/
/
/
Como Estudar Medicina em Portugal

2 de Maio, 2024

Como Estudar Medicina em Portugal

Descubra como é possível estudar medicina em Portugal sendo estrangeiro. Quem pode se candidatar e como facilitar o processo de admissão.
Estudantes de medicina
Leitura: 8 min

É possível estudar medicina em Portugal sendo estrangeiro? O curso de Medicina nas universidades públicas de Portugal está excluído do estatuto do estudante internacional, o que significa que as vagas estão reservadas prioritariamente para candidatos nacionais. Deste modo, se você não possui a nacionalidade portuguesa, pode enfrentar alguns obstáculos ao tentar ingressar nesses cursos. No entanto, não desanime, pois existem caminhos alternativos que podem tornar seu sonho de estudar Medicina em Portugal uma realidade.

Neste artigo, vamos explorar como funciona o curso de Medicina em Portugal para estudantes estrangeiros, quem pode se candidatar e oferecer algumas dicas valiosas para facilitar o processo de admissão.

Estudar medicina em Portugal com nacionalidade europeia

Para aqueles que possuem uma cidadania europeia, incluindo a portuguesa, a entrada em universidades portuguesas se dá por meio do Exame Nacional de Acesso (semelhante ao ENEM no Brasil). 

ENEM para ingressar em medicina em Portugal

Não é viável ingressar nos cursos de Medicina, Medicina Dentária e Medicina Veterinária em universidades públicas de Portugal utilizando a pontuação do ENEM. Isso se deve à alta procura por parte de estudantes portugueses interessados nessas áreas, o que leva o governo português a priorizar o acesso desses alunos.

Leia também em nosso site artigos sobre como estudar em Portugal, como é o ensino no país e quais as melhores universidades para sua graduação ou mestrado.

Quer viver na Europa?

Concretizar seu objectivo de morar na europa ou ter cidadania europeia, pode ser mais simples do que você pensa. Oferecemos suporte personalizado para tornar o processo de imigração mais acessível e descomplicado.

Como estudar Medicina em Portugal sem nacionalidade europeia?

Existem duas maneiras de conseguir ingressar num curso de medicina em Portugal, sem necessariamente possuir uma nacionalidade europeia. 

É necessário que os estudantes residam legalmente em Portugal por pelo menos dois anos (sem interrupção) antes de se inscrever no Concurso Nacional. 

É recomendado completar o Ensino Médio em território português para se habilitarem ao exame e concorrerem a vagas nos cursos de medicina. Mesmo já tendo terminado o Ensino Médio no Brasil, você pode realizar o Ensino Secundário novamente em Portugal, se quiser melhorar suas notas. 

Vale lembrar que para residir legalmente no país o estudante irá precisar de um dos vistos de residência disponibilizados em Portugal. Pode ser, inclusive, o visto de reagrupamento familiar.

Outra alternativa é validar suas notas do seu ensino médio em uma escola secundária portuguesa. Veja mais abaixo.

2. Com Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres 

Para quem já reside legalmente em Portugal, uma alternativa é solicitar o Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres, que lhes concede acesso ao Concurso Nacional. 

Contudo, esse processo pode levar de 6 a 8 meses para ser concluído, tornando a opção de cursar os dois últimos anos do Ensino Médio em Portugal mais favorável. É fundamental ressaltar que os dois anos de residência em Portugal devem estar integralmente cumpridos até o dia 31 de agosto do ano letivo em que se pretende ingressar na universidade.

3. Familiar de cidadão europeu

Ainda que não possua uma cidadania europeia, caso o candidato seja filho de pai ou mãe europeu, poderá realizar o Exame Nacional em Portugal para concorrer às vagas de medicina de acordo com o Art. 3º do Decreto-Lei nº 62/2018. Ou seja: desse modo, não será considerado estudante internacional.

4. Acesso para quem já tem graduação na área

Para quem já tem diploma nas áreas de ciências da natureza e ciências da saúde, existe ainda uma outra maneira de aceder aos cursos de medicina em Portugal. É preciso verificar quais são os cursos que são aceitos e por quais universidades, uma vez que esse caminho é um pouco mais restrito. A Universidade do Algarve e a Universidade da Beira Interior, por exemplo, são algumas das que aceitam alunos graduados em outros cursos. Vale lembrar que o acesso somente é possível após a revalidação do seu primeiro diploma por uma universidade portuguesa.

Saiba aqui como validar o seu diploma médico em Portugal.

Como ingressar no curso de medicina em Portugal? 

O exame nacional acontece em duas fases e normalmente exige somente a realização de três provas: Biologia/Geologia, Física/Química e Matemática. Estas provas incluem uma combinação de questões de múltipla escolha e discursivas, que testam o conhecimento e a capacidade analítica dos candidatos. As provas valem 200 pontos cada. Para concorrer a medicina a nota mínima é 140.

Além disso, as notas obtidas nas provas não são o único critério avaliado; a média do ensino secundário também desempenha um papel fundamental no processo de admissão, representando 50% da nota final do aluno. Os outros 50% da nota final são determinados pela média das três provas do exame nacional.

Se você fez o seu ensino médio no estrangeiro, será necessário apresentar a equivalência do Certificado de Conclusão e Histórico escolar do Ensino Médio junto a uma escola secundária em Portugal. 

Como é Estudar Medicina em Portugal

Desde a implementação da Declaração de Bolonha, os cursos de Medicina em Portugal passaram a ser  oferecidos como Mestrado Integrado, com duração total de pelo menos 6 anos. Alguns deles, como o de Coimbra, são oferecidos em período integral, com aulas práticas e teóricas, exigindo um comprometimento significativo dos alunos. A educação é de qualidade, com oportunidades para pesquisa e desenvolvimento científico.

Embora o período de estudo seja o mesmo, os ciclos operam de forma distinta. Em Portugal, são três anos dedicados ao ciclo básico e outros três ao ciclo clínico. Este último ano é reservado para o estágio supervisionado, conhecido no Brasil como internato.

Após os seis anos de formação acadêmica, os alunos que buscam independência devem obrigatoriamente realizar o sétimo ano, conhecido como Internato de Formação Geral – equivalente à Residência Médica no Brasil. Somente após a conclusão desses sete anos é possível ingressar num curso de especialidade médica, por meio de um exame único, realizado anualmente.

Na prática, a residência médica no Brasil corresponde ao internato médico em Portugal. Esse ciclo integrado envolve uma série de unidades curriculares, e para finalizar a graduação e obter o grau de Mestrado, é necessário completar a etapa final, que inclui a apresentação de uma redação e a defesa de tese ou relatório de projeto ou estágio, equivalente ao TCC no Brasil.

Cursos de Medicina em Portugal: Quais Universidades?

O curso de Medicina atualmente está disponível em oito instituições públicas e em apenas duas instituições particulares (Universidade Católica Portuguesa e Universidade Fernando Pessoa). 

  • Covilhã: Universidade da Beira Interior
  • Coimbra: Universidade de Coimbra
  • Lisboa: Universidade de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa e Católica Medical School (privada)
  • Braga: Universidade do Minho
  • Porto: Universidade do Porto, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e Universidade Fernando Pessoa (privada) 

Além disso, há duas universidades que oferecem cursos básicos de Medicina (sem o mestrado integrado). São elas:

  • Ilha da Madeira: Universidade da Madeira
  • Ilha de São Miguel: Universidade dos Açores

E há ainda, em Faro, a Universidade do Algarve que dispõe de um curso de mestrado em medicina.

No caso de cursar Medicina em uma dessas duas, o aluno terá a possibilidade de dar continuidade aos estudos nas universidades de Lisboa ou Coimbra.

É fácil entrar em medicina em Portugal?

Não se engane. O curso de medicina é concorrido no mundo inteiro, e em Portugal não é diferente. É preciso estudar muito e ter uma nota muito alta no exame nacional de acesso para ser aprovado.

Qual é a média para entrar em Medicina em Portugal?

Para alunos que fizeram o ensino secundário em Portugal, a média para ingressar numa universidade pública de Medicina é uma das mais altas do acesso ao ensino superior, ficando normalmente acima dos 180 pontos (o valor máximo igual a 200 pontos).

Veja a nota mínima para aprovação no o concurso nacional de 2023:

  • Universidade dos Açores (Ciclo básico de Medicina):177,0
  • Universidade da Madeira (Ciclo básico de Medicina): 177,5
  • Universidade da Beira Interior: 177,8
  • Universidade de Lisboa:179,5
  • Universidade Nova de Lisboa: 180,2
  • Universidade de Coimbra: 179,5
  • Universidade do Minho: 182,8
  • Universidade do Porto (Faculdade de Medicina):183,5
  • Universidade do Porto (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar): 186,8

Quanto custa cursar medicina em Portugal?

É sempre bom lembrar que as universidades públicas, embora mais baratas, não são gratuitas em Portugal. 

Os valores dos cursos variam de acordo com a Universidade, sua localização, e se é privada ou pública. Além disso, estudantes sem cidadania portuguesa pagam valores mais altos. Os cursos para nacionais rondam os 6.500 euros por ano em mensalidades (propinas, como são chamadas no país).

Saiba como conseguir seu visto de estudante em Portugal.

Como acelerar o curso de medicina em Portugal?

Alguns estudantes utilizam um recurso para, digamos, não perder tempo e acelerar o andamento da licenciatura em medicina. Enquanto aguardam pelo estatuto de igualdade ou estudam para entrar numa universidade de medicina, muitos optam por ingressar como estudante internacional em outros cursos da área de saúde em que isso é permitido. O objetivo é eliminar algumas matérias quando finalmente entrar para medicina. Além disso, o estudante também poderá fazer investigação e relembrar os assuntos teóricos exigidos na prova de acesso. Entre eles os cursos escolhidos, estão: enfermagem, ciências biomédicas, entre outros.

Universidade de Coimbra: Uma Instituição Centenária

A Universidade de Coimbra possui uma história rica e uma reputação internacionalmente reconhecida. Fundada há 729 anos, é uma das instituições de ensino mais antigas e respeitadas do mundo. A Escola de Medicina de Coimbra é a mais antiga de Portugal e de todo o espaço lusófono. Precede a própria fundação da universidade!!

Anualmente, mais de 3 mil alunos ingressam no curso de Medicina na Universidade de Coimbra, que oferece instalações modernas, laboratórios de excelência e um ambiente propício para o aprendizado e a pesquisa científica.

Católica Medical School: Universidade Privada

O curso de medicina da Universidade Católica é ministrado inteiramente em inglês. Portanto, é essencial que o candidato tenha pelo menos o nível C1 de proficiência no idioma.

Para ingressar, é necessário possuir equivalência ao ensino secundário português.

As provas de admissão incluem Matemática A, Física/Química e Biologia/Geologia. Podem ser realizadas de diversas maneiras:

  • Substituição por provas equivalentes de exames estrangeiros, como IB, BAC, AICE, entre outros.
  • Realização do exame nacional português, disponível no Kit do Exame Nacional (provas em português).
  • Realização de exames internos na Católica Medical School (provas em inglês).

Além das provas, é necessário apresentar uma Carta de Motivação ou Portfólio em inglês.

Os candidatos também devem passar por uma mini-entrevista presencial em inglês durante o mês de Julho.

Devido ao alto padrão de exigência da instituição, existem algumas notas de corte no processo seletivo:

  • Pontuação mínima em Língua Inglesa: IELTS (7 pontos), TOEFL iBT (94 pontos), Cambridge (180 pontos), teste interno de aferição C1 ou conclusão do ensino médio em inglês.
  • Nota de corte nas provas de admissão: 140 pontos (escala portuguesa).
  • Nota mínima no ensino secundário: 160 pontos (equivalente a 16 valores).

Onde trabalhar com o diploma de medicina português?

Com uma licenciatura portuguesa em medicina, poderá ser médico em Portugal e também em qualquer país da União Europeia.

Conte com a Atlantic Bridge

Se o seu objetivo é estudar Medicina em Portugal, a Atlantic Bridge está aqui para ajudar. Como especialistas em consultoria educacional, podemos orientá-lo em todos os aspectos do processo de candidatura, desde a seleção da universidade até a obtenção de vistos e o planejamento da sua mudança. Não deixe de aproveitar nossos serviços personalizados para transformar o seu sonho de estudar Medicina em Portugal em realidade. Entre em contato conosco hoje mesmo e dê o primeiro passo em direção a uma carreira promissora na área da saúde!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Silvia Resende

Autor:

Silvia Resende

Você pode gostar também:
Which are the best Portuguese wines of 2022? Nº 1 RED: Estremus 2017; Nº 1 WHITE: Quinta dos Carvalhais Branco Especial

Vinhos Portugueses: Conheça o Top 10 em 2022!

Quais os melhores vinhos portugueses de 2022? Nº 1 TINTOS: Estremus 2017; Nº 1 BRANCOS: Quinta dos Carvalhais Branco Especial

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 3 min

3 de Abril, 2022

In June

Guia Completo da Festa de São João no Porto

No mês de junho, os portugueses celebram os Santos Populares, com muita festa em honra a São Gonçalo, Santo Antônio, São João e São Pedro.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 9 min

22 de Junho, 2023

Trabalhar desde Veneza é possível para quem tem visto nômade digital Italia

Conheça o Visto de Nômade Digital da Itália

Que tal trabalhar remotamente em um destino incrível? Descubra os requisitos, vantagens e como obter o Visto de Nômade Digital da Itália!

Silvia Resende

Autor:

Silvia Resende

Leitura: 6 min

22 de Abril, 2024

Small cities to live in Portugal are synonymous with quality of life

Cidades Pequenas para Morar em Portugal

As cidades pequenas para morar em Portugal são sinônimo de qualidade de vida, segurança e custo de vida mais baixo. Conheça 8 delas.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 11 min

5 de Dezembro, 2022

If you are looking for luxury homes for sale in Lisbon

Casas de Luxo para Venda em Lisboa: Guia para Garantir a Sua

Se você busca casas de luxo à venda em Lisboa, saiba que não é o único: a capital portuguesa é a segunda mais procurada na Europa para investimentos desse tipo.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 12 min

22 de Outubro, 2022

How does the student visa for Portugal work? Many factors such as language and quality of life attract Brazilian students to the country.

Visto de Estudante para Portugal: custos e documentos

Como funciona o visto de estudante para Portugal? Muitos fatores como a língua e a qualidade de vida, atraem os estudantes brasileiros para o país.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 9 min

31 de Agosto, 2020