/
/
Portugal: Um dos Líderes em Energia Limpa na Europa

18 de Abril, 2022

Portugal: Um dos Líderes em Energia Limpa na Europa

Descubra como Portugal está liderando a revolução da energia limpa na Europa. Saiba mais sobre as iniciativas sustentáveis do país!
Discover how Portugal is becoming a leader in clean energy in Europe. Atlantic Bridge has the latest insights.
Leitura: 4 min

Portugal é um dos líderes em energia limpa da Europa. Obtém, atualmente, 60% da sua eletricidade a partir de fontes renováveis, uma das maiores proporções de uso de energia verde na Europa. E o governo português acaba de anunciar que pretende atingir 80% de energia limpa na produção de eletricidade para 2026, quatro anos antes do planejado anteriormente. Estes planos devem resultar em mais de 25 bilhões de euros de investimento privado e público nos próximos 10 anos. O país também é um dos primeiros do mundo a se comprometer a se tornar neutro em carbono até 2050. Vale destacar que em 2004, Portugal consumia 19,2% de energia de fontes limpas e em 2010 esse percentual já era de 41%!

Guerra acelera corrida por energias renováveis

A meta de substituir os combustíveis fósseis, emissores de carbono, por energias renováveis, como eólica e solar, foi acelerada na Europa após a invasão da Ucrânia pela Rússia. Atualmente, Portugal importa principalmente gás natural liquefeito dos EUA e da Nigéria. Parou de importar petróleo russo em 2020.

Quer viver na Europa?

Concretizar seu objectivo de morar na europa ou ter cidadania europeia, pode ser mais simples do que você pensa. Oferecemos suporte personalizado para tornar o processo de imigração mais acessível e descomplicado.

Quais as fontes de energia em Portugal?

Portugal dispõe de diferentes fontes de energia de origem renovável: sol, vento, água, ondas, geotérmica e biomassa. Para além destas, recorre ainda a recursos fósseis, como o carvão, o petróleo e o gás natural, para garantir a satisfação das necessidades energéticas da população. Em 2020, duas centrais produtoras de energia à carvão foram desativadas: Sines (em janeiro) e Pego (em novembro).

De acordo com dados da associação comercial Solar Power Europe, Portugal tinha cerca de 1,5 GW de energia solar instalada em 2021, número que o país pretende aumentar para pelo menos 9 GW até 2030. Em 2021, as energias eólica e a hídrica tiveram a grande contribuição na produção nacional, cobrindo 26% e 23% da demanda do país, respectivamente. A energia de biomassa seguiu com 7% e a solar fotovoltaica (PV) com 3,5%. Embora ainda seja o menos significativo em termos de volume no país, as fontes fotovoltaicas registraram um aumento de 37% em relação ao ano anterior, de acordo com dados da REN – Redes Energéticas Nacionais.

Energia das ondas do mar?

O mar português, famoso pelas ondas gigantes de Nazaré, também é palco de exploração de energia desde 1999. Gerada por meio da movimentação das ondas, a energia ondomotriz ou energia das ondas é uma fonte de energia alternativa, limpa e renovável para a geração de energia elétrica, mas que ainda é pouco explorada no mundo.

Em Portugal, o maior potencial situa-se na costa noroeste e centro de Portugal continental, ao largo de localidades como Aljezur, Sines, Cascais, Peniche, Nazaré, Figueira da Foz, Aveiro, Leixões e Viana do Castelo.

Agora o governo português pretende unir o poder das ondas do mar e do vento no projeto European Scaleable Offshore Renewable Energy Sources (EU-SCORES), que será localizado na costa de Viana do Castelo. O empreendimento pretende usar a energia das ondas da CorPower ligada à energia eólica offshore, para criar uma das primeiras matrizes combinadas de energia offshore do mundo. Estima-se que as costas portuguesas contenham cerca de 34 GW de energia das ondas e o governo pretende aproveitar 70 MW até 2030. Essa abordagem combinada cria um sistema de energia mais resiliente e estável, não apenas com maior capacidade de produção, com menor custo por MWh (Megawatt-hora), mas também mais consistência.

Medidas para aumentar a eficiência energética

Portugal tem investido cada vez mais no setor energético, promovendo a sua inovação e sustentabilidade. Medidas de eficiência energética vêm sendo implementadas em edifícios, com a instalação de sistemas de iluminação LED ou de sistemas de aproveitamento de energias renováveis, com o objetivo de reduzir a fatura energética e as emissões de gases com efeito de estufa.
Esse ano entrará em operação no país o maior parque solar flutuante da Europa. Irá funcionar na albufeira do Alqueva e terá 12.000 painéis solares , do tamanho de quatro campos de futebol, que irão produzir 7,5 gigawatt/hora (GWh) de eletricidade por ano. Os painéis solares fornecerão energia a 1.500 famílias, ou um terço das necessidades das cidades vizinhas de Moura e Portel.

Numa outra perspetiva, existem ainda sistemas de gestão de energia que permitem controlar o consumo das instalações, possibilitando aos consumidores adaptar os seus comportamentos energéticos. Em Portugal, cerca de metade dos edifícios apresenta uma classificação energética elevada, entre A+ e C. Aproximadamente 30% do edificado está classificado com a categoria C, segundo o Centro de Informação para Energia.

Fontes: Reuters, DGEG – Direção Geral de Energia e Eologia, Corpower Ocean e Cinergia.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Autor:

Atlantic Bridge

Você pode gostar também:
Entering a master's degree in Portugal is a simple and affordable way to obtain residency in Portugal. See here how to apply.

Mestrado em Portugal: Um Caminho para Viver no País

Ingressar num mestrado em Portugal é uma maneira simples e acessível de obter a residência em Portugal. Veja aqui como se candidatar.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 9 min

4 de Abril, 2023

Conheça a oferta Porto View - apartamentos modernos e bem localizados na região portuária do Rio de Janeiro. Saiba mais!

Porto View: O Melhor Investimento do Porto

Conheça a oferta Porto View - apartamentos modernos e bem localizados na região portuária do Rio de Janeiro. Saiba mais!

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 14 min

16 de Dezembro, 2019

Os 6 maiores erros dos brasileiros ao comprar imóvel em Portugal

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 7 min

11 de Abril, 2019

The government of Portugal offers incentives for those who decide to live and work in the interior of the country

Incentivos para morar no interior de Portugal: veja como funcionam

O governo de Portugal oferece incentivos para quem decide morar e trabalhar no interior do país, através do Programa Emprego Interior MAIS.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 8 min

9 de Janeiro, 2023

Global moving involves many complex issues

A Importância da Segurança Fiscal no Global Moving

O global moving envolve muitas questões complexas, sobretudo quando se fala em patrimônio financeiro. Entender as leis fiscais e tributárias do país de destino pode ser difícil, tornando essencial a ajuda de especialistas.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 4 min

11 de Abril, 2023

Portugal foi classificado como um dos dez melhores destinos de luxo do mundo

Portugal Entre os Dez Principais Destinos de Luxo do Mundo

Portugal foi classificado como um dos dez melhores destinos de luxo do mundo, de acordo com a Condé Nast. O estudo mostrou que 38% destes viajantes de luxo têm a intenção de gastar até oito mil euros por pessoa em suas férias.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 3 min

15 de Junho, 2023