/
/
/
Cidadania Italiana pela Via Judicial: Conheça as Vantagens

14 de noviembre, 2023

Cidadania Italiana pela Via Judicial: Conheça as Vantagens

Difícil conseguir um agendamento no Consulado Italiano? Descubra como solicitar a cidadania italiana através dos tribunais e acelerar seu processo de cidadania.
Bandeira italiana
Lectura: 3 min

Quem deseja dar entrada no pedido de cidadania italiana por descendência,  muitas vezes se depara com o desafio de conseguir um agendamento no Consulado Italiano. Por vezes, o tempo de espera por um horário pode ser superior a dois anos. Existe, entretanto, uma opção alternativa que pode ser adequada para essa situação: a opção dos Tribunais Italianos (Negativa de Justiça). Em outras palavras, a cidadania italiana pela via judicial.

Saiba aqui como funciona essa via alternativa, quando ela é a melhor opção, quais as suas principais vantagens, como funciona o processo e quanto tempo demora a cidadania italiana via judicial.

DÊ ENTRADA NA SUA CIDADANIA ITALIANA PELA VIA JUDICIAL. FALE CONOSCO.

O que é a Opção dos Tribunais Italianos (Negativa de Justiça)?

A opção dos Tribunais Italianos permite que os requerentes busquem a cidadania italiana por descendência sem estabelecer residência formal na Itália e pode ser especialmente útil em casos em que é difícil ou impossível obter um agendamento no Consulado Italiano.

Quem Deve Considerar a Opção dos Tribunais Italianos?

Se você é descendente de ancestrais do sexo feminino ou acha extremamente desafiador agendar um encontro no Consulado, esta opção pode ser uma solução viável para o seu caso. Ela oferece um processo mais simplificado, potencialmente reduzindo significativamente o período de espera.

Como funciona o processo por via judicial?

Aplicar através dos Tribunais Italianos envolve a apresentação de uma ação judicial na Itália para contestar o atraso e solicitar uma decisão judicial. Para ser elegível, é necessário fornecer evidências de que não é possível obter um agendamento em um prazo razoável no Consulado Italiano que tem jurisdição sobre o seu local de residência. Membros da família podem aplicar simultaneamente se enfrentarem desafios semelhantes de agendamento.

Quer viver na Europa?

Concretizar seu objectivo de morar na europa ou ter cidadania europeia, pode ser mais simples do que você pensa. Oferecemos suporte personalizado para tornar o processo de imigração mais acessível e descomplicado.

Quanto custa cidadania italiana pela via judicial?

Os custos variam de 4 mil a 7 mil euros por pessoa. Há possibilidade dos valores individuais serem reduzidos quando membros da mesma família optam por realizar as solicitações simultaneamente.

Benefícios da Opção pela cidadania italiana pela via judicial

Prazo Acelerado: Enquanto os tempos de espera por agendamento podem se estender por anos em alguns Consulados, a opção dos Tribunais Italianos geralmente oferece um prazo muito mais curto.

Quanto tempo demora a cidadania italiana pela via judicial?

O tempo de espera é, em média, de 12 a 18 meses.

Eficiência de Custos

Os custos para entrar com uma ação judicial, incluindo representação legal, taxas judiciais e taxas governamentais, geralmente são mais gerenciáveis quando vários membros adultos da família aplicam juntos. Menores muitas vezes podem ser incluídos sem custo adicional.

Requisitos Adicionais

É importante observar que os Tribunais podem solicitar documentos específicos com apostilas adicionais. Todas as traduções para o italiano devem ser certificadas por um tribunal local na Itália.

Documentos necessários para cidadania italiana via judicial

  • Certidões dos seus parentes da linha de descendência até o antepassado italiano;
  • Registro de nascimento ou de batismo do seu antenato italiano;
  • Certidão Negativa de Naturalização (CNN) do seu antepassado italiano;
  • Requerimento de Atribuição de Nacionalidade Italiana (preenchido e assinado);
  • Procuração para nosso advogado;
  • Protocolo do pedido de cidadania no Consulado.

Histórico da Via Judicial

A via judicial para obter cidadania italiana passou a existir devido a atrasos nos consulados, notavelmente no Brasil e nos EUA.

O seu surgimento envolveu uma família brasileira que, em 2017, solicitou a cidadania italiana por descendência no Consulado Italiano em Curitiba. Diante da demora prevista de dois anos para o processamento, a família, que descendia de um italiano que emigrara para o Brasil, buscou uma solução legal.

Um tribunal em Roma, em dezembro de 2020, decidiu a favor de requerentes que enfrentavam longas esperas, reconhecendo esses atrasos como negação de justiça. Isso abriu a possibilidade de obter cidadania italiana em apenas dois anos, em vez dos prazos prolongados nos consulados.

Conte com a Atlantic Bridge

Se você acredita que a opção dos Tribunais Italianos pode ser um caminho adequado para a sua aplicação de cidadania italiana, não hesite em entrar em contato conosco. Estamos aqui para ajudar em cada etapa do caminho e comprometidos em ajudá-lo a alcançar seu objetivo de obter a cidadania italiana por descendência. Podemos fornecer mais informações e orientá-lo durante o seu processo.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Silvia Resende

Autor:

Silvia Resende

También te puede interesar:
Meet 10 good and cheap cities to live in Portugal with excellent quality of life and infrastructure.

10 Cidades Boas e Baratas para Viver em Portugal

Conheça 10 cidades boas e baratas para viver em Portugal com excelente qualidade de vida e infra-estrutura.

Autor:

Atlantic Bridge

Lectura: 16 min

3 de enero, 2023

Global moving involves many complex issues

A Importância da Segurança Fiscal no Global Moving

O global moving envolve muitas questões complexas, sobretudo quando se fala em patrimônio financeiro. Entender as leis fiscais e tributárias do país de destino pode ser difícil, tornando essencial a ajuda de especialistas.

Autor:

Atlantic Bridge

Lectura: 4 min

11 de abril, 2023

Novas regras para imóveis para turistas em Portugal: saiba tudo

Autor:

Atlantic Bridge

Lectura: 5 min

15 de octubre, 2019

This beautiful animal is considered by many to be a Portuguese symbol

Conheça o Lobo-Ibérico: Animal Protegido em Portugal

Esse belo animal é tido por muitos como símbolo português, sendo protegido por lei no país há mais de duas décadas.

Autor:

Atlantic Bridge

Lectura: 9 min

23 de enero, 2023

Franquias em Portugal de baixo investimento: um negócio viável e rentável

Autor:

Atlantic Bridge

Lectura: 9 min

26 de agosto, 2019

Discover how Portugal is becoming a leader in clean energy in Europe. Atlantic Bridge has the latest insights.

Portugal: Um dos Líderes em Energia Limpa na Europa

Descubra como Portugal está liderando a revolução da energia limpa na Europa. Saiba mais sobre as iniciativas sustentáveis do país!

Autor:

Atlantic Bridge

Lectura: 4 min

18 de abril, 2022