  • pessoas com capacidade legalmente modificada,
  • Personas que no saben leer ni escribir (dispensa parcial).

Existem, ainda, alguns casos em que o requerente da nacionalidade poderá solicitar a dispensa da realização de ambos exames, desde que possam comprovar isso e que o Ministério da Justiça da Espanha assim o decida:

  • graduados em estudos oficiais, cursado na Espanha e em espanhol, nível intermediário ou superior;
  • graduados em Educação Secundária Obrigatória (ESO) na Espanha;
  • pessoas com problemas ou dificuldades de aprendizagem superiores a 65%
  • pessoas que não sabem ler e escrever poderão ter a dispensa parcial da prova (a prova será adaptada às necessidades da pessoa).

Além disso, estão isentos de fazer os exames DELE.

  • nacionais de países ou territórios de língua espanhola (desde que sejam nacionais do país de origem e não tenham adquirido a nacionalidade),
  • pessoas que já possuem um diploma DELE A2 (ou superior), e
  • pessoas que já tenham um certificado de nível básico (A2), intermediário (B1) ou avançado (B2) das Escolas Oficiais de Idiomas.

O que é o DELE?

O exame para a obtenção do DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira) é utilizado para aferir o nível de conhecimento do idioma local (espanhol) dos imigrantes estrangeiros que desejam obter a cidadania espanhola. Ele é emitido pelo Instituto Cervantes em nome do Ministério da Educação e Formação Profissional da Espanha. O DELE é amplamente reconhecido internacionalmente e pode ser exigido em diversas situações, como ingresso em universidades espanholas, obtenção de emprego ou imigração para países de língua espanhola.

Lembre: o  DELE é dispensado àqueles que são originários de países que também têm o espanhol como idioma oficial .

Como é a prova:

O exame DELE para a cidadania espanhola é composto por 25 perguntas no formato de teste, onde cada pergunta oferece três opções de resposta ou a opção verdadeiro ou falso. Para obter aprovação, é necessário acertar no mínimo 15 dessas perguntas.
O exame DELE para o nível A2 está dividido em duas partes:

  • Parte 1 (Destrezas de leitura e escritura): Compreensão de leitura (60 minutos) e expressão e interação escrita (50 minutos).
  • Parte 2 (Destrezas orais): Compreensão auditiva (35 minutos) e expressão e interação oral (15 minutos).

Veja  aqui um modelo de prova.

Quanto custa a prova do DELE?

O valor cobrado em Portugal no ano de 2023 para a realização da prova para nível A2 e obtenção do certificado é 112€. Vale destacar que esse valor varia de país para país e de acordo com o nível do certificado desejado. No Brasil, o valor é de 280 reais. Veja aqui os preços em outros países.

O que é o CCSE?

O CCSE é um exame que avalia o conhecimento dos candidatos sobre a Constituição e a sociedade espanhola. É um requisito para a obtenção da nacionalidade espanhola e é realizado pelo Instituto Cervantes.

Como é a prova do CCSE?

O candidato terá 45 minutos para responder 25 questões divididas em duas partes. Em relação aos conteúdos exigidos, 60% das perguntas são sobre governo, legislação e participação do cidadão no país. O restante (40%) é sobre cultura, história, geografia e sociedade.

Para ter uma ideia mais clara de como funciona a prova, clique aqui.

Quanto custa a prova do CCSE?

A taxa de inscrição para o exame CCSE em 2023 é de 85 euros, que cobre o custo do exame, emissão do certificado e acesso aos materiais de preparação, incluindo o manual de preparação. A inscrição permite ao candidato realizar o teste até duas vezes, caso não seja aprovado na primeira tentativa ou não faça o exame na primeira sessão.

E se eu não passar nos testes de CCSE e DELE?

É possível refazer os exames, caso não seja aprovado de primeira. E não há limite de tentativas. Uma dica é testar antes os simulados disponíveis online. Eles te darão uma noção do que te espera no dia da prova.

Aproveitamos para dizer que o exame é relativamente simples. Com um pouco de esforço e atenção será fácil obter a sua aprovação e a cidadania espanhola. Vai valer a pena o esforço!

Ainda não solicitou sua cidadania espanhola? Fale com a Atlantic Bridge!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Autor:

Atlantic Bridge

También te puede interesar:
Visual do Porto: Comprar casa em Portugal

Comprar casa em Portugal: guia completo para adquirir a sua

Para comprar uma casa em Portugal será preciso ter um NIF - Número de Identificação Fiscal, além de passaporte ou cartão cidadão.

Autor:

Atlantic Bridge

Lectura: 12 min

9 de enero, 2023

Want to set up a business or work for yourself in Portugal? Learn about the D2 Visa

Visto D2 Portugal

Quer montar um negócio ou trabalhar como autônomo em Portugal? Conheça o Visto D2, voltado para imigrantes empreendedores!

Autor:

Atlantic Bridge

Lectura: 6 min

28 de julio, 2022

Mejores Playas del Algarve (¡Y Más Bonitas!)

Descubra las mejores playas del Algarve! Conozca todo: dónde están, la mejor época para visitarlas y lo mejor que cada una tiene para ofrecer.

Silvia Resende

Autor:

Silvia Resende

Lectura: 12 min

13 de junio, 2024

Estudantes de medicina

Como Estudar Medicina em Portugal

Descubra como é possível estudar medicina em Portugal sendo estrangeiro. Quem pode se candidatar e como facilitar o processo de admissão.

Silvia Resende

Autor:

Silvia Resende

Lectura: 8 min

2 de mayo, 2024

Ação Judicial de Oposição à Nacionalidade Portuguesa: Do que se trata e como proceder?

Autor:

Atlantic Bridge

Lectura: 3 min

6 de septiembre, 2016

Foreigners who have been married or in a stable union for more than 3 years with a Portuguese national may request Portuguese citizenship.

Nacionalidade Portuguesa pelo Casamento: Cônjuges e Companheiros

Podem requerer a cidadania portuguesa o estrangeiro casado ou em união estável há mais de 3 anos com nacional português.

Autor:

Atlantic Bridge

Lectura: 6 min

2 de octubre, 2023