/
/
Crédito Habitação para Estrangeiros: Obter Financiamento Imobiliário

27 de diciembre, 2023

Crédito Habitação para Estrangeiros: Obter Financiamento Imobiliário

Obter um crédito habitação para estrangeiro pode ser uma tarefa desafiante, mas possível, desde que se conheça bem as etapas do processo.
Uma casa pequenina, calculadora e uma mão assinando pedido de crédito habitação financiamento imobiliário
Lectura: 6 min

Conseguir crédito habitação para estrangeiro pode ser uma tarefa desafiante, mas totalmente possível, desde que se preencha os requisitos e conheça bem as etapas do processo. É importante compreender exigências das instituições financeiras locais e garantir que toda a documentação necessária esteja correta. Por este motivo, contar com a ajuda de um profissional especializado pode simplificar muito esse processo, tornando-o mais transparente e eficiente.

E você sabia que pode obter ajuda nisso gratuitamente? A parte final do artigo explica como os estrangeiros podes fazer uma simulação de pedido de financiamento imobiliário junto aos bancos portugueses e espanhóis, com o apoio de especialistas da Habeno e descobrirem de que modo adaptar o pedido para aumentar as chances de sucesso da solicitação.Continue lendo para saber mais.

Quer viver na Europa?

Concretizar seu objectivo de morar na europa ou ter cidadania europeia, pode ser mais simples do que você pensa. Oferecemos suporte personalizado para tornar o processo de imigração mais acessível e descomplicado.

O que é um crédito habitacional?

Crédito habitacional é um tipo de empréstimo que é concedido por uma instituição financeira para ajudar indivíduos a financiarem a compra de uma casa ou apartamento.

Geralmente é utilizado por pessoas que desejam adquirir um imóvel, mas não possuem condições financeiras para pagar à vista. Dessa forma, o chamado “mutuário” paga gradativamente o valor emprestado acrescido de juros, normalmente usando o próprio imóvel como garantia. O prazo de reembolso do valor emprestado pode ser de até 40 anos, mas tende a ser menor para estrangeiros.

Quem pode solicitar um financiamento habitacional?

Tanto na Espanha quanto em Portugal, é possível obter um financiamento, seja você um cidadão nacional, quanto um estrangeiro. No entanto, as exigências podem ser maiores para os expatriados, sobretudo aqueles que não possuem residência no país em questão. Além disso, o percentual máximo de financiamento costuma ser maior para os locais.

Residência em Portugal? Conheça aqui os caminhos para viver legalmente no país.

Quais são os requisitos para um estrangeiro obter uma hipoteca?

Os requisitos variam de banco para banco, mas no geral incluem:

  • Documento pessoal: É preciso mostrar um documento de identificação, geralmente o passaporte válido.
  • Número de Identificação Fiscal (NIF em Portugal ou NIE na Espanha): Ainda que não seja residente, apenas um investidor, você precisará ter um número fiscal.
  • Representante fiscal: Se você não tiver residência no país em questão, será necessário nomear um representante fiscal.
  • Abertura de conta bancária: Recomendável na Espanha e obrigatório em Portugal.
  • Comprovação de renda: Os bancos privilegiam os candidatos que tenham uma fonte de renda estável e suficiente para cobrir os pagamentos do empréstimo.Um emprego estável e um bom histórico de crédito podem ser essenciais. Se possuir outros imóveis ou patrimônios que possam garantir o pagamento da dívida, melhor. Os bancos avaliam sempre a capacidade do solicitante de pagar a dívida. Além disso, o valor da taxa da hipoteca não deve exceder os 40% do rendimento do credor para maior probabilidade de aprovação.
  • Idade: A idade mínima para contratar um crédito habitacional é de 18 anos. Em alguns casos, há restrições para empréstimos para pessoas mais velhas.

Quais são as taxas de juros para hipoteca em Portugal?

As taxas de juro para créditos habitacionais podem ser variáveis, fixas ou mistas. Curiosamente, Portugal é dos países europeus com mais crédito à habitação a taxa variável. Mais de 90% dos empréstimos à habitação das famílias portuguesas estão indexados à taxa Euribor, que atualmente é de 4,199%, e que vem subindo desde 2008.

Taxa de juro variável: a taxa de juros é a soma do índice e do spread. O índice geralmente corresponde ao Euribor (European Interbank Offered Rate), que é a taxa de referência do mercado monetário interbancário e resulta da média das cotações fornecidas por um conjunto de bancos europeus. O spread é livremente definido pela instituição de crédito para cada contrato, levando em conta, entre outras coisas, o risco de crédito do cliente, a relação entre o valor do empréstimo e o valor do imóvel (loan-to-value), e seu custo de financiamento.

Taxa de juro fixa: A taxa permanece constante, sem alterações durante o contrato. Estabelecida livremente pela instituição de crédito, considerando o risco do cliente, o loan-to-value, o custo de financiamento e o risco de fixação da taxa por um período relativamente longo. As taxas fixas hoje variam entre 3,5% e 5,9% Taxa de juro mista: Combina características de taxas variáveis e fixas.

Atualmente, os valores oscilam entre 3% e 6,1%.

Veja aqui quanto custa um imóvel em Portugal.

Quais são as taxas de juros para créditos habitacionais na Espanha?

Do mesmo modo, as taxas de juros na Espanha podem ser variáveis, fixa ou mistas e também vêm subindo nos últimos anos.

Em agosto de 2023 foi registrada uma taxa de 4.25% ao ano, com um aumento considerável em relação ao 1.25% ao ano registrado em setembro de 2022.

Qual é o prazo médio de uma hipoteca para estrangeiro?

O prazo de pagamento varia de acordo com a idade do mutuário.

Para quem tem até 30 anos, o prazo máximo dos créditos à habitação costuma ser de 40 anos.

Para quem tem idade até 35 anos, a duração máxima do crédito é de em torno de 37 anos.

Se tem mais de 35 anos, o prazo máximo do contrato geralmente desce para 35 anos.

Como posso aumentar as chances de obter um crédito habitacional sendo estrangeiro em Portugal ou Espanha?

Para aumentar as chances de obter um crédito habitacional em Portugal ou Espanha sendo estrangeiro:

  1. Estabilidade Financeira: Demonstrar renda estável.
  2. Histórico de Crédito: Ter bom histórico.
  3. Entrada Inicial: Oferecer uma entrada substancial.
  4. Documentação Completa: Fornecer documentos completos.
  5. Garantias Adicionais: Ofereça garantias extras, como outras propriedades.
  6. Compreensão Local: Entenda as condições locais.
  7. Assistência Legal: Considere suporte legal de especialistas.

Leia também: Como financiar imóvel em Portugal: documentação e pré-requisitos

Quais problemas os expatriados podem enfrentar?

Os expatriados podem enfrentar alguns problemas ao tentar comprar um imóvel. Desde a falta de conhecimento sobre o mercado imobiliário local, passando pela barreira do idioma e ainda a dificuldade em entender os processos legais e financeiros locais.

Além disso, nem todas as instituições bancárias aprovam o crédito habitacional para não-residentes. Quando o fazem costumam ser mais exigentes do que com os clientes nacionais. Isso também pode significar limitações no valor máximo financiado e menor prazo para pagamento. Na Espanha, por exemplo, dificilmente um estrangeiro irá conseguir financiar mais que 60% do valor de imóvel. O prazo máximo não será superior a 20 anos.

Leia também: Comprar casa em Portugal: guia completo para adquirir a sua

Como descobrir se tenho chances de conseguir um empréstimo no banco para aquisição de imóvel?

Caso deseje ajuda gratuita de um especialista que te ajude a perceber se você tem o perfil para conseguir o crédito habitacional desejado para comprar aquela propriedade dos sonhos, recomendamos o suporte da Habeno.

Além de analisar seu perfil, os especialistas da Habeno podem identificar maneiras de facilitar seu acesso ao crédito, destacando detalhes e argumentos persuasivos aos bancos. Eles também fornecerão uma lista das instituições mais propensas a oferecer suporte ao seu caso.

Como um expat pode pedir crédito habitação com ajuda da Habeno?

Habeno é um serviço que facilita a obtenção de hipotecas internacionais. Eles usam tecnologia de ponta para permitir que os principais bancos da Espanha e Portugal concorram pela sua hipoteca, garantindo que você obtenha os termos mais favoráveis. Em outras palavras, a Habeno facilita o acesso de potenciais clientes a mais de 15 instituições financeiras em PT e ES, encontrando a melhor opção de financiamento no mercado para você. Tudo isso de modo muito rápido e fácil.

Além disso, a equipe de especialistas em hipotecas internacionais da Habeno pode orientá-lo durante todo o processo de compra, cuidando da papelada para você.

O serviço inicial de orientação é gratuito porque conta com o apoio das instituições bancárias que se interessam pelo surgimento de novos negócios e recebem uma compensação por indicações bem-sucedidas. Se tiver interesse, poderá contratar o suporte mais completo (pago) para finalizar seu negócio.

A Habeno é uma empresa segura devido ao profissionalismo, transparência, excelente reputação com clientes anteriores, conformidade legal, parcerias credíveis e práticas sólidas de proteção de dados. Uma excelente opção para seu projeto de aquisição de uma casa em Portugal ou Espanha. Por que não experimentar?

Clique aqui e faça sua consulta grátis!

Vale a pena comprar imóvel em Portugal e Espanha

Sabemos que navegar pelo mercado imobiliário português como expatriado pode ser um desafio. No entanto, com a ajuda do serviço certo, esse processo pode se tornar muito mais fácil e menos estressante.

Além do mais, apesar da desaceleração nos valores dos imóveis, os especialistas garantem que o momento ainda é favorável para a aquisição de imóveis nestes países. Nos

Ao entender os desafios específicos que os expatriados podem enfrentar ao comprar uma propriedade e oferecer soluções para esses problemas, o serviço de financiamento imobiliário para expatriados pode ser uma ferramenta valiosa para qualquer pessoa que esteja pensando em fazer da Europa o seu novo lar!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Silvia Resende

Autor:

Silvia Resende

También te puede interesar:
Learn all about basic and higher education in Portugal

Ensino em Portugal

Saiba tudo sobre o ensino básico e superior em Portugal, como funciona, quais os custos, como fazer a matrícula na rede pública.

Autor:

Atlantic Bridge

Lectura: 12 min

24 de octubre, 2022

How much do I need to invest in funds to access the Golden Visa Portugal? Currently

Golden Visa Portugal através de fundos de investimento

Quanto Devo Investir em Fundos para Aceder ao Golden Visa Portugal? Atualmente, exige-se um aporte no valor mínimo de € 500.000,00.

Autor:

Atlantic Bridge

Lectura: 5 min

22 de febrero, 2024

Descubra como calcular e utilizar o preço do metro quadrado na compra de imóveis em Portugal. Dicas e informações para tomar decisões assertivas.

Preço do metro quadrado na compra de imóveis em Portugal: como usar

Descubra como calcular e utilizar o preço do metro quadrado na compra de imóveis em Portugal. Dicas e informações para tomar decisões assertivas.

Autor:

Atlantic Bridge

Lectura: 6 min

9 de julio, 2019

Legal residency in Portugal can be one of the easiest ways to obtain citizenship by naturalization and move to the country.

Mudar para Portugal é mais fácil do que você pensa!

Mudar para Portugal e viver legalmente no país é dos caminhos mais fáceis para obter a cidadania. Saiba como alcançar esse objetivo!

Silvia Resende

Autor:

Silvia Resende

Lectura: 14 min

3 de mayo, 2024

Bandeira da Espanha- Estrangeiros residentes precisam obter NIE

NIE Espanha: Como Solicitar o Seu

Veja aqui como solicitar o seu NIE Espanha: Número de Identificação de Estrangeiro. Como pedir, custos e links para formulários.

Silvia Resende

Autor:

Silvia Resende

Lectura: 4 min

23 de febrero, 2024

Carnival in Portugal attracts many European tourists and is very popular in some of the country's cities. Find out where to go in 2023.

Carnaval em Portugal: Onde Ir em 2024

O carnaval em Portugal atrai muitos turistas europeus e é bastante popular em algumas cidades do país. Saiba onde ir em 2023.

Autor:

Atlantic Bridge

Lectura: 11 min

24 de enero, 2024