/
/
/
Melhores Vinhos Portugueses de 2024

7 de marzo, 2024

Melhores Vinhos Portugueses de 2024

Os melhores vinhos portugueses de 2024, selecionados pelo júri internacional especializado nas provas cegas do Essência do Vinho - Porto.
Melhores vinhos portugueses em 2024
Lectura: 3 min

A 18ª edição do concurso «TOP 10 Vinhos Portugueses» revelou os vinhos mais aclamados por um júri internacional. Este ano, a Região Demarcada do Douro dominou a premiação, com destaque para a qualidade e a diversidade dos vinhos premiados. A seleção dos melhores vinhos portugueses de 2024 aconteceu no Palácio da Bolsa, durante o conceituado festival de vinho Essência do Vinho – Porto, em sua vigésima edição. A escolha dos vinhos vencedores foi realizada através de uma prova cega, com a participação de 46 jurados internacionais (de países como Portugal, Brasil, Espanha, Itália, Reino Unido, Suíça, Dinamarca, Suécia, Bélgica, México e África do Sul). Foram avaliadas 50 amostras de vinhos brancos, rosés, tintos e fortificados. Veja a seguir os selecionados.

Melhores Vinhos Portugueses: Os Escolhidos em 2024

Melhor Vinho Português Tinto 2024

Com a maior pontuação do concurso, o vinho tinto Memórias Alves de Sousa se consagrou o grande vencedor. Este lote excepcional combina colheitas da década de 2010 (2011, 2012, 2013, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019) e provém de vinhas da Gaivosa, Abandonado, Lordelo, Vale da Raposa, Caldas e Oliveirinha, algumas com mais de 100 anos de idade.

Quer viver na Europa?

Concretizar seu objectivo de morar na europa ou ter cidadania europeia, pode ser mais simples do que você pensa. Oferecemos suporte personalizado para tornar o processo de imigração mais acessível e descomplicado.

Melhor Vinho Português Branco 2024

Na categoria de vinhos brancos, o destaque vai para o Coche 2021, produzido pela Niepoort. Este vinho, predominantemente elaborado com as castas Rabigato, Códega do Larinho e Arinto, provenientes de vinhas com mais de 80 anos e altitudes entre 600 e 750 metros, impressionou o painel de jurados.

Melhor Vinho Português Rosé 2024

Já no segmento de rosés, o H.O. Matrona 2022, da Menin Wine Company, foi o grande vencedor. Este é um blend de castas como Malvasia Preta, Baga, Touriga Franca, Tinta Amarela, Mourisco e ainda 5% de castas brancas antigas da região, proporcionando uma experiência única.

Melhor Vinho Português Fortificado 2024

E não podemos esquecer dos vinhos fortificados, onde o Henriques & Henriques Tinta Negra 50 Anos, proveniente da Madeira, se destacou. Este é o segundo lote trabalhado por Humberto Jardim, demonstrando a excelência e a tradição dos vinhos madeirenses.

Leia também: Vinhos em embalagem bag-in-box

«TOP 10 Vinhos Portugueses» de 2024

Vinho Tinto:

1º Memórias, Domingos Alves de Sousa, Douro

2º D. Áurea 2021, Textura Wines, Dão

3º Segredo 6 Cuvée Vinhas Velhas 2020, 2CC, Trás-os-Montes

4º Pintas 2021, Wine & Soul, Douro

5º Quinta da Perdonda 1º Talhão (1948) 2018, Quinta da Perdonda – Wine Tradition, Dão

Vinho Branco:

1º Coche 2021, Niepoort Vinhos, Douro

2º Vinha dos Aards Criação Velha 1ºs Jeirões 2020, Azores Wine Company, Pico – Açores

Vinho Rosé:

1º H.O. Matrona 2022, Menin Wine Company, Douro

Vinho Fortificado:

1º Henriques & Henriques Tinta Negra 50 Anos, Henriques & Henriques, Vinho Madeira

2º Verídico Very Very Old Tawny 1900, Mily Heritage Wine Million & Dirk Niepoort, Vinho do Porto

Essência do Vinho Porto, no Palácio da Bolsa. Provas cegas para seleção dos melhores vinhos de 2024.
Essência do Vinho Porto, no Palácio da Bolsa. (Fonte: Divulgação)

Essência do Vinho

O Essência do Vinho é um festival de vinho conhecido por sua magnitude, atraindo anualmente cerca de 20 mil visitantes e mais de 400 produtores de diversos estilos de vinho, incluindo o prestigiado vinho do Porto. É um evento recomendado para curiosos e amantes de vinho, que se reúnem para descobrir as mais recentes safras por meio de apresentações técnicas e, é claro, degustações. Com a aquisição do ingresso para o evento, os participantes recebem um copo e têm acesso a uma seleção impressionante de mais de 4 mil vinhos disponíveis para prova. Durante os quatro dias do evento, são abertas mais de 15 mil garrafas, proporcionando uma experiência única de aprendizado, apreciação e descoberta. Além disso, o Essência do Vinho oferece uma variedade de atividades, incluindo provas comentadas, masterclasses e harmonizações, que começam desde as 9h30 da manhã, permitindo aos participantes explorarem ainda mais o mundo fascinante dos vinhos.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Silvia Resende

Autor:

Silvia Resende

También te puede interesar:
A Itália não estabelece limites de gerações para a transmissão de nacionalidade. Veja aqui como dar entrada na cidadania italiana. 

Cidadania Italiana: Guia Completo

A Itália não estabelece limites de gerações para a transmissão de nacionalidade. Veja aqui como dar entrada na cidadania italiana. 

Autor:

Atlantic Bridge

Lectura: 8 min

10 de octubre, 2023

Descubra onde comprar imóveis em Portugal: Lisboa

Lisboa, Porto ou Algarve: onde comprar imóvel em Portugal

Descubra onde comprar imóveis em Portugal: Lisboa, Porto ou Algarve. Conheça as vantagens e desvantagens de cada região.

Autor:

Atlantic Bridge

Lectura: 6 min

28 de marzo, 2019

Conheça as 7 alterações na Lei da Nacionalidade Portuguesa em 2018

Confira aqui as sete principais alterações na Lei da Nacionalidade Portuguesa, que entraram em vigor em 2018.

Autor:

Atlantic Bridge

Lectura: 6 min

4 de agosto, 2018

Descubra a jornada de Portugal em direção ao topo dos rankings de empreendedorismo europeu neste artigo informativo da Atlantic Bridge.

A corrida de Portugal ao topo dos rankings de Empreendedorismo Europeu

Descubra a jornada de Portugal em direção ao topo dos rankings de empreendedorismo europeu neste artigo informativo da Atlantic Bridge.

Autor:

Atlantic Bridge

Lectura: 3 min

27 de abril, 2022

The basis of the request is not limited to descent from Portuguese parents or grandparents

Descendentes de Judeus Sefarditas: Como Obter a Nacionalidade Portuguesa

O fundamento do pedido não se limita à descendência de pais ou avós portugueses, mas qualquer familiar em linha reta (bisavós, tataravós...)

Autor:

Atlantic Bridge

Lectura: 6 min

28 de marzo, 2024

Alugar Imóvel em Portugal: 8 Dicas Infalíveis

Autor:

Atlantic Bridge

Lectura: 5 min

4 de mayo, 2022