/
/
Assistência Médica para Brasileiros em Portugal: Conhece o PB-4?

30 de Agosto, 2016

Assistência Médica para Brasileiros em Portugal: Conhece o PB-4?

Leitura: 3 min

Muita gente não sabe, mas é possível aos cidadãos brasileiros obter assistência à saúde em Portugal nas mesmas condições oferecidas aos cidadãos portugueses. Por força de um acordo bilateral firmado entre Portugal e Brasil, designado PB-4, os brasileiros podem se inscrever no Serviço Nacional de Saúde de Portugal e, com isso, ter acesso a assistência preventiva, médico-hospitalar e até à aquisição de medicamentos co-financiados, nas mesmas condições de um cidadão português.

Em Portugal, o Serviço Nacional de Saúde é universal e, tendo em conta as condições econômicas e sociais dos cidadãos, é tendencialmente gratuito. Na prática, isso significa que os utentes precisam pagar “taxas moderadoras” pelo uso dos serviços, a menos que comprovadamente não tenham condições para tanto. Contudo, os valores das “taxas moderadoras” são significativamente baixos relativamente ao seu custo real, sendo o restante financiado pelo Estado.

O acordo (PB-4) abrange todos os brasileiros que tenham contribuído para a Segurança Social e seus dependentes que cheguem à Portugal, seja como turistas ou como residentes temporários ou definitivos. Mas atenção: Esse benefício não se opera automaticamente!

Para usufruir do Serviço Nacional de Saúde faz-se necessário obter, antes de embarcar para Portugal, o Certificado de Direito à Assistência Médica – CDAM junto à regional do Ministério da Saúde do Estado de residência do interessado no Brasil. A lista dos documentos exigidos para emissão do CDAM pode ser acessada neste link oficial do Ministério da Saúde: https://sna.saude.gov.br/cdam/.

O interessado deve levar a cópia e original de todos os documentos solicitados para a referida regional do Ministério da Saúde, e recomenda-se que o requerimento seja feito com alguma antecedência tendo em vista que nem sempre o CDAM é emitido imediatamente. Uma vez expedido, este documento é válido por 1 ano, renovável, a partir da data da sua emissão.

Feito isto, caso necessite de assistência médica em Portugal, o interessado deve se dirigir ao Hospital ou Centro de Saúde da localidade em que se encontre hospedado no país com o CDAM, Passaporte, e comprovante de residência/hospedagem, para obter sua inscrição no Serviço Nacional de Saúde e, por conseguinte, obter tratamento nas mesmas condições oferecidas aos cidadãos portugueses.

Autora: Roberta Fraser
Cidadania & Imigração

*A informação contida no presente artigo é prestada de forma geral e abstrata, não substituindo a consulta e a assistência profissional qualificada e dirigida ao caso concreto. O conteúdo deste artigo não pode ser reproduzido, no seu todo ou em parte, sem a expressa autorização do autor.

Mudar para outro país é uma experiência empolgante, mas também pode ser complicada no que se refere às questões fiscais. Para garantir uma mudança segura e bem-sucedida, é importante contar…
O mês de maio é um período de intensa movimentação nas cidades universitárias de Portugal. Durante esse período, os estudantes e a comunidade em geral estão em contagem regressiva para…
Portugal é um país cada vez mais procurado por estudantes de todo o mundo que desejam realizar um mestrado no exterior. Isso se deve principalmente à alta qualidade da educação…
Já comparou o custo de vida entre Portugal e Espanha com o de uma cidade dos Estados Unidos como San Francisco? Não é surpreendente que muitos americanos estejam se mudando…
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Autor:

Atlantic Bridge

Você pode gostar também:

Abertura de concurso de residência médica em Portugal: veja como se inscrever

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 4 min

10 de Outubro, 2019

Novas alterações na Lei da Nacionalidade Portuguesa: saiba o que vai mudar

Conheça em mais detalhes as principais mudanças na Lei da Nacionalidade que entrarão em vigor muito em breve!

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 6 min

31 de Agosto, 2020

Descubra onde comprar imóveis em Portugal: Lisboa

Lisboa, Porto ou Algarve: onde comprar imóvel em Portugal

Descubra onde comprar imóveis em Portugal: Lisboa, Porto ou Algarve. Conheça as vantagens e desvantagens de cada região.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 6 min

28 de Março, 2019

The D7 Portugal Visa is intended for those with passive income of their own

Visto D7: O Visto dos Aposentados e Titulares de Rendimentos

O Visto D7 Portugal é destinado à quem possui rendimentos passivos próprios, como aposentadorias, aluguéis e direitos de propriedade.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 8 min

25 de Junho, 2023

casal de mãos dadas: quem é casado com espanhol pode pedir cidadania espanhola pelo casamento

Cidadania Espanhola pelo Casamento

A cidadania espanhola pelo casamento é uma modalidade de cidadania por residência. Ou seja, o processo só é possível para cônjuges que, além de manterem a relação formal com um espanhol, também venham residindo na Espanha. Saiba mais!

Silvia Resende

Autor:

Silvia Resende

Leitura: 5 min

10 de Janeiro, 2024

Casa portuguesa: viver com visto ou autorização de residência

Saiba a Diferença entre Visto e Autorização de Residência

Queremos esclarecer de uma vez por todas a diferença entre visto de residência e autorização de residência. Qual a validade e função de cada um deles, e como obtê-los? 

Silvia Resende

Autor:

Silvia Resende

Leitura: 4 min

6 de Maio, 2024