/
/
Assistência Médica para Brasileiros em Portugal: Conhece o PB-4?

30 de Agosto, 2016

Assistência Médica para Brasileiros em Portugal: Conhece o PB-4?

Leitura: 3 min

Muita gente não sabe, mas é possível aos cidadãos brasileiros obter assistência à saúde em Portugal nas mesmas condições oferecidas aos cidadãos portugueses. Por força de um acordo bilateral firmado entre Portugal e Brasil, designado PB-4, os brasileiros podem se inscrever no Serviço Nacional de Saúde de Portugal e, com isso, ter acesso a assistência preventiva, médico-hospitalar e até à aquisição de medicamentos co-financiados, nas mesmas condições de um cidadão português.

Em Portugal, o Serviço Nacional de Saúde é universal e, tendo em conta as condições econômicas e sociais dos cidadãos, é tendencialmente gratuito. Na prática, isso significa que os utentes precisam pagar “taxas moderadoras” pelo uso dos serviços, a menos que comprovadamente não tenham condições para tanto. Contudo, os valores das “taxas moderadoras” são significativamente baixos relativamente ao seu custo real, sendo o restante financiado pelo Estado.

O acordo (PB-4) abrange todos os brasileiros que tenham contribuído para a Segurança Social e seus dependentes que cheguem à Portugal, seja como turistas ou como residentes temporários ou definitivos. Mas atenção: Esse benefício não se opera automaticamente!

Para usufruir do Serviço Nacional de Saúde faz-se necessário obter, antes de embarcar para Portugal, o Certificado de Direito à Assistência Médica – CDAM junto à regional do Ministério da Saúde do Estado de residência do interessado no Brasil. A lista dos documentos exigidos para emissão do CDAM pode ser acessada neste link oficial do Ministério da Saúde: https://sna.saude.gov.br/cdam/.

O interessado deve levar a cópia e original de todos os documentos solicitados para a referida regional do Ministério da Saúde, e recomenda-se que o requerimento seja feito com alguma antecedência tendo em vista que nem sempre o CDAM é emitido imediatamente. Uma vez expedido, este documento é válido por 1 ano, renovável, a partir da data da sua emissão.

Feito isto, caso necessite de assistência médica em Portugal, o interessado deve se dirigir ao Hospital ou Centro de Saúde da localidade em que se encontre hospedado no país com o CDAM, Passaporte, e comprovante de residência/hospedagem, para obter sua inscrição no Serviço Nacional de Saúde e, por conseguinte, obter tratamento nas mesmas condições oferecidas aos cidadãos portugueses.

Autora: Roberta Fraser
Cidadania & Imigração

*A informação contida no presente artigo é prestada de forma geral e abstrata, não substituindo a consulta e a assistência profissional qualificada e dirigida ao caso concreto. O conteúdo deste artigo não pode ser reproduzido, no seu todo ou em parte, sem a expressa autorização do autor.

Mudar para outro país é uma experiência empolgante, mas também pode ser complicada no que se refere às questões fiscais. Para garantir uma mudança segura e bem-sucedida, é importante contar…
O mês de maio é um período de intensa movimentação nas cidades universitárias de Portugal. Durante esse período, os estudantes e a comunidade em geral estão em contagem regressiva para…
Portugal é um país cada vez mais procurado por estudantes de todo o mundo que desejam realizar um mestrado no exterior. Isso se deve principalmente à alta qualidade da educação…
Já comparou o custo de vida entre Portugal e Espanha com o de uma cidade dos Estados Unidos como San Francisco? Não é surpreendente que muitos americanos estejam se mudando…
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Autor:

Atlantic Bridge

Você pode gostar também:
Portugal has a trade and navigation treaty with the United States and its citizens can now apply for an E2 visa in the USA

Brasileiros com Cidadania Portuguesa Podem Pedir Visto E2 de Empreendedor nos Estados Unidos

Portugal possui tratado de comércio e navegação com os Estados Unidos e seus cidadãos já podem solicitar o visto E2 nos EUA

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 3 min

16 de Janeiro, 2023

Want to set up a business or work for yourself in Portugal? Learn about the D2 Visa

Visto D2 Portugal

Quer montar um negócio ou trabalhar como autônomo em Portugal? Conheça o Visto D2, voltado para imigrantes empreendedores!

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 6 min

28 de Julho, 2022

Taste Atlas awarded several prizes to traditional Portuguese recipes

Gastronomia de Portugal É Quarta Melhor do Mundo

A Taste Atlas atribuiu diversos prêmios a receitas tradicionais da gastronomia de Portugal, como o Pastel de Nata e Amêijoas a Bulhão Pato.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 5 min

19 de Dezembro, 2023

Descubra as quatro escolas portuguesas de negócios que entraram no top 50 do ranking Financial Times. Leia agora no Atlantic Bridge.

Quatro Escolas Portugueses de Negócios no Top 50 do Ranking Financial Times

Descubra as quatro escolas portuguesas de negócios que entraram no top 50 do ranking Financial Times. Leia agora no Atlantic Bridge.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 2 min

23 de Maio, 2022

Discover the inspiring story of a Brazilian doctor who succeeded in Portugal. Read the interview with the otolaryngologist on Atlantic Bridge.

Case de Sucesso de Médico em Portugal: Entrevista Com Otorrino Brasileiro

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 7 min

13 de Outubro, 2019

Alugar Imóvel em Portugal: 8 Dicas Infalíveis

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 5 min

4 de Maio, 2022