/
/
Principais Cidades da Espanha

15 de Janeiro, 2024

Principais Cidades da Espanha

Descubra as principais cidades da Espanha e encontre o lugar perfeito para viver! Málaga, Bilbao, Madrid, Barcelona e muito mais!
Madrid: uma das principais cidades da Espanha
Leitura: 10 min

Está pensando em morar na Espanha? Se ainda não tem a certeza de onde pretende viver, esse artigo é para você.  Vamos te apresentar aqui as principais cidades da Espanha, para te ajudar a tomar essa decisão! 

Anteriormente, já tínhamos listado as cidades espanholas com melhor relação entre preço e qualidade de vida. Agora, vamos falar sobre as principais cidades da Espanha. Aquelas mais com melhor qualidade de vida, as mais famosas, as populosas, as mais turísticas do país. Conheça suas características, pontos fortes e fracos. Quem sabe não te ajudamos a decidir seu destino de uma vez por todas?

Qual das opções mais combina com você? A agitação fervilhante de Madrid e Barcelona, as praias de Ibiza ou Palma de Maiorca, os encantos históricos de Sevilla ou a tranquilidade e o charme de Valência? A concorrência é acirrada! Faça a sua escolha!!

Quais as cidades mais populosas da Espanha?

A Espanha possui atualmente uma população de 48 milhões de habitantes (dados do INE- Instituto Nacional de Estadística). Nesse contexto, é o sexto país mais populoso da Europa. Grande parte de seu povo, se concentra em grandes centros urbanos. As cidades mais populosas da Espanha são:

  1. Madrid: 3.300.793 habitantes
  2. Barcelona: 1.694.714 habitantes
  3. Valência: 816.035 habitantes
  4. Sevilha: 702.499 habitantes
  5. Saragoça: 674.212 habitantes
  6. Málaga: 580.689 habitantes
  7. Palma de Maiorca: 414.663 habitantes
  8. Múrcia: 413.847 habitantes
  9. Las Palmas: 392.531 habitantes
  10. Bilbau: 339.702 habitantes

Principais cidades turísticas da Espanha

A atividade turística na Espanha atingiu 155.946 milhões de euros em 2022. Isso representa 11,6% do PIB nacional (Fonte: INE). A OMT, Organização Mundial do Turismo, coloca a Espanha como o segundo país do mundo com a maior quantidade de visitantes estrangeiros, ficando atrás somente da França. São mais de 80 milhões de chegadas no ano!

Algumas das cidades mais visitadas em Espanha são:

  • Barcelona,
  • Madrid,
  • Sevilha,
  • Valência,
  • San Sebastian
  • Granada,
  • Benidorm,
  • Málaga,
  • Santiago de Compostela,
  • Toledo,
  • Bilbao,
  • Palma de Maiorca.

Cidades com maior qualidade de vida na Espanha

Um ranking da MWCC (Madrid Capital Mundial de la Construcción, Ingeniería y Arquitectura) listou em 2023 as cidades com maior qualidade de vida da Espanha. Eles analisaram os seguintes pontos: 

  • Poder de compra e custo de vida.
  • Acessibilidade à habitação.
  • Meio ambiente.
  • Segurança.
  • Saúde.
  • Tráfego.

O resultado é esse:

CidadePosição no Ranking
Pamplona1
Logroño2
Oviedo3
Santander4
Burgos5
Valencia6
Castelló de la Plana7
Cartagena8
Vigo9
León10
Madrid11
Salamanca12
Girona13
Córdoba14
Málaga15
Zaragoza16
Gijón17
A Coruña18
Valladolid19
Tarragona20
Alicante21
Granada22
Bilbao23
Sevilla24
Las Palmas25

Melhores cidades para morar na Espanha

A plataforma de Expats “InterNations” também fez uma pesquisa entre seus assinantes para eleger as melhores cidades do mundo para um estrangeiro viver. Três delas estão na Espanha: Málaga, Alicante e Valencia. Estas cidades oferecem ótimas condições para expatriados, graças ao bom clima, segurança nas ruas, a qualidade do sistema de saúde e a acessibilidade à habitação.

Ainda sobre esse estudo, uma informação interessante: Málaga aparece na primeira posição como a melhor cidade não-capital para viver, sendo a mais buscada no Google em todo o mundo.

Quer viver na Europa?

Concretizar seu objectivo de morar na europa ou ter cidadania europeia, pode ser mais simples do que você pensa. Oferecemos suporte personalizado para tornar o processo de imigração mais acessível e descomplicado.

Razões para Morar na Espanha

Muitos estrangeiros estão chegando à Espanha em busca de qualidade de vida. Este país encantador oferece uma rica história, cultura envolvente, belas paisagens e um clima agradável. A qualidade de vida é alta, com excelente sistema de saúde e educação. A gastronomia espanhola é mundialmente aclamada e a vida noturna é vibrante. A proximidade com outros países europeus também torna a Espanha um local ideal para aqueles que desejam explorar a Europa.

Adicionalmente, esse charmoso país possui variados vistos de residência, destinados a variados perfis de indivíduos. Sem dúvida, algo que facilita a entrada no país. Há visto para estudantes, aposentados, trabalhadores remotos e investidores (Golden Visa Espanha). Fale com a Atlantic Bridge e saiba como solicitar o seu!

Por fim, a cidadania espanhola é facilitada para cidadãos de países ibero-americanos e descendentes de judeus sefarditas e oferece muitas vantagens aos seus detentores. 

Quais as principais cidades da Espanha?

Madri

Madri, capital da Espanha, com sua população de mais de 3 milhões de pessoas, pode ser classificada como o epicentro político, cultural e econômico do país. Nesse sentido, é  a escolha perfeita para aqueles que buscam oportunidades e apreciam a energia de estar cercados por uma multidão. A cidade oferece uma variedade de serviços e está convenientemente localizada perto do principal aeroporto internacional do país.

Também é famosa por seus museus de renome, como o Museu do Prado e o Museu Reina Sofía, que abrigam algumas das mais importantes obras de arte do mundo.

Além disso, a cidade oferece uma vida noturna agitada, com bares, restaurantes e clubes que ficam abertos até altas horas da madrugada. O Parque do Retiro é um oásis de tranquilidade no centro da cidade, perfeito para relaxar e desfrutar do ar livre. 

Para quem deseja estudar, é importante dizer que esta cidade abriga várias universidades de renome, como a Universidade Complutense de Madrid e a Universidade Autônoma de Madrid. 

Por fim, é importante lembrar que a capital espanhola é a cidade com o maior número de ofertas de emprego. O setor de serviços aparece em primeiro lugar, mas também há muitas ofertas para áreas que exigem profissionais altamente qualificados.

Arquitetura de Gaudí, em Barcelona

Barcelona

Barcelona é uma das cidades mais visitadas da Espanha, famosa por sua arquitetura única, praias deslumbrantes e cultura vibrante. A cidade é o lar das obras do renomado arquiteto Antoni Gaudí, como a Sagrada Família e o Parque Güell, que são verdadeiras obras-primas do modernismo catalão.

Adicionalmente, Barcelona oferece uma cena gastronômica incrível, com mercados de alimentos frescos, bares de tapas e restaurantes estrelados Michelin. As praias de Barcelona também são um grande atrativo, proporcionando a oportunidade de relaxar à beira-mar.

A cidade abriga a Universidade Pompeu Fabra e a Universidade Autônoma de Barcelona. Seu clima é mediterrâneo, com verões quentes e invernos amenos.

Para quem busca trabalho é a segunda cidade com maior oferta de trabalho, sobretudo no setor de serviços e industrial.

Portanto, Barcelona é ideal para os sonhadores e admiradores da beleza e da arte, mas que não abrem mão de morar em uma cidade agitada e turística.

Las Setas de la Encarnación, Sevilla

Sevilha

Sevilha é a capital da Andaluzia. É uma cidade cheia de história e cultura. Seu centro histórico é um Patrimônio Mundial da UNESCO, repleto de monumentos impressionantes, como a Catedral de Sevilha, a Giralda e o Alcázar. No contexto contemporâneo, podemos destacar Las Setas de La Encarnación, maior estrutura de madeira do mundo. A dança flamenca também é típica dessa região.

A cidade é famosa por suas festas, incluindo a Semana Santa e a Feria de Abril, que são eventos emocionantes para vivenciar a cultura espanhola. Sevilha é também conhecida por sua deliciosa culinária, com pratos como paella, gazpacho e tapas.

Por outro lado, embora seja uma cidade lindíssima, ela apresenta verões muito quentes, com temperaturas que podem ultrapassar os 45 graus celsius.

Cidade das Artes e das Ciências, Valência

Valência

Combina história, arquitetura moderna e um clima incrível à beira-mar. A bela estrutura do complexo da Cidade das Artes e das Ciências é um exemplo da moderna arquitetura local. Um espaço que conta com a presença de um aquário, diversos museus e também abriga um planetário.

A cidade também é famosa por suas praias e pela paella valenciana, um prato de arroz com frutos do mar que é uma iguaria local. Lá se realizam grandes festas, como Las Fallas, onde enormes esculturas de papel são queimadas em celebração, e a maior parada gay do país. A cidade tem o segundo maior mercado de peixe do mundo e a segunda maior praça de touros do mundo.

Além disso, Valência possui muitas oportunidades de emprego, especialmente no setor de turismo e na indústria automobilística. A cidade também abriga a Universidade de Valência, a Universidade Católica San Vicente Mártir e a Universidade Internacional de Valência, todas reconhecidas e  com alta satisfação dos seus alunos.

Em suma, Valência figura entre os melhores destinos da Espanha, seja para morar ou apenas visitar. Seria essa a sua cidade favorita?

Bilbao

Bilbao

Bilbao é a maior cidade do País Basco e é conhecida por sua transformação impressionante nas últimas décadas. O Museu Guggenheim de Bilbao é um marco emblemático, graças a sua arquitetura futurista e rica coleção de arte contemporânea. O local já se tornou um cartão postal desta que é uma das principais cidades da Espanha. Por outro lado, a cidade é cercada por montanhas e belas paisagens naturais. Oferece, portanto, oportunidades para caminhadas e passeios ao ar livre. 

A gastronomia basca é renomada. Você encontrará uma grande variedade de bares de pintxos (versão basca de tapas) para explorar. 

Em relação ao clima, Bilbao possui um clima oceânico temperado, caracterizado por verões amenos e invernos suaves. As temperaturas no verão geralmente variam entre 20°C e 25°C, enquanto no inverno, as médias costumam ficar entre 8°C e 12°C. 

Plaza de Toros, La Malagueta, Málaga

Málaga

Málaga, localizada na costa sul da Espanha, é uma cidade agitada e cosmopolita. Tem uma população de aproximadamente 570.000 habitantes. É a terra natal do famoso pintor Picasso, sendo, desse modo, um centro cultural e turístico muito procurado. O clima é tipicamente mediterrâneo, com invernos amenos e verões quentes, com uma temperatura média anual em torno de 18-20°C.

A cidade abriga universidades renomadas, como a Universidade de Málaga e a Escuela Superior de Arte Dramático. No que diz respeito ao emprego, o mercado é diversificado, impulsionado pelo turismo, tecnologia, serviços e comércio.

Málaga é indicada para quem busca um estilo de vida urbano, com uma atmosfera animada e uma ampla gama de atividades culturais e de lazer. Os pontos fortes incluem a sua localização privilegiada, o centro histórico encantador, as praias deslumbrantes e a vasta oferta cultural. No entanto, alguns podem considerar o trânsito intenso e a agitação da cidade como pontos negativos. Além disso, certos bairros têm custos de vida mais elevados. Em geral, Málaga é uma cidade atrativa para uma variedade de perfis.

Granada

Granada

Granada é uma cidade encantadora no sul da Espanha, famosa por sua arquitetura mourisca e a incrível Alhambra. Este palácio e fortaleza é um dos tesouros arquitetônicos do país, com seus belos jardins, salões ricamente decorados e vistas deslumbrantes da cidade. 

Essa cidade universitária, relativamente pequena, tem apenas 230 mil habitantes. Destaque para a renomada Universidade de Granada. É um destino perfeito para aqueles que preferem cidades menores, com uma população jovem ou que apreciam uma atmosfera rica em cultura e história. No entanto, pode haver desafios relacionados à alta demanda por moradia devido à concentração estudantil.

Granada também é conhecida por suas tapas gratuitas, onde os bares servem petiscos gratuitos com bebidas. Isso faz de Granada um ótimo lugar para desfrutar da comida e da cultura espanhola.

As oportunidades de emprego estão nas áreas de turismo, educação e serviços. Quanto ao clima, é mediterrâneo com verões quentes (temperaturas médias entre 25°C e 35°C), enquanto os invernos são moderadamente frios (com médias entre 6°C e 15°C).

Saragoça

Saragoça

Saragoça, no nordeste da Espanha, é uma cidade dinâmica com uma população diversificada de cerca de 675.301 a 700.000 habitantes. Seu clima oferece verões quentes e invernos frios, com uma média anual de temperatura em torno de 15,6°C. A cidade é um centro educacional com a Universidade de Saragoça, fundada em 1542, oferecendo uma gama de oportunidades acadêmicas. 

É uma escolha ideal para quem busca uma atmosfera urbana com menos agitação, equilibrando modernidade e herança histórica. Saragoça destaca-se por sua rica arquitetura e influência árabe, com pontos fortes como a Basílica del Pilar e o Palácio de La Aljafería. Com uma localização geográfica estratégica entre Madrid e Barcelona, é uma excelente escolha para aqueles que apreciam cultura e história. A cidade também é conhecida por sua arquitetura vanguardista, como a Torre da Água e o Pavilhão-Ponte, e oferece uma culinária variada, com destaque para pratos de carne e frutos do mar.

Qual a melhor cidade da Espanha?

É difícil escolher qual a melhor cidade da Espanha. Listamos algumas das principais cidades, cada uma com suas próprias atrações e charmes. A escolha vai depender, sobretudo, da sua personalidade e objetivos. 

Se você está planejando uma viagem exploratória na Espanha, reserve tempo para desbravar essas cidades e descobrir tudo o que este país incrível tem a oferecer. Com sua rica história, cultura diversificada e paisagens deslumbrantes, a Espanha é um destino imperdível para qualquer um! E assim que escolher onde deseja morar, fale com a Atlantic Bridge. Nós te ajudamos nessa jornada!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Silvia Resende

Autor:

Silvia Resende

Você pode gostar também:
The Government has not yet submitted to Parliament a bill to end the Golden Visa. The program is still in force.

Fim do Golden Visa: Rumor ou Ameaça Real?

O Governo ainda não submeteu ao Parlamento uma proposta de lei que verse sobre o fim do Golden Visa. Programa continua em vigor.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 4 min

17 de Março, 2023

Uma casa pequenina, calculadora e uma mão assinando pedido de crédito habitação financiamento imobiliário

Crédito Habitação para Estrangeiros: Obter Financiamento Imobiliário

Obter um crédito habitação para estrangeiro pode ser uma tarefa desafiante, mas possível, desde que se conheça bem as etapas do processo.

Silvia Resende

Autor:

Silvia Resende

Leitura: 6 min

27 de Dezembro, 2023

Bandeira italiana

Cidadania Italiana pela Via Judicial: Conheça as Vantagens

Difícil conseguir um agendamento no Consulado Italiano? Descubra como solicitar a cidadania italiana através dos tribunais e acelerar seu processo de cidadania.

Silvia Resende

Autor:

Silvia Resende

Leitura: 3 min

14 de Novembro, 2023

Queima das Fitas is a party that takes place every year in several cities in Portugal and celebrates the end of the academic year for university students.

Queima das Fitas: A Festa dos Universitários em Portugal

A Queima das Fitas é uma festa que acontece anualmente em diversas cidades de Portugal e celebra o final do ano letivo dos universitários.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 6 min

10 de Abril, 2023

Descubra por que o passaporte português é um dos melhores do mundo

Passaporte português é um dos melhores do mundo

Descubra por que o passaporte português é um dos melhores do mundo, oferecendo inúmeras vantagens para seus portadores.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 5 min

11 de Janeiro, 2024

Quer Fazer Sua Especialidade Médica em Portugal? Saiba Como!

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 7 min

6 de Maio, 2022