/
/
Visto para Procura de Trabalho em Portugal

17 de Março, 2024

Visto para Procura de Trabalho em Portugal

O Visto para Procura de Trabalho em Portugal tem validade de 120 + 60 dias. É voltado aqueles que desejam vir ao país em busca de emprego.
The Visa for Job Seekers in Portugal is valid for 120 + 60 days. It is aimed at those who wish to come to the country in search of employment.
Leitura: 3 min

O sonho de mudar para Portugal para viver e trabalhar no país está mais acessível. Em 2022, foi criado um Visto para Procura de Trabalho em Portugal, voltado para profissionais de fora da União Europeia que desejem vir ao país para procurar emprego. Aqueles que conseguirem um contrato de trabalho dentro do período de validade do visto poderão solicitar sua autorização de residência para viver legalmente no país.

A medida visa suprir a demanda por mão de obra que existe atualmente em território lusitano, especialmente nos setores de hotelaria, restauração (restaurantes e cafés), construção civil e tecnologia da informação (TI). Conheça aqui as regras do visto para procura de trabalho em Portugal.

Novo Visto para Procura de Trabalho

O que é o Visto para Procura de Trabalho em Portugal?

Trata-se de um visto para Portugal criado pelo governo português, que possibilita que estrangeiros de fora da UE possam entrar no país com a intenção de buscar emprego e permite o exercício da atividade laboral dependente até o termo da duração do visto ou até a concessão da autorização de residência.

Qual a validade do visto?

O novo visto permite 1 entrada em Portugal. Tem validade de 120 dias, passível de prorrogação por mais 60 dias. O portador do documento que não conseguir um emprego precisa, obrigatoriamente, deixar o país ao fim do prazo.

Principais requisitos*

  • O requerente ao visto não pode ter restrição de entrada em Estado-Membro da União Europeia (UE) nem ter sido condenado por algum crime que, em Portugal, possua pena superior a um ano;
  • É necessária a apresentação passagem de volta para ao país de origem para entrar em Portugal;
  • É necessária a apresentação de seguro de saúde que cubra o período de permanência no país;
  • Seu requerente deverá comprovar que dispõe de pelo menos 3 vezes o valor do salário mínimo português (3 x 820 = 2460 Euros em 2024);
  • O portador do visto deverá comprovar que dispõe de alojamento no país (comprovante de residência);
  • Também deverá formalizar pedido de emprego junto ao Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), indicando as habilitações acadêmicas e experiências profissionais

Quer viver na Europa?

Concretizar seu objectivo de morar na europa ou ter cidadania europeia, pode ser mais simples do que você pensa. Oferecemos suporte personalizado para tornar o processo de imigração mais acessível e descomplicado.

Existem alternativas à comprovação de meios de subsistência?

Sim. Para quem não tem como comprovar rendimentos, uma alternativa possível é apresentar um termo de responsabilidade assinado por cidadão português ou estrangeiro que possua autorização de residência (AR). Este deverá dispor dos meios de subsistência referidos e será responsável por arcar com os custos de multa e saída do país, caso o hóspede fique em situação irregular em Portugal.

O visto permite buscar emprego em outros países da Europa?

Não. O novo visto para procura de trabalho só autoriza a permanência em Portugal. Ou seja, o estrangeiro não poderá se deslocar pela UE com esse visto em busca por oportunidades de emprego em outros países. Seus portadores só poderão entrar uma única vez no território português, o que significa que não será possível realizar viagens ao exterior durante o período de 120 dias iniciais ou nos demais 60, caso seja solicitada a prorrogação do mesmo.

Posso pedir visto para a minha família?

O novo regulamento não prevê o reagrupamento familiar. Somente após conseguir emprego subordinado (contrato) e adquirir a sua Autorização de Residência é que o requerente poderá dar entrada no pedido de reagrupamento familiar para trazer sua família para viver em Portugal.

Pré-agendamento no SEF

Juntamente com a emissão do Visto, será feito um pré-agendamento no SEF para apresentação de contrato de trabalho ao final dos 120 dias (prazo legal) e concessão da autorização de residência.

Qual o preço do visto para procura de trabalho em Portugal?

O valor pode ser consultado no site a VFS.

O visto para procura de trabalho em Portugal pode ser renovado?

Sim. A validade inicial do visto é de 120 dias (4 meses), e é possível pedir a sua prorrogação por mais 60 dias (2 meses).

Ao final do prazo é possível solicitar outro visto igual?

Não. Caso não consiga estabelecer uma relação laboral dentro do prazo máximo, seu portador deve deixar o país e só poderá solicitar novo visto para procura de trabalho em Portugal 1 ano após expirar a validade do visto anterior.

Ficou interessado? Fale conosco!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Autor:

Atlantic Bridge

Você pode gostar também:
Which is the best Golden Visa? Greece

Qual o melhor Golden Visa?

Qual o melhor Golden Visa? Grécia, Portugal e Espanha possuem atualmente os programas mais desejados da União Europeia. Dentre estes, o Golden Visa Português ainda é a opção mais vantajosa.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 8 min

16 de Maio, 2022

Um mini-roteiro para quem tem pouco tempo para conhecer o Porto. Hospedagem

Vai visitar o Porto? Veja Nossas Dicas!

Um mini-roteiro para quem tem pouco tempo para conhecer o Porto. Hospedagem, gastronomia, miradouros, passeios e monumentos para visitar.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 13 min

26 de Janeiro, 2024

Principais alterações ao Programa Golden Visa em Portugal

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 4 min

17 de Fevereiro, 2021

Insurance for visa applications in Portugal must cover at least 30

Seguro Viagem para Visto em Portugal

O seguro para pedido de visto em Portugal precisa ter cobertura de pelo menos 30 mil euros e valer em todo o Espaço Schengen. Saiba mais.

Silvia Resende

Autor:

Silvia Resende

Leitura: 5 min

19 de Setembro, 2023

Existem várias opções de lugares para morar

Golfe em Portugal: Melhores Opções Para Jogar e Morar

Existem várias opções de lugares para morar, perto de campos de golfe em Portugal. Conheça os melhores campos e lugares onde viver e praticar este esporte!

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 6 min

11 de Setembro, 2023

Investir em imóveis em Portugal é uma grande oportunidade agora. Descubra os motivos e as vantagens neste artigo da Atlantic Bridge.

Investimento Imobiliário: Por que Portugal e por que agora?

Investir em imóveis em Portugal é uma grande oportunidade agora. Descubra os motivos e as vantagens neste artigo da Atlantic Bridge.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 2 min

9 de Janeiro, 2019