/
/
/
As Fascinantes Feiras Medievais de Portugal

22 de abril, 2024

As Fascinantes Feiras Medievais de Portugal

As Feiras Medievais de Portugal são comuns no verão, principalmente nos meses de julho e agosto. Conheça o calendário 2024 e prepare-se para voltar no tempo!
Feiras Medievais Portugal
Lectura: 10 min

Que tal ser transportado para outra época? Assim como acontece em outros países da Europa, Portugal também possui um vasto calendário de eventos que relembram as antigas feiras e mercados da Idade Média. Eles começaram a se espalhar pelo país na década de 90 (Coimbra foi a pioneira). Em 2024, pelo menos 45 feiras medievais serão realizadas pelo país até o final do ano. Além de movimentar o turismo e a economia local, com geração de empregos e renda, esses eventos costumam mobilizar as comunidades, que muitas vezes incorporam o espírito da festa, decoram suas casas e se vestem à caráter para criar um ambiente de época. Isso sem falar no quão divertidas elas podem ser para o público geral!

Mais comuns no verão, as Feiras Medievais em Portugal acontecem principalmente nos meses de julho e agosto. Algumas já são bastante conhecidas, como as de Silves, Óbidos, Santa Maria da Feira, Viana do Castelo e Sintra.

Quer viver na Europa?

Concretizar seu objectivo de morar na europa ou ter cidadania europeia, pode ser mais simples do que você pensa. Oferecemos suporte personalizado para tornar o processo de imigração mais acessível e descomplicado.

Como São as Feiras Medievais de Portugal?


O Cenário Medieval

Muitos eventos do gênero costumam acontecer em cidades que ainda conservam a arquitetura medieval. Portugal possui vários castelos espalhados pelo país. Em Óbidos, por exemplo, existe uma vila cercada por muralhas, com a arquitetura do século 13 preservada, o que confere, por si só, um cenário perfeito para a festa.

Decoração

As ruas e as varandas das casas são ornamentadas com bandeiras, bandeirolas e flâmulas contendo os tradicionais brasões de famílias portuguesas. Tapetes vermelhos decoram zonas nobres, enquanto que a palha cobre o chão dos ambientes mais simples. Cadeiras são substituídas por bancos de palha.

Completando o cenário, há feiras que espalham tochas, fogueiras e troféus de caça pela rua. Isso sem falar nos instrumentos de tortura comuns na Idade Média e «corpos» de malfeitores executados em praça pública.

A atmosfera também pode incluir cheiros: churrasco, bebida e fogueiras.

Ambientes Típicos

Pelos burgos (núcleos populacionais que surgiram nas cercanias dos castelos), montam-se barracas, afiam-se as armas, preparam-se os homens para a batalha. São montados acampamentos das hostes militares que defendem a Vila, pois «o inimigo espreita a qualquer momento».

Demonstram-se, ao vivo, antigos ofícios como o Ourives, Carpinteiros, Oleiros, Ferreiros, Sapateiros, Peleiros, entre outros. Também podem aparecer espaços que recriam as antigas tabernas e bordéis. Isso sem falar nos mercados, presentes em todos os eventos.

Produtos Oferecidos em uma Feira Medieval

Nas barracas espalhadas pelas ruas há uma variedade de produtos artesanais: bijouterias, calçados, cintos, esculturas, armas de caça, brinquedos, especiarias, frutas, incensos, sabão artesanal, entre outros artigos. Também é possível se deparar com tendas de cartomantes e boticários.

Recriação em Santa Maria da Feira

Recriação de Eventos Históricos e Personagens de Época

Bobos, princesas, cavaleiros, mendigos, prostitutas e reis caminham pelas ruas. Há cortejo acompanhado de música típica e dançarinos. Malabaristas e encantadores de serpentes mostram suas principais habilidades. Nos palcos, espetáculos relembram batalhas históricas que definiram o destino de Portugal. Devidamente caracterizados, atores e figurantes estão por todo lado. Muitos nem são atores profissionais, senão os próprios moradores, que fazem questão de participar. As próprias câmaras municipais fazem o convite e estimulam essa participação que, em alguns casos, pode ser remunerada.

Recriação de uma justa medieval em Castro Marim

Jogos, Brincadeiras e Esportes Medievais

Em alguns desses eventos também é possível contemplar – e participar – de jogos e brincadeiras de época. Espadas e cavalinhos de madeira, pernas de pau e atividades com bolas e cordas, que por vezes ficam disponíveis para quem quiser experimentar.

Banquete medieval na Feira Afonsina, em Guimarães.
Banquete medieval na Feira Afonsina, em Guimarães.

Gastronomia e Ceias

Que tal sentar num banquete com senhores de terra ou comensais, enquanto assiste a uma justa de cavaleiros? O brinde pode ser com uma sangria, hidromel ou cerveja artesanal. Para comer há de tudo um pouco: assado de porco, migas, grelhados, além de crepes e doces variados. A maioria das feiras medievais transforma restaurantes e bares em tavernas com ares de época. Trocam os talheres de vidro e plástico por louças de barro e talheres de madeira. E não decepcionam nos sabores!

Veja também: Top 7 do Patrimônio Português

As Melhores Feiras Medievais de Portugal em 2024 que te Levarão de Volta ao Passado

Como já dissemos, são dezenas de eventos que acontecem de norte a sul do país. Alguns maiores, que duram por dias e já carregam um histórico de sucesso; outros mais simples e menos tradicionais. Reunimos abaixo alguns que recomendamos. Clique nos links abaixo para aceder a maiores informações:

Mercado Medieval de Óbidos: São 11 dias de recriação histórica, de 18 a 28 de julho, dentro das muralhas do castelo. O mercado medieval de Óbidos acontece desde 2002. Este ano tem como tema a escandalosa disputa entre as rainhas D. Matilde II e D. Beatriz, ambas casadas com D. Afonso III. Uma experiência na Idade Média entre torneios e banquetes reais, repúdios, casamentos e festejos. A não perder!

Feira Afonsina de Guimarães: Previsto para ocorrer de 21 a 24 de junho, o evento deste ano retratará «Os Alicerces do Reino», levando seus visitantes a era dos primeiros reis de Portugal. Uma das novidades deste ano é a chegada da Feira Afonsina à Zona de Couros, envolvendo assim a nova zona classificada pela UNESCO, como Património Mundial da Humanidade.

Viagem Medieval de Santa Maria da Feira: A Feira de Santa Maria é uma verdadeira viagem medieval, sendo considerada um dos principais eventos de reconstituição histórica da Europa. A fundação e consolidação do reino de Portugal durante a Primeira Dinastia – da Borgonha ou Afonsina – é o mote para a recriação de episódios históricos que vão marcar a 25ª edição do evento, entre os dias 31 de julho e 11 de agosto de 2024.

Feira Medieval de Silves: Uma das mais longas feiras de Portugal, também com 11 dias de programação, vai acontecer de 9 a 17 de agosto de agosto. Ainda não foram divulgadas maiores informações acerca desta edição, mas é possível acompanhar novidades através da conta de facebook do evento.

Dias Medievais em Castro Marim: Sua 25ª edição, acontece de 21 a 25 de agosto de 2024, tendo por palco principal o gótico Castelo de Castro Marim (Vila Nova de Cerveira). O evento conta com grandes espetáculos, como os torneios medievais a cavalo, além da exposição de Instrumentos de Tortura e Punição. Veja aqui como foi a edição passada do evento:

Calendário Completo de Feiras e Festas Medievais Portugal 2024

Maio

1 a 5 – Feira Medieval de Benfica – Mata de Benfica, Benfica, Lisboa
3 a 5 – Feira Medieval de São Pedro da Cadeira – São Pedro da Cadeira, Torres Vedras
9 a 12 – Santarém Medieval – Cortes e Lendas – Santarém
9 a 12 – Feira Medieval da Portela – Portela, Loures
10 a 12 – Feira Medieval Ibérica de Avis – Avis
10 a 12 – Pernes Medieval – Pernes, Santarém
11 – Torneio Arco Histórico Santarém – Santarém
16 a 19 – Feira Medieval de Odivelas – Odivelas
16 a 19 – Feira Medieval de Corroios – Corroios, Seixal
17 a 19 – Marialva Medieval – Marialva, Mêda
17 a 19 – Festival Histórico Setecentista de V. R. Santo António – Vila Real de Santo António
17 a 19 – Recriação da Batalha do Mirandum – Miranda do Corvo
18 e 19 – Mercado Quinhentista de Moure de Madalena – Moure de Madalena, Campo, Viseu
18 – Dias Templários de Moncorvo – Torre de Moncorvo
18 e 19 – Mercado Medieval de Vila de Rei – Vila de Rei
18 e 19 – Feira Medieval de Penela – Penela
19 – Torneio Arco Histórico de Leiria – Leiria22 a 26 – Braga Romana – Braga
24 a 26 – Termo de Payalvo – Tomar
25 e 26 – Feira Renascentista de Terras de Algodres – Fornos de Algodres
25 – Malafaia Romana de Várzea de Arouca – Várzea de Arouca, Arouca
29 a 2 – Feira de Época de Torres Novas – Torres Novas
31 a 2 – Mercado Oitecentista de Arruda dos Vinhos – Arruda dos Vinhos
31 a 2 – Feira Medieval de S. Paio de Figueiredo – S. Paio de Figueiredo, Figueiredo, Guimarães
31 a 2 – Feira Renascentista de Vila Viçosa – Vila Viçosa
31 a 2 – Feira Medieval de Pinhel – Pinhel
31 a 2 – Torneio e Feira Medieval de Ansiães – Carrazeda de Ansiães

Junho

7 a 9 – Feira Medieval de Aldeia Galega – Aldeia Galega da Merceana, Alenquer
7 a 9 – Feira Quinhentista de Aldeia Galega – Aldeia Galega, Alenquer
7 a 10 – Feira Medieval de Lamego – Lamego
7 a 9 – Mercado Quinhentista Machico – Machico
7 a 10 – Mercado Histórico Lousada – Lousada
7 a 10 – Alhos Vedros Medieval – Alhos Vedros, Moita
8 a 10 – Feira Medieval de Lobelhe do Mato – Lobelhe do Mato, Mangualde
9 – Torneio Arco Histórico de Castro Marim – Castro Marim
14 a 16 Feira Medieval de Belver – Belver, Gavião
14 a 16 Feira Medieval de Montemor-o-Novo – Montemor-o-Velho
14 a 16 Moalde Medieval de São Mamede Infesta – São Mamede Infesta, Matosinhos
15 Mercado Medieval de Azambuja – Azambuja
21 a 24 Feira Afonsina de Guimarães – Guimarães
22 e 23 Dias Templários de Mafra – Mafra
28 a 30 Feira Medieval do Beato – Beato, Lisboa
28 a 30 Bodas Reais em Trancoso – Trancoso

Julho

5 a 7 Feira Medieval de Pero Pinheiro – Pero Pinheiro
5 a 7 Mercado Medieval de Cambra – Vouzela – Cambra, Vouzela
5 a 7 Feira Medieval de Penedono – Penedono
7 Torneio Arco Histórico Montemor-o-Velho – Montemor-o-Velho
10 a 14 Festa Templária de Tomar – Tomar
11 a 14 Festival Pirata de Leça da Palmeira – Leça Da Palmeira, Matosinhos
11 a 14 Feira Quinhentista da Ribeira Grande – Ribeira Grande
13 e 14 Feira Quinhentista da Vila de Erra – Erra, Coruche
18 a 21 Leiria Medieval – Leiria
18 a 21 Galaicofolia de Esposende – Esposende
18 a 28 Mercado Medieval de Óbidos – Óbidos
19 a 21 Arouca História de um Mosteiro – Arouca
19 e 20 Recriação da Batalha do Vimeiro – Vimeiro, Lourinhã
19 a 21 Feira Medieval de Coimbra – Coimbra
19 a 21 Jornadas Medievais de Canelas do Douro – Canelas do Douro, Vila Nova de Gaia
21 Torneio Arco Histórico Torres Novas – Torres Novas
26 a 28 Feira Medieval da Encoberta – Encoberta, Pindo, Penalva do Castelo
31 a 11 Viagem Medieval em Terras de Santa Maria da Feira – Santa Maria da Feira

Agosto

2 a 4 Mysteria Mercado Encantado – Vila do Carvalho, Covilhã
9 a 11 Vilela Medieval – Vilela, Paredes
9 a 11 Feira Medieval de Belmonte – Belmonte
9 a 17 Feira Medieval de Silves – Silves
10 a 15 Aljubarrota Medieval – Aljubarrota, Alcobaça
21 a 25 Dias Medievais de Castro Marim – Castro Marim
24 Dias Templários de Vinhais – Vinhais
30 e 31 Recriação do Cerco de Almeida – Almeida
30 a 1 Mercado Medieval de Cordinhã – Cordinhã, Cantanhede

Setembro

7 Festival Dança e Música Histórica de Levada – Levada, Tomar
10 a 15 Hospitalários no Caminho de Santiago – Leça Do Balio, Matosinhos
10 a 15 Feira Medieval de Leça do Balio – Leça Do Balio, Matosinhos
13 a 15 Alvalade Medieval – Alvalade do Sado, Santiago do Cacém
20 a 22 Feira Quinhentista de Coina – Coina, Barreiro
21 e 22 Ceyceira Medieval – Tomar
21 a 23 Muralhas com História – Sortelha, Sabugal
27 a 29 Feira Medieval de Palmela – Palmela
28 Dias Templários de Idanha-a-Velha – Idanha-a-Velha, Idanha-a-Nova

Outubro

4 a 6 Festival Al Mossassa – Marvão
4 a 6 Feira Medieval de Canas de Senhorim – Canas de Senhorim, Nelas
5 Torneio Arco Histórico de Aljubarrota – C.I. da Batalha de Aljubarrota, Aljubarrota, Alcobaça
12 a 14 Feira Medieval Casa do Penedo – Casa do Penedo, Moreira do Rei, Fafe
12 e 13 Dias Templários de Tomar – Tomar
13 Torneio Arco Histórico de Tomar – Tomar
20 Torneio Arco Histórico Silves – Silves
26 e 27 Dias Templários de Monsaraz – Monsaraz, Reguengos de Monsaraz

Novembro

10 Torneio Arco Histórico Torres Vedras – Torres Vedras

*As datas acima podem ser alteradas, confirme antes de planejar uma viagem.

Venha Viver em Portugal!

A agenda anual de festas e feiras medievais em Portugal é bastante longa, o que torna esses eventos acessíveis a todos. Se gosta de eventos temáticos, não deixe de conhecer e se encantar com as feiras medievais de Portugal! E se você se sentiu inspirado pela cultura e história de Portugal e deseja transformar essa admiração em uma experiência de vida, a Atlantic Bridge está aqui para ajudar. Nossa expertise em cidadania e vistos pode facilitar sua jornada para viver em Portugal. Entre em contato conosco hoje e descubra como podemos tornar seu sonho de residir neste país exuberante uma realidade.

Deseja Viver em Portugal? Clique Aqui Para Falar Conosco >

*Silvia Resende é gestora de marketing na Atlantic Bridge. Baiana, chegou a Portugal, em 2015, para construir uma nova vida com a sua família. Possui licenciatura e mestrado em Ciências da Comunicação e já trabalhou como apresentadora de TV, produtora de eventos e guia de turismo no Porto. Adora viajar e desbravar o patrimônio cultural de cada lugar por onde passa. E ama falar sobre a riqueza cultural de Portugal!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Autor:

Atlantic Bridge

También te puede interesar:
Global moving involves many complex issues

A Importância da Segurança Fiscal no Global Moving

O global moving envolve muitas questões complexas, sobretudo quando se fala em patrimônio financeiro. Entender as leis fiscais e tributárias do país de destino pode ser difícil, tornando essencial a ajuda de especialistas.

Autor:

Atlantic Bridge

Lectura: 4 min

11 de abril, 2023

Woman working on the beach, she has a digital nomad visa spain

Visado de Residencia por Teletrabajo España para Nómadas Digitales

España cuenta con un visado para nómadas digitales: el "Visado de Residencia por Teletrabajo". Conozca sus requisitos y cómo solicitarlo.

Autor:

Atlantic Bridge

Lectura: 7 min

6 de julio, 2023

"Descubra os principais obstáculos a serem superados na hora de comprar casa em Portugal e saiba como lidar com cada um deles. Confira!"

12 obstáculos a ultrapassar para comprar casa em Portugal

"Descubra os principais obstáculos a serem superados na hora de comprar casa em Portugal e saiba como lidar com cada um deles. Confira!"

Autor:

Atlantic Bridge

Lectura: 7 min

29 de abril, 2019

Understand what the visa possibilities are

Visto de TI para Portugal

Entenda quais são as possibilidades de visto, os requisitos, custos e saiba qual o visto mais adequado para trabalhar na área de TI no país.

Autor:

Atlantic Bridge

Lectura: 9 min

6 de diciembre, 2022

Mudança na UE: Certificado de Registro Europeu. Guia Completo. Facilite sua Mudança de País. Leia Agora!

Certificado de Registro Europeu: Mudar de País Dentro da Europa

Pretende mudar de país dentro da UE? Então deverá obter um CRE- Certificado de Registro Europeu e formalizar a residência no novo país escolhido para morar. Saiba como.

Autor:

Atlantic Bridge

Lectura: 5 min

6 de septiembre, 2023

Americanos Buscam Cada Vez Mais Portugal Para Viver

Autor:

Atlantic Bridge

Lectura: 3 min

14 de abril, 2022