/
/
/
Cromeleque dos Almendres: Conheça o Stonehenge Português

6 de Março, 2023

Cromeleque dos Almendres: Conheça o Stonehenge Português

Portugal possui um dos mais antigos monumentos megalíticos do mundo: o Cromeleque dos Almendres, conhecido como o Stonehenge Português.
Portugal has one of the oldest megalithic monuments in the world: the Almendres Cromlech
Leitura: 6 min

As estruturas megalíticas da pré-história sempre intrigaram o ser humano, gerando inúmeras teorias para sua existência e função, algumas delas imortalizadas na literatura, como é o caso do livro clássico “Eram os Deuses Astronautas”, de Erich von Däniken. A estrutura deste gênero mais popular da Europa é o Stonehenge, na Inglaterra. Mas existem outros monumentos interessantes espalhados pelo continente. E uma curiosidade: Portugal possui o mais impressionante conjunto da Península Ibérica e um dos mais antigos do mundo: o Cromeleques dos Almendres, situado no Alentejo, conhecido como o Stonehenge Português. Saiba mais sobre esse fascinante monumento.

Quer viver na Europa?

Concretizar seu objectivo de morar na europa ou ter cidadania europeia, pode ser mais simples do que você pensa. Oferecemos suporte personalizado para tornar o processo de imigração mais acessível e descomplicado.

Onde fica o “Stonehenge Português”?

Não existe um “Stonehenge Português” exatamente, mas há vários monumentos megalíticos espalhados por todo o país, que são semelhantes em alguns aspectos ao famoso Stonehenge de Wiltshire, próximo a Londres, na Inglaterra.

O Cromeleque dos Almendres é um dos o maior conjunto de menires estruturados da Península Ibérica e um dos mais importantes da Europa. Encontra-se a cerca de 13 quilómetros da cidade de Évora, no Alentejo, no Sul de Portugal continental. É formado por por um conjunto de cerca de 90 menires, em formato cilíndrico. No seu apogeu teria tido cerca de cem. Muitas das pedras foram removidas e destruídas ao longo dos séculos. No entanto, o número de pedras que restaram ainda é impressionante.

Alguns dos menires estão dispostos em círculos concêntricos, enquanto outros parecem ter sido colocados em linha reta. As duas fileiras de menires alinhados têm cerca de 120 metros de comprimento e foram dispostas em paralelo ao círculo central. A maioria das pedras é feita de granito e tem entre 1 e 3 metros de altura, embora algumas cheguem a quase 4 metros.

Este sítio arqueológico foi descoberto em 1964, pelo investigador Henrique Leonor Pina, enquanto estava trabalhando no levantamento da Carta Geológica de Portugal.

Cromeleque dos Almendres, Alentejo.

Centro Interpretativo do Cromeleque dos Almendres

O Cromeleque dos Almendres passou a contar, em 2019, com um centro interpretativo para apoiar a visitação ao espaço, recepcionar os turistas e oferecer serviços educativos e conteúdos interpretativos sobre arqueologia e natureza.

No Centro é possível ver a reprodução de abrigos do Paleolítico e uma cabana do Neolítico (em escala real e construídos com os materiais e técnicas originais). Além disso, apresenta réplicas de objetos da época, como armas de caça, instrumentos de pedra lascada e polida, cerâmica, objetos votivos, entre muitos outros itens.

Também é possível fazer pic-nic no local e participar de oficinas de cerâmica, talha em pedra, decoração de placas de xisto, uso de armas pré-históricas.

O Cromeleque é uma atração turística aberta ao público todos os dias da semana, durante todo o ano. Recomenda-se verificar o horário atualizado antes de ir.

Horário de Funcionamento: Verão (1 de Maio a 31 de Outubro) – das 10h às 19h Inverno (1 Novembro a 30 de Abril) – das 10h às 17h.

Preço: O acesso é gratuito, mas as oficinas e visitas guiadas são cobradas.

Como chegar

O centro está na Rua do Cromeleque na aldeia de Guadalupe com as seguintes coordenadas GPS: 38.567801, -8.027456.

De carro: A maneira mais fácil de chegar ao Cromeleque dos Almendres é de carro. A partir de Évora seguir pela estrada nacional para Lisboa e após 8 km seguir o desvio para a esquerda em direção a Guadalupe. A partir dai são 3 km até à aldeia de Guadalupe. Há um estacionamento perto do local.

De transporte público: Também é possível chegar ao Cromeleque dos Almendres de transporte público. Há uma linha de ônibus (número 8) que parte do centro de Évora em direção ao cromeleque. No entanto, a frequência desses ônibus pode ser limitada, e pode haver esperas.

Estruturas megalíticas: o que são cromeleques?

Um monumento megalítico (do grego mega=grande, e lithos=pedra), é uma construção monumental com base em grandes blocos de pedras rudes. São típicas das sociedades pré-históricas, sobretudo do neolítico. Portugal possui inúmeros monumentos megalíticos, formados por dólmens, antas, mamoas, cromeleques, menires e tolos.

Cromeleques

São círculos concêntricos de pedras, onde a pedra mais alta geralmente fica no centro do círculo. Acredita-se que os cromeleques eram usados para fins religiosos ou cerimoniais.

Antas

São estruturas funerárias compostas por um corredor de acesso e uma câmara sepulcral. Eles eram usados para sepultamentos coletivos e individuais.

Mamoas

Também são estruturas funerárias, mas geralmente são compostas por uma grande cúpula de pedra com uma entrada lateral. Eles também eram usados para sepultamentos coletivos e individuais.

Dólmens

São estruturas funerárias compostas por duas ou mais pedras verticais que sustentam uma laje horizontal, formando uma espécie de mesa. Eles eram usados para sepultamentos coletivos e individuais.

Menires

São pedras verticais colocadas no solo, geralmente sozinhas ou em grupos. Eles podem ter sido usados para marcar limites territoriais, para fins religiosos ou cerimoniais.

O Cromeleque dos Almedres possui algum poder mágico?

Não há evidências concretas de que o Cromeleque dos Almendres possua algum poder mágico ou sobrenatural. Embora o propósito exato do monumento permaneça um mistério, os estudiosos acreditam que ele foi construído para fins religiosos ou cerimoniais, como um local de adoração ou um calendário astronômico para marcar solstícios e equinócios.

É possível que as pessoas que construíram o monumento acreditassem em forças espirituais ou sobrenaturais, e que o cromeleque fosse considerado um local sagrado ou de grande importância espiritual. No entanto, não há evidências de que essas crenças tenham sido associadas a quaisquer poderes mágicos ou sobrenaturais específicos.

Hoje em dia, o Cromeleque dos Almendres é valorizado principalmente por sua importância histórica e arqueológica, bem como por sua beleza e fascínio. Como um importante monumento megalítico, ele continua a atrair visitantes de todo o mundo, que vêm admirar sua arte e arquitetura antigas e tentar desvendar seus mistérios.

Outros monumentos megalíticos em Portugal

Portugal possui uma rica herança megalítica e abriga diversos monumentos desse tipo em seu território. Alguns dos mais famosos são:

Cromeleque dos Almendres: Localizado perto de Évora, é o maior círculo de pedras de Portugal e um dos mais importantes monumentos megalíticos da Península Ibérica.

Anta Grande do Zambujeiro: Localizada em Valverde, é uma das maiores antas da Península Ibérica, com cerca de 70 toneladas de peso.

Dolmen da Barrosa: Localizado em Alcácer do Sal, é um dos maiores dólmens do país, com cerca de 6 metros de comprimento e 3 metros de altura.

Menir dos Almendres: Localizado perto do Cromeleque dos Almendres, é um dos maiores menires da Península Ibérica, com cerca de 4,5 metros de altura.

Anta da Comenda da Igreja: Localizada em Évora, é uma das antas mais bem preservadas de Portugal, com uma câmara funerária coberta por uma laje de pedra de quase 6 metros de comprimento.

Esses são apenas alguns exemplos dos muitos monumentos megalíticos que podem ser encontrados em Portugal. Cada um desses monumentos oferece uma visão fascinante do passado pré-histórico do país e são importantes tesouros arqueológicos e turísticos. Se deseja morar em Portugal, e ter perto de si toda a beleza histórica e cultural deste incrível país, fale com nossos consultores! A Atlantic Bridge tem a alternativa perfeita para você.

*Silvia Resende é jornalista na Atlantic Bridge. Baiana, chegou a Portugal em 2015 para construir uma nova vida junto com a sua família. É graduada em Comunicação pela UFBa, no Brasil, e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto. Já trabalhou como apresentadora de TV, repórter, produtora de eventos, relações-públicas e guia de turismo no Porto. Adora viajar e desbravar o patrimônio cultural e natural de cada lugar por onde passa. Visitou o Cromeleque dos Almendres em 2019 e adorou a experiência!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Autor:

Atlantic Bridge

Você pode gostar também:

Carteira de Motorista Brasileira Passa a Ser Válida em Portugal

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 2 min

14 de Julho, 2022

Universidade de Granada, uma das melhores universidades da Espanha

Melhores Universidades da Espanha

Em busca das melhores universidades da Espanha onde poderá se matricular? Reunimos as principais. Veja preços e como ingressar!

Silvia Resende

Autor:

Silvia Resende

Leitura: 9 min

18 de Março, 2024

A Itália não estabelece limites de gerações para a transmissão de nacionalidade. Veja aqui como dar entrada na cidadania italiana. 

Cidadania Italiana: Guia Completo

A Itália não estabelece limites de gerações para a transmissão de nacionalidade. Veja aqui como dar entrada na cidadania italiana. 

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 8 min

10 de Outubro, 2023

Learn how the residence permit for CPLP members works

Autorização de Residência Automática CPLP: Veja Como Funciona

Saiba como funciona a autorização de residência para membros da CPLP, para quem está destinada, quanto custa e como solicitar.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 4 min

14 de Março, 2023

Thinking of having an experience outside Brazil and are considering an exchange program in Portugal? Learn here how to live this experience.

Intercâmbio em Portugal: como fazer e quais os custos

Pensa em ter uma experiência fora do Brasil e está considerando fazer um intercâmbio em Portugal? Saiba aqui como viver essa experiência.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 9 min

26 de Setembro, 2022

In 2022

Onde Estão Os Ricos Do Mundo? Portugal está no top 10

Em 2022, mais de 80 mil ricos deverão se mudar para um novo país. Cerca de 1.300 vão escolher Portugal, o 7º destino mais popular.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 3 min

25 de Agosto, 2022